EU E MEUS LEITORES - Parte 05

Olá queridos amigos recantistas. Após um natal extremamente tranquilo e um ano novo vazio de álcool e transbordante de reflexões, aqui estou em respeito a todos e pronto para mais uma bateria de interação. Vamos nós.

1. Edna Vieira - Normandia (RR), pergunta:

Reinaldo uma amiga minha que lhe admira bastante e tem você no orkut me mostrou algumas fotos suas. Você parece ser muito apaixonado por sua esposa. Quem tem mais ciúmes? Sua esposa de suas fãs ou suas fãs de sua esposa? Ah e olha, eu sou sua fã também viu. Bjjjjjjj

Resposta:

Querida Edna, muito obrigado pelo carinho, beijos e feliz 2010. Acho que ninguém tem ciúmes de ninguém, primeiro porque minha esposa é segura da relação que temos e segundo porque nem fãs eu tenho; o que tenho na verdade é um grupo de pessoas generosas, que não só a mim mas também a muitos outros autores daqui bem melhores que eu, ofertam seu apoio e incentivo. Todas têm o seu devido e merecido espaço em meu coração.

2. Suzany Verns - Campo Mourão (PR), pergunta:

O que mais incomoda o famoso poeta Reinaldo Ribeiro, o excesso de aplausos ou a ausência deles?

Resposta:

Oportuna pergunta minha deusa. Antes de tudo um beijo e feliz 2010 para você e sua família. O “famoso poeta Reinaldo Ribeiro” nem é famoso e nem se julga poeta na plena acepção do termo e prefere mil vezes a ausência dos aplausos do que o seu excesso, uma vez que este o mantém com os pés no chão enquanto aquele cai melhor nas almas de maior brilhantismo que a minha. Bjs

3. Olavo Linhares - Sinop (MT), pergunta:

Reinaldo Ribeiro. Cara você faz muito sucesso com o mulherio. Cá entre nós, já pensou em se mudar pro Marrocos?

Resposta:

Meu querido Olavo valeu pela pergunta e ela é boa para os “colecionadores de saias”. Veja bem, eu sei que no Marrocos é legitimada a posse de várias mulheres, só que o cidadão de lá não pode ultrapassar o limite estabelecido por lei. Aqui a poligamia é proibida e mesmo assim os homens detêm mais mulheres que os de lá (risos). Particularmente prefiro uma que agregue os poderes de muitas e isso eu já consegui. Abraços meu irmão e feliz 2010.

4. Gilda Arouche - Tobias Barreto (SE), pergunta:

Reinaldo as suas poesias parecem revelações de outro planeta. Quando você está compondo por acaso você entra em algum transe. Como eu faço pra conseguir uma foto tua?

Resposta:

Olá Gilda. Conheço sua cidade. Terra de mulheres fortes e bonitas. Veja bem, a inspiração a meu ver não é um transe, até porque não perco a noção do que me rodeia e nem os sentidos do meu intelecto, contudo há um desligamento do mundo exterior e um mergulho naquele que é gestado em letras. Isso, porém não é ritualístico e nem místico, pois não passa daquela velha cena: um sujeito comum com uma folha de papel e uma caneta. Vou mandar por e-mail pra você. Obrigado meu anjo e feliz 2010.

5. Anônimo - Cotia (SP), pergunta:

E aí grande RR. Meu velho você ta bem acostumado a receber cantadas e elogios, mas e como faz com as pedradas? Por exemplo o que você tem a dizer sobre esse papo de que você dá em cima de mulher casada e que é um grande marketeiro??

Resposta:

Olá anônimo. Belo nome o seu. Eu recebo críticas com muito mais respeito até do que elogios, pois parto do princípio de que um elogio pode ser fruto de uma motivação hipócrita, porém o ataque é sempre o resultado daquilo que de fato se pensa. Respeito a ambos, me policio sempre, absorvo o que for bom e não me deixo abater por acusações imbecis, como essas que você exemplificou. Um feliz ano novo e que em 2010 você conquiste um nome melhor.

6. Eliza Mizuno - São Paulo (SP), pergunta:

Reinaldo voce é muito gato, muito inteligente, muito romântico. Me diz uma coisa você é cheiroso também?

Resposta:

Olá Eliza. Imagino que você seja uma nissei muito linda. Olha só, todas as noites eu durmo ao lado de uma flor maravilhosa e perto de uma flor tudo cheira bem. Concorda? (risos). Beijos querida, obrigado pelos elogios e pela atenção que me dispensa estando aqui.

7. Hegira Nadine - São Paulo (SP), pergunta:

Olá homem maravilhoso e lindo. Eu leio seus poemas faz bastante tempo. Li tudo que voce publicou no netlog e vi suas obras também nas Olimpíadas de Poesia. Só tinha peso pesado ali mas voce mereceu ganhar. Quando eu leio suas poesias chego a chorar, me emociono mesmo e parece que viver fica mais leve e que o amor vai vencer sempre. Voce acha que a poesia pode mudar o mundo?

Resposta:

Minha linda princesa, obrigado pelas palavras gentis e por ser capaz de dedicar alguma parcela da preciosidade do seu tempo para acompanhar um simples verseiro como eu. Lembro de voce, perdão por tantos emails seus que ficaram sem resposta, mas é justamente para fazer justiça a pessoas tão significativas pra mim como você que essa Série foi criada.

Sabe anjo, o ódio já mudou os rumos do mundo. A ambição tem feito isso diuturnamente. A disputa pelo poder motiva essas mutações pelos quatro cantos da terra, assim como as guerras e o derramamento de sangue já alteraram os perfis da história no decorrer dos séculos. Então me pergunto: se a obscuridade do mal tantas vezes se propôs a mudar o mundo, qual a razão para impedirmos que a luminosidade do bem também o faça? Por isso creio em grandes resultados nascidos em gestos simples. Uma flor pode ser o primeiro passo para a consolidação de um jardim e uma poesia pode, igualmente, revolucionar os corações, o que, consequentemente, repercute em escala universal. Beijos meu amor e feliz ano novo.

8. Anônimo - Araxá (MG), pergunta:

Ei Reinaldo. Porque voce só responde perguntas aqui de gente que não está no Recanto das Letras?

Resposta:

Olá meu querido. Tal como o seu xará voce me oportuniza responder algo que para mim é extremamente simples. O meu critério de respostas aqui é simplesmente cronológico. Estou postando perguntas que me foram enviadas conforme a sequência em que se acham na minha caixa de mensagens. Algumas pessoas do RL não se identificam com seus nomes reais. Elas devem ter os seus motivos. Várias delas aqui se apresentam com seus nomes de batismo ou talvez criam novos pseudônimos. É um direito que lhes cabe enquanto que o meu dever consiste em respondê-las. Abraços e quem sabe você não seja um desses recantistas entrincheirados?

9. Nágila Rayanne - Itumbiara (GO), pergunta:

Oi Reinaldo Ribeiro. Eu Sou a Nágila mas voce pode me chamar de Meu Amor que eu aceito kkk. Tenho 17 anos e acabei de entrar na faculdade. Sou fãzerrima do teu trabalho e acho voce um mega poeta. Fiquei toda feliz quando soube desse seu e-mail. Eu tenho um montão de coisas para te perguntar mas eu queria fazer isso mesmo era ao vivo kkkkk. Eu li uma entrevista sua para um site que é uma espécie de Guia para quem viaja pro Nordeste e lá você disse que não é bonito. Será que nosso poeta galã anda com probleminhas de vista??? Kkk Beijos e mais beijos e mais beijos......

Resposta:

Olá moça universitária. Muito sucesso na carreira profissional e na vida como um todo é o que te desejo a partir desse 2010. Obrigado por suas palavras meu anjo e seus elogios tão meigos. Acho que me lembro do que voce se refere e isso foi por volta de junho do ano passado, só não sei como voce teve acesso a esse material (risos). É verdade, eu realmente não sou um homem bonito e meu espelho diariamente me confirma isso. Mas isso não me entristece, pois acho que recebi de Deus uma parcela mais útil de Suas doações. Deus me fez com olhos honestos para não me ver além do que sou e com a consciência de que me cabe investir no conteúdo de minha alma. Por isso não dou muita bola para elogios voltados a aspectos físicos, sei que são mais atos gentis que opiniões reais. Beijos querida.

10. Iranilde Cutrim - Imperatriz (MA), pergunta:

Reinaldo, muita gente fala de seus versos românticos e se esquece que voce escreve coisas lindas também sobre amores que não dão certo sobre a solidão e sobre a tristeza profunda. Como consegue fazer isso expressando tanta verdade? Quando vem a Imperatriz? Aqui sei de uns 10 livros seus que voce precisa autografar. Bjs

Resposta:

Oi meu anjo. Obrigado por suas palavras, por ter adquirido meu livro e pelo modo carinhoso que se refere a mim. É muito comum por razões de trabalho que eu viage para a região tocantina do Maranhão. Por isso há grandes possibilidades de que ainda no primeiro semestre eu vá a Imperatriz e possa abraçar você e seus amigos, para tomarmos um suco de maracujá bem gelado. Eu sou tudo que escrevo. Ainda que tudo que eu escreva não seja autobiográfico, mesmo assim sou cada centelha de emoção que de lá eclode. Há quem desvencilhe até um átomo do outro, porém eu não me aparto da gênese de meus versos e eles são constituídos de emoções tangíveis e reinantes em mim. Antes pensava que fosse mera loucura essa coisa de ser feliz e ser triste, ser céu e ser subsolo, ser deserto e ser oceano, mas hoje entendo que é impossível destilar o idioma da poesia sem que se consiga palmilhar todas as alamedas das múltiplas emoções. Beijos querida.

*****************************************************

As perguntas destinadas a essa Série devem ser enviadas pela opção de Contatos aqui mesmo do Recanto. A partir do próximo número não estarei mais respondendo às pessoas anônimas, pois de quem espera que eu seja verdadeiro eu também espero que não seja covarde. Peço que não enviem perguntas envolvendo terceiros, pois somente este tipo de perguntas jamais respondo.

Agradeço de todo coração a quem se dedica a estar aqui, fazendo parte do meu Recanto, mesmo sendo eu uma figura de tão singela expressão.

Abraços para todos e até a próxima.

Conheça LETRAS DA ALMA. Primeira publicação de Reinaldo Ribeiro em: http://clubedeautores.com.br/book/7820--LETRAS_DA_ALMA

Assista lindos vídeos com os poemas de Reinaldo Ribeiro.

Acesse o site youtube e digite no combo Pesquisar: Poeta Reinaldo Ribeiro ou visite seção “Meus Vídeos” no Orkut do autor, cujo link se encontra no perfil aqui no Recanto das Letras.

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 03/01/2010
Reeditado em 10/01/2010
Código do texto: T2008573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.