Esperar, uma difícil decisão

“ A minha alma têm medo do futuro, e por isso eu espero, ás vezes preciso fazer sem delongas um diálogo com o tempo, e então eu penso: “Está difícil esperar!”

Mas então eu lhe digo amigo, é preciso esperar sem aflição, com o coração bem aberto as surpresas de tanta demora.

Ontem eu estava conversando com Deus, o meu melhor amigo, aquele que me entende no olhar e em tantos gestos que dou pela vida. Ele colocou em meu coração: "Suportai com fé!"

Então além de esperar eu preciso também suportar com fé as situações que me ocorrem diariamente. Não é preciso temer e nem teimar em acrescentar dias em nossas vidas. Para que acrescentar dias e horas, se elas próprias têm a sua individualidade bem contextualizada?

As horas não podem parar, e muito menos os dias. Eles continuam seguindo e então nós precisamos esperar no tempo, e também fazer com que essa espera seja capaz de nos trazer bons pensamentos.

Ao pé da letra esperar significa esperança, confiar, emboscar.

Isto então quer dizer, que quando espero, eu tenho esperança.

E é preciso ter esperança naquilo que Deus criou e principalmente no amor. Tenho alguns amigos que estão esperando um amor para as suas vidas, entre eles, existe uma amiga que um dia me disse: “ Ele não chega Roberta, parece que ficou preso no aeroporto!” Claro, que eu dei uma boa risada e acrescentei: “Vale a pena esperar!”

É necessário se decidir nesta espera, porque assim como aquela mãe que espera 9 meses ansiosas pelo filho, ela teve uma surpresa linda quando olhou para o seu rosto. E teve que esperar com paciência e coragem. E nós?

O ser humano é muito impaciente, e então por não saber esperar sabe o que ele faz?

Tem relacionamentos de qualquer jeito, escolhem pessoas para passarem o tempo e brincam com os sentimentos muitas das vezes com estes relacionamentos desregrados.

São relacionamentos que não duram nada, relacionamentos sem respeito, sem altruísmo, sem caridade nenhuma. E então nos questionamos muitas das vezes: “Ah, por quê os casamentos não duram?” “Por quê aquele casal se separou em tão pouco tempo? Mal começaram a namorar e já se separaram!”

Nós nos questionamos, e muitas das vezes passamos nem acreditar mais nos relacionamentos entre as pessoas, porque não sabemos esperar o avião chegar, o último lugar da fila, a pessoa certa aparecer.

Digo pessoa certa, porque também existe a pessoa ideal.

E como nós buscamos tudo ideal, já perceberam?

A palavra ideal significa que só existe na imaginação. Que possui a suprema perfeição; perfeito: beleza ideal. Perfeição que o espírito imagina, mas que não se pode alcançar completamente: o artista visa ao ideal. Aquilo a que se aspira: realizar seu ideal.

Mas nós não somos artistas e não podemos ter máscaras em nossas vidas e relações.

O que acontece na vida é o seguinte: Pecamos por excesso. Queremos uma relação ideal. Idealizamos pessoas, situações, amizades, relacionamentos e amores. Idealizamos um namorado como o Leonardo Di Caprio que salva a moça por quem se apaixonou naquele grande navio Titanic. E imaginamos até mesmo a música de fundo, só falta se maquiar e arrumar uma câmera para filmar a nossa imaginação, de tão longe que ela vai. E então a nossa espera cai abaixo. Porque queremos apressar a espera.

Você pode viver um romance lindo e com uma pessoa bacana e especial, mas não ache que este alguém será perfeito. Temos erros, temos defeitos e pecados.

Por isso é necessário ter os pés no chão, e esperar pela pessoa certa. A pessoa certa vai te fazer feliz, vai te aceitar como você é, até mesmo com aquelas manias que você não entende como alguém aceitaria, porque a pessoa certa não é alguém perfeito, mas é alguém que te amará e te respeitará do jeito que você é.

Aceitará os teus erros e defeitos, e com certeza vai lhe ajudar na sua transformação para ser alguém melhor.

Esperar então é uma decisão difícil, porque não queremos ver o nascer do sol, o ninho que está sendo construído pelos pássaros a cada entardecer, o lagarto que se transformará em um bela borboleta, a luz que está começando a dar o seu reflexo nas arestas dos caminhos.

Queremos ter pressa, queremos feedback rápido, a mais veloz conexão do mundo, e esquecemos de sentar na areia da praia e observar o mar calmamente.

Esquecemos de balançar na rede e deixar os pensamentos soltos, esquecemos de poetizar a vida e de mandar flores para alguém que amamos, ter aquela demora abstrata de escolhê-las cuidadosamente, e de forma minuciosa plantarmos um jardim bonito dentro do nosso coração para uma pessoa essencial, porque necessitamos ter alguém rápido, necessitamos de prazeres momentâneos e então temos relacionamentos frustrados, sem regras, sem respeito, sem amor. Queremos resolver problemas com manuais de instruções, e é assim em casa, no trabalho e principalmente em nosso dia a dia, e muitas das vezes agredimos com palavras, ferimos corações, e tudo porque nós não esperamos a hora certa para falar o que devia de forma educada, de forma transparente.

Nós não queremos esperar o silêncio, porque nos incomoda. O silêncio machuca muitas das vezes o ser que não foi cicatrizado ainda,e por isso sabe que se silenciar o teu coração e a tua boca, a mente trará a consciência de uma pessoa que precisa melhorar em suas atitudes. E isso nos incomoda.

Melhorar sempre é muito bom, e esperar é muito doloroso.

Esperar a cicatriz para se fechar, esperar o último capítulo da novela, esperar o ônibus chegar, esperar a luz voltar, esperar a pessoa que você ama te ligar, esperar a moça do caixa do banco te chamar, esperar a resposta de um bom emprego, esperar a hora de dizer eu te amo, esperar o momento certo de corrigir sem ofender, esperar a sua gripe acabar, esperar as horas passarem, e principalmente esperar os sonhos de Deus para nós.

E então entramos em aflição, conflitos internos e caímos em tentação, e passamos a escolhemos qualquer coisa, qualquer pessoa, damos qualquer resposta, fazemos de qualquer maneira.

Idealizamos novelas, idealizamos pessoas, idealizamos situações, idealizamos amores, idealizamos canções sem mesmo compreender a letra e as palavras. Deixamos então de fazer a coisa certa, porque não sabemos esperar a oportunidade exata de olhar para frente e seguir. Não estou dizendo que devemos nos acomodar e ficar esperando que tudo caia do Céu.

Nada cai do Céu, pelo contrário, nós é que temos que persistir para chegar até lá.

É preciso realizar os sonhos sem perder a direção, dizer palavras sem perder o contexto delas, amar, respeitando as limitações de quem você ama. Perfeitos?

Nunca seremos. Mas podemos alcançar a perfeição através de boas atitudes. As pessoas têm virtudes que muitas vezes não se externam por medo de se arriscarem e serem felizes.

Muitos ainda não conseguem viver, porque não deixam Deus guiar as suas decisões.

Um poeta que se preze idealiza apenas em seus textos e escritos, porque uma hora é preciso voltar para a realidade. Devemos ter sonhos, mas não confundir ilusão e emoção, com realidade e vida.

A realidade não é dura como dizem por aí, ela é apenas um desafio que devemos enfrentar todos os dias, com fé e determinação.

Sendo nós poetas ou não, é preciso saber esperar em Deus, esperar por algo melhor em nossas vidas, com paciência e o auxílio do Espírito Santo.

É preciso saber viver e esperar em Deus!

O Senhor abençoe vocês amigos!

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 05/02/2010
Reeditado em 08/02/2010
Código do texto: T2070633
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.