EU E MEUS LEITORES - Parte 07

Olá meus amigos Recantistas. Essa semana a coisa foi difícil. Chegaram muitos e-mails, tantos que não pude ver todos. A Gisa me ajudou e nós selecionamos 10. Peço desculpas por não poder publicar todos e informo que não respondo aqui questões que envolvam ou comprometam terceiros e nem exponho publicamente meu ponto de vista sobre a vida e/ou caráter de quem quer que seja. Falo apenas de mim e do que me diz respeito, pois cada um dará conta de si próprio e colhe o fruto de suas próprias sementes, é o que penso. De já agradeço por essa expressiva demanda de perguntas, pelas muitas visitas que tenho recebido em meu canal no youtube, pelas menções de apoio e apreço aos meus Vídeo-Poemas, pela ótima aceitação que meu primeiro livro LETRAS DA ALMA está tendo por todo Brasil, pelo formidável índice de leitura que recebo aqui no Recanto, pelas muitas pessoas que me pedem aceitação no orkut (só essa semana foram mais de 100 pedidos), pela Comunidade criada por minha leitora e amiga do coração Maria Souza (Mai Brasil), onde muita gente já se inscreveu e interage com questões que me envolvam, pelas orações e corrente positiva de muitas pessoas nesse Brasil a fora e até além dele que torcem por mim. Eu nunca sonhei e nem presumi tornar-me um escritor, mas se um dia for merecedor de ser considerado como tal, tributo isso a Deus e a todos vocês que me tratam com tanto carinho. Muito obrigado!

Agora vamos ao que interessa...

1. Danielle Razinsk, de Vila Velha (ES), pergunta:

Reinaldo, a sua poesia é linda e apaixonante. Quando leio voce lembro de Vinicius de Moraes. Voce escreve com a mesma alma dele sabia? Ele é uma referência pra você? Inspirou-se nele para se tornar escritor? Outra coisa, o Vinicius não era bonito como você mas mesmo assim chegou a dizer que levou mais de mil mulheres para a cama. E Reinaldo Ribeiro? Já levou quantas? kkkk

Resposta:

Olá Danielle. Muito obrigado pelas exageradas comparações. Vinicius foi e sempre será um de nossos maiores expoentes e referenciais sem dúvida alguma e seu estilo romântico ainda faz escola. No entanto sou daqueles leitores que admira muita coisa e não se espelha em quase nada, ou seja, procuro desenvolver um modo próprio de me comunicar em meus versos, sem me submeter a determinadas regras estilísticas e sem furtar o brilho que a história conferiu a gênios que me precederam, dentre os quais eu incluo Vinicius.

Agora sobre esse quantitativo sexual, penso que ele também me superou. Eu não sou tão minucioso quanto ele a ponto de registrar, mas confesso que sempre fui mais adepto à qualidade do que ao acúmulo. Aliás, sobre isso tenho algo interessante a te dizer. Nunca é bom confiar nessas revelações numéricas de homens e mulheres, pois em geral são inverídicas. Aconselho que voce use a regras de 3 para descobrir a verdade. Funciona assim: pergunte para um homem e uma mulher com quantas pessoas fizeram sexo ao longo da última semana. Provavelmente o homem dirá que fez com três e a mulher dirá que não fez com ninguém. Use a regra de 3, pois na verdade o homem é que não ficou com nenhuma e a mulher é que fez com 3. Assim são homens e mulheres: eles exagerando na matemática e elas negando até a morte (risos). Bjs linda.

2 - Celina Nunes, Jaru (RO), pergunta:

O que é necessário pra que voce se concentre antes de escrever uma poesia? Voce precisa de algum tipo de aparato pra isso? Beijos.

Resposta:

Beijos Celina. E só preciso de muito silêncio. Talvez por isso é que 90% de tudo que eu escrevo seja produzido nas altas madrugadas. É claro que minha insônia crônica dá uma forcinha nesse sentido também.

3 - Gilma Teles, Caibaté(RS), pergunta:

Reinaldo, algumas poesias suas falam de ciúmes. Isso é um problema pra voce? Quantas namoradas voce teve antes de sua esposa e qual é a mulher mais ciumenta que já apareceu na sua vida?

Resposta:

Oi Gilma, grato pela pergunta. A Gisa foi meu primeiro amor de verdade, antes dela não tive nada que mereça registro, até porque nos conhecemos e já tivemos nosso primeiro filho ainda muito jovens. Eu nunca tive muitos problemas com mulheres ciumentas não. Aqui no Recanto achei algumas, mais ciumentas até do que a minha própria mulher (risos).

4 - Dalila Sampaio, Santarém(PA), pergunta:

Oieeeee Reinaldo Ribeiro. Eu to emocionada de falar com voce. Imagina se fosse ao vivo? Acho que eu morreria. Você já disse aqui nessas entrevistas que não possui fãs. Pra você o que é ser uma fã então? Fiquei triste porque eu me considero sua fã.

Resposta:

Oi Dalila. Muito meiga voce com suas doces palavras. Fique triste não meu anjo, pois eu explico. Fãs são pessoas que se dedicam a um determinado nome idolatrado do meio artístico. Essa dedicação se baseia num apreço exacerbado por suas obras e se fundamenta num fascínio imenso, a ponto de organizarem eventos, colecionarem objetos, se deslocarem para os mais diversos locais em que esteja o alvo de suas admirações e até mesmo de anularem seus interesses próprios em nome do que entendem ser uma missão por seus ídolos. É óbvio que isso não existe comigo. Não sou nenhum artista, não tenho uma obra que gere esse alvoroço e nem possuo grupos de pessoas capazes de tal procedimento a meu favor, o que é muito justo e natural. E pra ser sincero espero que isso nunca ocorra, pois adoro liberdade e paz. Já as pessoas que aqui se identificam como tal, inclusive você, são apenas amigos que me tratam com carinho e recebem com generosidade uma ou outra coisa interessante que eu consiga compor. Bjs querida.

5 - Fátima Dias, Itumbiara(GO), pergunta:

Eu quero saber qual é sua cor preferida de langerie. Tipo assim, que cor de roupa intima uma mulher vestiria pra deixar meu poeta louquinho a ponto dele fazer uma poesia na hora pra ela?

Resposta:

Oi Fátima, obrigado por estar aqui. Como grande parte dos homens aprecio preto, vermelho e branco. Agora a aplicação disso vai depender da cor da pele de quem esteja usando, pois o contraste é realmente algo maravilhoso. Quanto à poesia, acho que nem daria tempo de fazer. (risos)

6 - Cassiana Gueiros, Londrina(PR), pergunta:

Reinaldo, sem precisar citar nomes pois sei que isso voce não fala nem cor uma arma na cabeça, me diz: quantas mulheres já foram homenageadas por você veladamente, escondidinho, nas entrelinhas, em suas poesias daqui?

Resposta:

Oi Cassiana. A curiosidade feminina é um dos maiores encantos que voces possuem (risos). Seguramente mais de 500 mulheres estão presentes nas linhas ou entrelinhas dos poemas que já publiquei aqui. Obviamente como fonte de inspiração, é bom que isso fique bem claro (risos).

7 - Stephanny Lins, de Gramado(RS), pergunta:

Reinaldo eu sou prima do rapaz daqui de Gramado que te fez perguntas na semana passada. Tu disse pra ele que não seria jamais um cineasta. E nem precisa. Tu já é um dos maiores poetas desse Brasil. Agora diz aí, tu tens muitos problemas com os maridos das mulheres do Recanto das Letras? Porque a troca de mensagens que já vi que rola por ai é tirlegal.

Resposta:

Oi meu anjo. Obrigado a voce, seu primo e todas as pessoas de Gramado que me dão a honra de me ler. Obrigado também pelo elogio, ainda que esteja bem distante dele. Olhe só, eu não sei se são realmente maridos ou se trata-se apenas de pessoas se passando por eles, mas em média são uns 10 e-mails por semana que recebo nesse sentido.

8 - Agda Nallini, de Guarulhos(SP), pergunta:

Reinaldo eu tô morrendo de tanto chorar lendo, vendo e ouvindo teus vídeos É incrível como voce me emociona. Voce parece um mago que sabe encantar e destruir uma mulher, sabia disso? Só que essa destruição é boa, a gente se sente valorizada na sua poesia. Me fala de alguma poesia sua que voce fez e lhe emocionou demais e depois virou vídeo.

Resposta:

Beijos minha linda Agda. Obrigado pela doçura de suas palavras. Há um texto chamado "Versos da Saudade", que nasceu por circunstâncias muito fortes em minha vida. A leitura desse texto me causava profundo mal estar e por isso nem publiquei aqui. A Gisa porem adorou e quis que fizéssemos um vídeo. Quando olhei o vídeo as emoções decorrentes do poema ainda me afligiam e por isso o apaguei. Por coincidência e atendendo a pedidos de amigos esse vídeo foi reeditado nessa semana e está publicado no youtube, mas vou confessar uma coisa pra voce, eu não o assisto. Estou colando aqui o link, mas me promete que não vai chorar ok (risos).

http://www.youtube.com/watch?v=0GDNHmAviSs

9 - Luciana Valois, de Fortaleza(CE), pergunta:

Oi moço lindo. Sou sou fã, leio voce todos os dias e tenho seu livro debaixo do meu travesseiro, pois durmo com voce todas as noites rsss. As coisas que voce escreve são mágicas e mostram que voce é um homem de caráter forte. Para voce quais são os piores defeitos que um ser humano pode ter e quais são as qualidades que todo ser humano deve ter?

Resposta:

Beijos minha deusa Luciana. Obrigado por suas palavras e espero que ainda "durmamos" juntos por muitas outras noites. São muitos os defeitos e virtudes que poderiam ser apontados, mas vou destacar três de cada que me parecem ser os mais preponderantes e vitais.

Os três piores defeitos de caráter que um ser humano pode ter são:

1. Falsidade

2. Inveja

3. Ingratidão

As três qualidades que todos ser humano tem a obrigação de ter são:

1. humildade

2. Generosidade

3. Fé em Cristo Jesus.

10 - Taty Cristina, de São Luis(MA), pergunta:

Oi Reinaldo. Eu estava naquela tua participação na UFMA onde você falou no Painel sobre Prostituição Infantil do Curso de História, lembra? Cara, achei massa tua fala. Eu fiquei com um artigo teu que foi distribuído lá e quero te dizer que deu polêmica. Aliás, voce é A POLÊMICA. As coisas que voce fala sobre a política local, sobre o sistema de quotas para negros, sobre a mídia devem deixar muita gente com raiva de ti. Eu adoro e concordo. Agora eu li outra coisa tua que deu briga na minha sala. O tema era o patrimônio histórico e sua preservação. Um colega meu o Gerson se levantou contra e usou uma crônica tua. Minha professora quase enfarta rsss. Me diz, porque voce é contra a preservação do patrimônio histórico de São luis?

Resposta:

Olá Taty. Que legal tudo isso. Eu não sabia que já era tão debatido na UFMA e tão batido também (risos).

Olha só, antes de responder sua pergunta preciso esclarecer alguns pontos.

Primeiramente quero dizer que sou e sempre fui, desde a meninice, uma pessoa de idéias firmes. Sempre gostei de ler muito e me fundamentar justamente para ter solidez na manifestação de minhas concepções. No entanto, quero ressalvar que ninguém é obrigado a concordar comigo e quando expresso meus pontos de vista eu não o faço sob a presunção de conquistar adeptos. É bom deixar isso bem claro, pois respeito discordâncias.

Outra coisa que preciso dizer é que tenho vários amigos portugueses, alguns inclusive aqui do Recanto. Que não se ofendam e nem recebam para si o que falarei mais adiante, pois não misturo a história das civilizações com a história pessoal do ser humano. São bem distintas. O povo português é muito simpático em sua grande maioria, mas a história tem seus próprios desdobramentos.

Eu não defendo a preservação desse tal "Patrimônio Histórico" porque trata-se da marca do colonizador ainda presente em nossas vidas. O que fez Portugal em solo brasileiro há cinco séculos? Saqueou, destruiu, roubou, matou, dizimou e contaminou a nossa terra quando trouxe para cá seus mais abjetos e repugnantes degredados, os quais por lá eles não queriam. A colonização portuguesa não tinha finalidade desenvolvimentista. Foi algo muito diferente do que fizeram os Puritanos ingleses, por exemplo, no norte das Américas. Aqui o objetivo era saquear nossas riquezas e dizimar nossa população indígena e tudo isso com a legitimação da Coroa e as bênçãos da Igreja Católica.

Levando em conta esssa premissa, faço-lhe uma pergunta: imagine se um saqueador invade sua casa, rouba seus bens, violenta seus familiares e segue impune vivendo às custas disso. Você seria capaz de manter alguma lembrança viva desse saqueador? Como se justifica então manter a memória de quem fez o mesmo com nossa terra e nossos antepassados?

Pra mim, sinceramente, pouco importa essa coisa de traços arquitetônicos do passado. O Brasil precisa ser curado desse seu "Complexo de Colônia" e passar a existir finalmente como um povo de identidade própria. Que o turista Europeu chegue aqui para conhecer a nossa realidade e não para ver um pedaço deles mesmos, pois o grande patrimônio que uma nação deve resguardar não são as ruínas de quem já lhe escravizou e sim a sua gente humilde e guerreira que a mantém de pé. Em vez de usar dinheiro público para manter viva a história de quem semeou a miséria e pobreza que até hoje nos avilta, nossos dirigentes deveriam pagar a histórica dívida que essa nação tem com negros, índios e pobres. Me perdoem, mas penso assim.

Beijos para todos e que Deus os abençoe ricamente!

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 17/01/2010
Código do texto: T2034808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.