EDUCANDO OS OLHOS

"Meus olhos tem muitas direções, e é preciso escolher qual seguir.

É necessário educar o meu olhar, os meus olhos para enxergar a humanidade, a lua que quer nascer sobre a escuridão, e o sol que acorda despreguiçando seus lindos braços de luz, iluminando por toda parte que ele alcança.

Por isso é preciso educar os olhos, para contemplar a beleza do mundo.Educar para não perdemos as tardes que deixamos passar despercebidas. Educar para compreender as estradas de nossa vida.

Educando os olhos, a alma cresce como o sol.

Educando os olhos, eles se tornam mais flexíveis, mais sensíveis.

Educando os olhos, a alma não perece do castigo das pobrezas tão inutéis que mascaram o ser humano por medo de tentar ser feliz.

Educando os olhos percebe-se mais amor, mais partilha, mais unidade.

Educando os olhos observo a minha imagem de forma diferente. Ao olhar para o espelho me vejo vitorioso, porque sei que existe um guerreiro que está nesta vida tão cruel ás vezes, mas que luta, cai e não desiste de viver.

Educando os olhos vejo as pessoas como irmãos que precisam de meu respeito, de minha compreensão e de outra pessoa e de outros olhos, e estes são os meus.

É preciso por isso educar os olhos. Educar os olhos para notar que os principais acontecimentos da vida se tornam importantes a partir do momento que fixamos as belezas do mundo como em um belo quadro pintado por nossas mãos. É preciso por isso educar os nossos olhos, para não deixarmos o passarinho ficar preso na gaiola já que ele tem asas fortes para desvendar tantos mistérios da natureza, voar tantos céus, cortar tantas nuvens.

É preciso educar o nosso olhar para não deixarmos um amigo esquecido em um porta retrato. Amigos são guias e faróis em dias que não temos olhos para enxergar, por isso é preciso estar atento.

Educando nossos olhos percebemos que o mais importante não é aquilo que se têm, mas o amor que é dado ás pessoas. Quando educamos os nossos olhos, nós também educamos a nossa alma. Portanto, se olharmos demais para alguém, algo ou alguma coisa é preciso entender se nossos olhos estão educados.

É preciso educar dos homens para olhar para as mulheres.

Quando um homem educa seus olhos para olhar uma mulher, percebe que não existe apenas um corpo escultural, maquiagens, cabelos bonitos ou uma beleza que fascina, mas um coração que bate sensível a procura de um amor de verdade. Mulheres procuram olhos que brilham em noites escuras, procuram abrigo e proteção.

Quando as mulheres educam seus olhos, abre-se uma porta no seu convívio com as pessoas de forma diferente e em seus relacionamentos com os homens. A mulher que educa o seu olhar vê um homem como alguém que necessita de cuidados e zelo, mas não é sua obrigação ter um olhar de mãe em um casamento.

Quando uma pessoa educa os olhos existe emoção de verdade, existe aquela antena das necessidades humanas.

Educando os olhos descobre-se uma maneira de aumentar a pupila do coração, aumentar a paz interior.

Tantos mestres querem ensinar a ler, mas as leituras serão em vão se não se educarem os olhos para assistirem os espetáculos que a vida nos mostra todos os dias.

Educar os olhos é uma maneira de olhar o mundo com uma lupa, pois tudo que é pequeno não se consegue enxergar com mais intensidade e efeito. A lupa aumenta o grau de nossos olhos, e faz-nos contemplar algo desconhecido.

Então você pode estar se questionando neste momento: Mas e os cegos? Como eles vão educar os olhos?

Um cego precisa de um guia, e se você não tiver os olhos educados para guiá-lo nada fará sentido. Existem muitos cegos que enxergam mais do que nós que sabemos ler e escrever. Cegos que conseguem imaginar a vida sem nunca ter visto nada dela.

Não basta ter olhos para ler ou escrever. É necessário ter olhos para enxergar as necessidades dos outros. É preciso ter olhos de uma mãe quando vê pela primeira vez o seu filho sair do aconchego de seu ventre, olhos que se paralisam, que se fixam, que saem amor.

É urgente ter olhos amáveis, ter olhos carinhosos, ter olhos que tenham fé e esperança.

É urgente olhar o mundo com os olhos de Deus, pedindo a Ele forças para melhorar a nossa forma de enxergar as pessoas, as coisas e principalmente a nós mesmos.

Educando os olhos eu consigo educar a minha vida, e a minha forma de ver o mundo."

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 12/01/2010
Reeditado em 12/01/2010
Código do texto: T2024705
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.