EU E MEUS LEITORES - Parte 08

Meus queridos amigos Recantistas. Chegar ao sétimo volume dessa Série representa uma vitória para mim. Julguei que as primeiras semanas seriam suficientes para estancar e dirimir tudo que fosse necessário e vindo, porém ao longo dos dias muitas outras pessoas têm me procurado e manifestado esse carinho que aqui tento retribuir. Peço, uma vez mais, que haja toda a paciência e compreensão necessárias para comigo, uma vez que tenho tentado conciliar os compromissos da vida em geral com as oportunidades de contemplar a todos que me pedem respostas, e isso, em Nome de Jesus, sei que farei.

Considerando que são várias perguntas, e essa semana foram centenas, por justiça só publico uma de cada pessoa, procurando também privilegiar as distâncias geográficas, para que assim eu sinta o Brasil em minha página, coisa que muito me honra e que serve de amostra a todos os recantistas de que somos lidos por milhares de pessoas diariamente e não apenas pelos que aqui estão registrados.

Um grande abraço para todos e vamos em frente.

01 - Glória Cristina, de Mossoró (RN) pergunta:

Reinaldo Ribeiro, meu poeta preferido, em que voce se considera melhor ou pior que os outros poetas?

Resposta:

Oi Glorinha. Obrigado pela predileção. Sabe meu anjo, não me considero melhor ou pior que ninguém. Penso que esses conceitos são fruto de uma concepção mercadológica que infelizmente atribuímos a quase tudo que nos rodeia. Hoje, desde a infância o ser humano parece um produto manufaturado e que precisa render dividendos e cifras. Mas, em verdade somos um universo de particularidades e especificidades distintas. Temos valores e defeitos e é essa diversidade que dá cor e graça à vida. Logo, tenho minhas características pessoais e poéticas, que fazem de mim alguém único, porém não sou melhor e nem pior que meus colegas desse site.

02 - Fernanda Aquino, de Porto Acre(AC), pergunta:

Reinaldo, qual é o seu maior defeito como homem e sua maior qualidade como poeta?

Resposta:

Minha linda Fernanda, obrigado pela excelente pergunta. Como homem eu sou uma coleção de defeitos, mas presumo que o maior de todos seja a grande dificuldade que tenho para lidar com fortes emoções. Às vezes isso ocorre com tamanha transparência que as pessoas chegam a achar que não estou sendo sincero, o que muito me entristece.

Minha maior qualidade como poeta é ser honesto e persistente a ponto de continuar me aprimorando para um dia merecer essa alcunha. Bjs

03 - Keila Santos, de Niteroi(RJ), pergunta:

Reinaldo seus poemas são lindos e falam de amor de uma maneira maravilhosa e sem comparações. Voce também fala de assuntos sociais também, mas nunca fala de festas populares como o carnaval por exemplo, a não ser criticando. O que voce tem contra as festas populares?

Resposta:

Olá querida Keila, receba meu beijo de gratidão pelos elogios iniciais. O meu poema não se propõe a ser arauto das festas populares porque as entendo sob uma outra ótica, a dos canalhas de plantão que investem fortunas na anestesia política e social de um povo que é maldosamente induzido a sorrir mesmo vivendo sob discriminações e distanciamentos da dignidade humana. Que festejem todos os que isso preferem para seus dias, mas eu, particuarmente não troco cinco minutos diante de um bom livro por cinco horas numa avenida carnavalesca. Obrigado querida.

04 - Ilze Schartz, de Blumenau(SC), pergunta:

Olá moço encantador dos lindos versos. Fala pra mim que tipo de situação bem estranha e diferente do seu dia-a-dia já serviu de inspiração para compor uma poesia?

Resposta:

Oi minha deusa, grato pelas palavras e beijos pra voce. Tudo que me rodeia pode redundar em poemas. Uma vez, só a título de exemplo, vi um casal discutindo numa praça. Logo depois ambos foram embora por lados opostos. O rapaz passou por mim com a cabeça baixa e pude notar que estava com o rosto coberto de lágrimas. Duas horas depois havia um poema diante de mim que retratava toda a dor que ele sentia naquela ocasião. O poeta, penso eu, é um tradutor de sentimentos universais e vive todos eles na estranheza de seu mundo paralelo. Obrigado anjo.

05 - Celia Linhares, de Poços de Caldas(MG), pergunta:

Existe algum hábito que voce cultiva diariamente e que faz com que se sinta meio louco?

Resposta:

Oi Celia. Sim meu amor, vários. Vou te dá alguns exemplos. Muitas vezes estou na cama, alta madrugada, tentando dormir e sou assaltado por idéias fortes que me chegam à mente. Não resisto e tenho que ir para a mesa escrever. Várias vezes amanheci dessa forma. Outra coisa interessante é que pra onde que eu vá levo papel e caneta, pois é comum ser assediado por impulsos de escrita nos momentos e locais mais impróprios (risos). Acho que dentre os "normais" sou um dos mais malucos (risos). Beijos querida e muito obrigado por sua participação aqui.

06 - Christine Solione, de Santo André(SP), pergunta:

Reinaldo me explica de forma resumida quais são os passos que voce segue para fazer aqueles videos lindos que estão lá no youtube? Eu fico impressionada, são perfeitos, parece coisa feita em estúdio de gravação. Sem falar nas poesias, ai ai, me faz chorar muito. Me explica vai.

Resposta:

Oi Chris. Que bom saber que essa linda e sensível moça paulista me concede a honra de ler meu trabalho e visualizar meus singelos Vídeo-Poemas. Vamos à sua resposta. A primeira coisa que faço é escolher dentre meu acervo um poema que tenha potencial para virar um bom vídeo. Faço isso com olhar clínico e o máximo de sensibilidade. Depois seleciono uma música que parece ter afinidade com o poema, não em termos de letra, mas de alma. Isso também requer muita sensibilidade. Em seguida parto para a seleção de imagens e algum trabalho de manipulação nelas, para que se encaixem com exatidão nas mensagens contidas no poema. Essas imagens precisam ser de muito bom nível e com uma mensagem intrínseca imbutida. Depois é só partir para a edição, onde a ajuda de minha esposa é sempre preponderante, pois ela é uma verdadeira artista nesse aspecto. Beijos querida.

07 - Magno Diniz, de Cruz Machado(PR), pergunta:

Reinaldo, voce é um dos poetas mais prestigiados do Recanto das Letras. Eu queria te perguntar duas coisinhas só. Primeiro se voce tem medo dos plagiadores e segundo se voce fica triste quando tem gente com menos textos que voce e mais leituras que voce.

Resposta:

Olá meu querido Magno. Muito obrigado por sua participação e mande um beijo a todos os meus irmãos paranaenses. Magno eu penso que os plagiadores é que devem ter medo de mim, pois estou preparado para lhes proporcionar um resultado tão cruel caso venham a me furtar intelectualmente, que no lugar deles eu nem pensaria nessa possibilidade.

Sobre essa coisa do índice de leituras eu digo que só me serve para agradecer a quem me lê e não para estabelecer comparativos em relação a outros recantistas. Meu desejo sincero é que todos os escritores daqui sejam muito bem lidos, até mais que eu, e lhe asseguro que duas coisas jamais faço: criar meios que atraiam leitores automáticos e estabelecer alguma competição nesse ou em qualquer outro sentido em relação aos meus colegas poetas. Forte abraço.

08 - Denize Slovsky, de Feliz(RS), pergunta:

Oi meu poeta lindo. Quero te convidar para vir almoçar comigo e minha familia aqui em casa. Mas antes quero saber que prato devo preparar especialmente pra voce. Bjssssssssssssssssss

Resposta:

Oi Denize. Obrigado meu anjo. Isso é o que eu chamo de uma proposta literalmente deliciosa (risos).

Meu Deus, voce está no Rio Grande do Sul e eu no Maranhão. Presumo que temos grandes diferenças culinárias. Mas nesse caso eu faria o seguinte, levaria daqui os ingredientes para voce preparar aí. Pode ser? Não sei se ouviu falar em Arroz de Cuxá. É um prato típico de minha região. Gosto também de bife com batatas e não abro mão de feijão e farinha. Sou um nordestino arretado e típico nesse aspecto (risos). O resto fique a vontade. Mas é melhor parar, bateu a fome (risos). Obrigado meu amor, voce é muito gentil. Beijos.

09 - Delis Nunes, de Juazeiro do Norte(CE), pergunta:

Oi Reinaldo. Uma das coisas que eu acho legais em voce é que além de ser um homem lindo, inteligente e um poeta maravilhoso, voce também é bastante politizado. Acho voce uma boa influência para os jovens. E por falar nisso, o que voce considera uma má influência para os jovens?

Resposta:

Querida Delis, só tenho a agradecer mediante suas palavras tão generosas e lhe dizer que ser considerado um bom exemplo é algo que muito mais me honra do que ser aclamado como grande poeta.

Infelizmente minha querida os mas exemplos são mais numerosos que os bons. Desde o grupo de amigos da rua ou escola, até a postura de determinados ícones criados e mantidos pela mídia, eu vislumbro muita influência negativa. Penso que é dever da família se autoestabelecer como referencial maior e nutrir em seu ambiente interno toda uma gama de realidades que façam bem ao desenvolvimento dos jovens. Uma família que entenda por cenas comuns a prática do amor, da solidariedade, do trabalho, da organização, da justiça e do respeito, certamente estarão criando uma espécie de blindagem na personalidade dos jovens, que por sua vez terão subsídios e referenciais sólidos que lhes permitam abdicar do que não for edificante e proveitoso. Penso dessa forma. Obrigado por sua presença e beijos para voce e suas familia.

10 - Ariana Carvalho, de Santa Rita(PB), pergunta:

Reinaldo, quero fazer um teste para saber se voce é machista. Diz pra mim cinco coisas: quem é o homem mais bonito que voce conhece? qual homem voce já beijou no rosto? que homem voce adora abraçar e ser carinhoso? que homem voce mais admira pela inteligência? que é o homem que se voce fosse mulher voce seria capaz de se apaixonar? E pra finalizar, quem é o homem mais charmoso que voce já viu na vida? kkkkkkkkk Agora eu quero ver.

Resposta:

Oi Ariana. Boazinha voce heim (risos). Mas olha só, essa vai ser fácil de responder. Eu conheço um cara que reune todas essas questões que voce citou e que eu apontaria como alvo de todas as respostas: é o meu filho Jhonatta. Ele se enquadra em tudo isso. Viu como não sou machista? (risos).

*****************************************************

Meus queridos amigos, muito obrigado por mais essa jornada, que Deus os abençoe ricamente e mandem suas perguntas sempre para o e-mail: reinaldojgr@gmail.com

Outra vez, muito obrigado.

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 24/01/2010
Reeditado em 24/01/2010
Código do texto: T2047810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.