EU E MEUS LEITORES - Parte 09

Amigos e amigas recantistas, grato mais uma vez por seu carinho e atenção, aqui estou de coração aberto, munido da mesma disposição de lhes ser justo e oferecer-lhes atenção, carinho, respeito e consideração, tal como - em sua evidente maioria - vocês me oferecem. Deus seja conosco e vamos em frente.

01 - Dianise Vilhena, de Cataguases(MG), pergunta:

Querido poeta Reinaldo Ribeiro eu noto em suas poesias que você domina alguns seguimentos do conhecimento científico, tais como a História, a Teologia, a Sociologia, a Antropologia e sobretudo a Filosofia. Sou professora de nível superior e percebo isso. Tenho a curiosidade de saber qual a sua formação, pois aqui em casa somos divididos a esse respeito.

Resposta:

Querida Professora Dianise, muito obrigado por sua interação, obrigado também em nome do meu país pela honrada, sublime e imprescindível profissão que você (permita-me chamá-la assim) exerce. Agradeço também pelo fato de mesmo sendo uma pessoa extremamente ocupada, estou certo disso, dedica uma parte de seu tempo para acompanhar meu trabalho. Agora, sobre sua pergunta eu serei taxativo: não tenho nenhuma das formações a que você se referiu acima. Sou uma espécie de Visconde de Sabugoza. Me deixaram perdido em meio a um monte de livros e deu no que deu (risos). Obrigado querida.

02 - Vicência Simões, de Aracaju(SE), pergunta:

Meu querido poeta, acabo de ler seu livro e estou encantada. É daqueles que a gente não consegue parar de ler. Adorei a seção dos depoimentos dos amigos no fim do livro. De quem foi essa idéia?

Resposta:

Olá meu anjo, muito obrigado por adquirir e ler LETRAS DA ALMA. Me sinto feliz e honrado diante de suas palavras e também com um sentimento humilde, porém sincero, de missão cumprida nesse exercício. A idéia dos depoimentos de amigos foi dos editores, posto que se trata de uma nova tendência editorial. Particularmente fiquei muito feliz ao ter aquelas palavras de carinho dos meus amigos ali registradas; sem falar que assim também eu pude ofertar um pouco de publicidade pra eles também, o que é absolutamente merecido, uma vez que são todos poetas de primeira linha. Beijos.

03 - Sandra Gomes, Castanhal(PA), pergunta:

Como vai o grande poeta RR? Reinaldo, eu soube que você já andou muito aqui pelo Pará. É verdade que o mais romântico dos poetas já viveu um ardente romance com uma paraense? E qual seria o nome dessa sortuda?

Resposta:

Olá querida Sandra. Obrigado por sua participação aqui minha linda. E quem não conhece os atributos da mulher paraense? Fala-se, canta-se e declama-se no mundo inteiro acerca desses atributos. Reinaldo Ribeiro é apenas mais um dentre milhares de outros que já puderam e tiveram a oportunidade de conferir essa realidade. Mas isso já faz muito tempo e considerando que você está bem informada, a ponto de conhecer um detalhe tão íntimo de minha biografia, estou certo de que sabe o nome da mesma (risos). Beijos querida e volte sempre.

04 - Zelia Dias, Itaparica(BA), pergunta:

Meu Rei, quem quiser deixar esse poeta furioso, a ponto dele ficar travado e não consegui escrever um linha que seja, deve fazer o quê hein? Beijão poeta e quero dizer que te adoro, leio você todo dia, você é meu café.

Resposta:

Oi Zélia. É um prazer ter aqui uma cidadã de um dos pedaços mais lindos do Brasil, que é Itaparica. Aliás todo o litoral baiano é simplesmente espetacular. Sabe Zélia é muito difícil alguém conseguir me deixar irritado a esse ponto, pois sou um sujeito quase zen, mas lhe asseguro que aqueles que tiveram essa oportunidade fugiram antes de ver os resultados. Resumidamente, talvez seja mexer com aspectos ligados a pessoas que amo e ao meu caráter enquanto homem. Polêmicas dessa ordem costumam me abalar emocionalmente. Mas é bom frisar que isso não é exemplo a ser seguido e ocorre - graças a Deus - muito raramente em minha vida. Beijos querida e obrigado por me transformar no seu café diário (risos).

05 - Alice Malinni, de São Paulo(SP), pergunta:

Oi fofo, você já teve problemas com fãs apaixonadas? Quantas você calcula que já ficaram caidinhas por você? Me inclui no número viu rsss

Resposta:

Oi fofa (risos). Meu anjo, não tenho fãs. Tenho amigas carinhosas e generosas, assim como você, que me entendem, me apóiam e me amparam. Os problemas nesse aspecto que você citou de fato já houveram, mas foram mínimos e isolados. Em geral há uma certa transferência, um certo mundo imaginário e paralelo que se estabelece em função da força das letras exercida no interior de cada um, mas isso tudo é muito bem processado por uma mente madura e no caso das imaturas, gera um fruto de aprendizado que pode levar a um autocrescimento. Vou incluí-la no número das tantas pessoas a quem eu sou grato. Beijos.

06 - Jeane Silene, de Brasília(DF), pergunta:

Meu amado e preferido poeta, você já escreveu tanta coisa linda que eu nem saberia dizer qual foi a melhor poesia sua. Mas e você? Qual é a sua predileta? Uma que nem você acredita que fez?

Resposta:

Olá querida Jeane, grato por suas palavras e seu carinho. Essa é a pergunta que mais recebo nos e-mails e mais ouço no dia-a-dia e sempre fico profundamente envergonhado diante do fato de não saber e poder respondê-la. Não consigo fazer essa distinção, assim como não o saberia em relação aos meus filhos. Amo tudo que escrevo, porque escrevo com igual intensidade e semelhante carga emotiva. Deixo com meu público essa missão, pois para quem me lê é mais fácil do que pra mim. Me perdoe querida e receba minha sincera gratidão na forma de um carinhoso beijo.

07 - Angelica Sabaroni, Farroupilha(RS), pergunta:

Viva Reinaldo Ribeiro! Poeta eu estou apaixonada por ti, por seus versos e seus vídeos no youtube. Tenho apenas 17 anos de idade e sei que não é comum gurias assim ficarem ligadas em coisas mais profundas. Mas tu tens muito talento e um encanto que não sei explicar. Tu fazes mais sucesso com gurias ou com coroas? Como consigo fotos e como fazer pra ter teu autógrafo num livro?

Resposta:

Olá minha linda guria gaúcha. Veja você que legal essa coisa da empatia que se dá entre leitores e escritores. Seu caso é mais um dos que muito me alegram. Na verdade recebo boas reações desde crianças até um senhor muito simpático de Roraima, que tem 102 anos de idade e mesmo assim me lê, e ele mora numa tribo indígena. Fatos assim tornam minha vida mais leve e me enchem de forças para superar os aspectos negativos da carreira. Obrigado pelos elogios e estou certo de que se a conhecesse pessoalmente certamente teria motivos para lhe dirigir iguais palavras. Grato pela menção aos vídeos, que realmente vão bem e cada vez mais tenho trabalhado para que melhorem. Sobre as fotos mandarei algo para o seu e-mail e sobre o livro autografado, também por e-mail lhe explicarei como prodecederemos ok. Beijos minha linda guria.

08 - Zanata, Belo Horizonte(MG), pergunta:

Grande Reinaldo, aqui quem fala é o Zanata, um cara que curte poesia de qualidade. RR na net, RR em livros, RR no youtube. Você é um belo marketeiro de si mesmo, não acha?

Resposta:

Olá Zanata, grande virtude essa de apreciar poesias de qualidade. Não posso deixar de felicitá-lo por isso. O conceito de marketeiro pessoal já me foi atribuído antes e você não é o primeiro a fazer essa observação. Esse conceito é tecnicamente entendido de outra forma, porém preconceituosamente interpretado do modo que você acaba de mencionar. Eu apenas sigo meu caminho, movido pelo instinto de levar adiante aquilo que me move. Os meios citados por você são ferramentas, veículos viabilizadores para tal coisa. Alguns pagam agências, fazem panfletagem, pedem ajuda a jornalistas, vendem a alma para políticos, encaram o teste do sofá ou saem por aí implorando por migalhas da atenção de um mundo para quem desejam aparecer. Asseguro que não é meu caso e se você soubesse das ofertas que já renunciei, certamente me entenderia melhor a esse respeito. Agradeço por levantar a questão, pois me ajuda a esclarecer temas que sempre voltam à baila. Abraços querido.

09 - Gina Soares, Teresina(PI), pergunta:

Reinaldo, você é influenciado ou inspirado por outros poetas, livros ou filmes? Se for, dá alguns exemplos pra mim, pois não consigo definir o seu estilo e nem comparar você com nada que já vi.

Resposta:

Meu anjo, muito obrigado por suas palavras. Eu as recebo com muita alegria e a certeza de que preciso ainda muito melhorar para que me torne de fato merecedor delas. Gina, eu assisto poucos filmes. É muito difícil que algum me prenda a ponto de ficar até o fim. Sou do tipo agitado, igual criança que não consegue permanecer na mesma brincadeira por muito tempo. Mas já houveram alguns que foram marcantes sim. Livros não os paro de ler. Às vezes, agora por exemplo, leio dois simultaneamente. Fora a Bíblia, que é minha leitura diária há mais de 15 anos. Só não saberia lhe dizer se e como me influenciam, pois quando escrevo costumo me desprender do mundo exterior. Talvez quem me analise consiga ver isso melhor que eu e se o fizer eu muito agradeço (risos). Beijos querida.

10 - Helena de Araújo, Londrina(PR), pergunta:

Reinaldo, eu tenho amigos no mundo editorial e tive a curiosidade de me informar sobre seu livro. Soube que é um sucesso de vendas e que logo sairá a segunda edição. Se isso é verdade, por que você nunca fala no assunto e nunca diz por exemplo quantos exemplares já foram vendidos?

Resposta:

Oi Helena, obrigado por sua presença aqui e sua oportuna pergunta. Tenho sempre dito aos que me perguntam que o livro vai bem, como também (por força da franqueza que me caracteriza) sempre assevero o fato de que a realidade editorial brasileira seria melhor se a ambição do mercado não fosse tamanha, a ponto de absorver grandes lucros em detrimento do descaso para com o autor. Meu livro, porém, é objeto de louvores a Deus, pois o resultado tem sido aquém do que eu imaginava e talvez até do que eu mereça. No entanto, não faço alardes e nem divulgo números porque meu interesse não é espetacularizar o sucesso. Entrar nas casas das pessoas, ser lido por gente do Brasil inteiro e até fora dele, ler depoimentos fantásticos do que esse leitura proporcionou e colher frutos como essa seção aqui por exemplo, é algo muito mais gratificante pra mim do que promover a idéia de que eu seja um grande vendedor de livros. Um dia quem sabe eu chego lá, mas por enquanto tenho os pés no chão e me vejo tal como verdadeiramente sou: apenas um principiante. Beijos e muito obrigado.

****************************************************

Agradeço a todos que têm enviado suas perguntas e louvo a Deus pela existência das almas que me apóiam. Do mais íntimo de meu coração fica aqui registrada minha pública gratidão.

Perguntas sempre e somente para: reinaldojgr@gmail.com

Abraços e bom início de semana para todos!

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 31/01/2010
Reeditado em 31/01/2010
Código do texto: T2061230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.