PALAVRAS, ELAS EXERCEM UM PODER INACREDITÁVEL

Quando Jesus pregava nos montes, ruas e nos grupos de pessoas ele não media nada ao falar, porque tudo parecia um milagre de Deus vista aos olhos dos homens. Usava da simplicidade da natureza e das atitudes das pessoas para explicar com suas palavras as coisas que eram boas e ruins para a sociedade. Falava com o coração aberto e sem medo de imposição ou leis que eram cercadas a cidade onde ele vivia, pois seguia a sua alma e coração de Deus, e não apenas o dele. Em Hebreus 4,12 afirma isso:

“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”.

As palavras rompem o cárcere, elas consomem a alma quando bem aplicadas e discernidas em Deus.

Se o ser humano entendesse o sentido das palavras, poderíamos discutir idéias, sem perder os ideais, discutir guerras, sem usar armas, discutir relações, sem utilizar as agressões, até porque no mundo em que vivemos o que mais nos falta infelizmente ainda é o diálogo entre nós.

Karl Rogers, um cientista, fez uma pesquisa com as palavras, ele realizou um estudo com crianças que as estimulava com elogios a sua inteligência e comportamento. E com isso, elas se tornaram sensíveis e conscientes dos seus deveres alcançando um desenvolvimento, tanto intelectual e social superior ao das outras crianças não estimuladas a este tipo de experiência. Todos nós já fomos crianças e quando fazíamos aqueles desenhos sem sentido a nossa professora dizia estar lindo para motivar a nossa pessoa a crescer em nossos dons e talentos. Às vezes esperamos as pessoas terem atitudes nobres ou muito importantes para elogiá-las e esquecemos que o ser humano precisa de motivação para melhorar os defeitos. Não é encher o ego das pessoas de tanto elogiar, mas mostrar a elas que são importantes para Deus e para si mesmo. O elogio cura e liberta das frustrações e desânimos que encontramos por nossa vida. Precisamos não ver tantos defeitos nas pessoas, ser menos crítico das coisas e nossos problemas, e procurar viver com positividade e autenticidade. Jesus repreende, sem faltar-nos com as doces palavras neste trecho de Lucas 16,15: “Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.”

Jesus nos chama a atenção sobre os erros dos injustos corrigindo sem perder em nenhum momento a sua autoridade. Ele usa adequadamente as palavras e nos afunda em nossa mente, tentando reverter os nossos interesses próprios, e voltar-se para o ser humano. Alguns estudos mostram o quanto as palavras nos revelam algo que devemos prestar bastante atenção, já que elas exercem um poder inacreditável em nossa vida:

PALAVRAS E FRASES POSITIVAS:

Saúde – Ótimo – Lindo – Feliz – Amar – Paz – Sucesso – Vitória – Deus – Jesus – Parabéns – Obrigada – Que lindo! – Muito bem! – Está tudo maravilhoso! – Graças a Deus! – Seja feliz – Tenha um bom dia! – Boa tarde! – Está divino! – Louvor – Querido – Você irá conseguir! – Vai dar tudo certo! – Tenha fé! – Felicidades – Alegrias

PALAVRAS E FRASES NEGATIVAS:

Azar – Preguiça – Desemprego –Angústia – Violência – Desgosto – Depressão – Raiva – Que droga! – Que inferno! – Que chuva ruim! – Que tempo chato! – Que calor horrível! – Que noite ruim! – Estou com medo! – Solidão – Tudo errado! – Isso é pior– Tudo é bobagem! – Nervoso – Ela é uma pessoa má! – Rancor – Terrorismo

PALAVRAS NEUTRAS:

Cadeira – Noite – Manhã – Avião – Carro – Grampeador – Caneta – Escuro – Claro – Vidro – Ferro – Hoje estou com sono! – Até amanhã! – Lugar – Ambiente – Estrela

Observando os três grupos de palavras podemos perceber que as palavras boas nos provocam uma sensação agradável aos nossos ouvidos e olhos que passam por elas. Já as palavras ruins, dão um certo ar de inferioridade e nos deixa meio constrangidos. Já as neutras não exercem nada em nós, não afetando nossa mente.

Jesus Cristo se revela nas palavras boas, até porque Ele exerce um papel fundamental de professor nas igrejas católicas, assembléias, cultos, orações e em qualquer lugar que o seu nome se pronuncia. Jesus não muda em nenhum lugar, apesar do Senhor ter fundado a Igreja Católica, Ele se manifesta da mesma forma nas outras religiões que é pelo amor que Deus sente por cada um de nós.

O que devemos fazer para ser como Jesus? A música de padre Zezinho nos fala:

“Amar como Jesus amou,

Sonhar como Jesus sonhou

Pensar como Jesus pensou

Viver como Jesus viveu,

Sentir o que Jesus sentia

Sorrir como Jesus sorria

E ao chegar no fim do dia

Sei que eu dormiria muito mais feliz”

Se soubermos ser como Jesus em nossas palavras e atos, podemos descobrir a melhor maneira de viver que é sendo feliz por servir a Deus e aos nossos irmãos. As palavras podem modificar o mundo e a nossa forma de enxergar ao outro e a si mesmo. Quem dera se os homens soubessem usar as palavras ao invés das armas, as palavras ao invés das agressões, as palavras ao invés da violência, as palavras ao invés da intolerância e a sua falta de sabedoria. Palavras bem intencionadas podem mudar qualquer situação de desamor ou desequilíbrio, desde que saibamos construir um mundo melhor com elas.

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 19/01/2010
Código do texto: T2039581
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.