ADOÇÃO-UM GESTO DE AMOR(H)

VAMOS LEVAR A TONA O RELATO VISTO POR DENTRO DA ADOÇÃO,

POR UM HOMEM QUE JÁ VIVENCIOU E VIVENCIA A QUESTÃO, pois é PAI DE FILHOS ADOTIVOS.

Coloco também questões importantes sobre a adoção no item h (os meios e forma de se adotar).

a) A situação de total Amor da mãe que dá seu filho para adoção e do casal que recebe.

b) A aceitação do Ser impotente diante da situação de não poder ter filho.

c) A visão da perda da condição de gerar um filho pelo Homem, ser da Razão.

d) O que fazer?

e) A visão da adoção pelo Homem.

f) Os filhos adotivos, descobrimento de sua adoção, falar ou não.

g) Gratidão a Deus

h) Os meios e a forma de se adotar.

a) AMOR, SÓ AMOR.

"Muitas pessoas tem uma visão míope e distorcida de que a mãe que dá um filho é desnaturada, não ama seu filho, não merece viver, e por aí vai.

Mas a verdade, o que vimos é muito amor:

- Amor em carregar um filho no ventre por 9(nove) meses, poderia abortar e não aborta,

- Se preocupar se o casal que irá ficar com seu filho são pessoas de bem e em condições de dar uma vida digna para seu filho.

- Fazer pré-natal e acompanhamento médico para que seu filho nasça com saúde.

- É sofrer calada quando seu filho é entregue a assistente social do juizado de menor."

b) NÃO POSSO TER FILHOS E AÍ?

O Ser Humano tem dentro de si um sinal latente de Deus que o impulsiona para a procriação, quando percebe que não pode gerar um filho de sua própria carne, se desespera.

O que é Filho:

1 - Filho é o nome que se dá a cada um de nós, como descendente, em relação a seu pai e à sua mãe.pt.wikipedia.org/wiki/Filho.

2 - Filhos - É quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la

plimplimhistorias.blogspot.com/2008/11/vocabulrio-para-netos.html

Portanto deixemos de ter uma visão tão pequena e orgulhosa de achar que filho é só o que vem de nossa carne e começar a pensar como FILHOS de DEUS, com uma visão do verdadeiro AMOR.

c) A VISÃO DA PERDA DA CONDIÇÃO DE GERAR UM FILHO PELO HOMEM, SER DA RAZÃO

"O Homem tende a ser um Ser muito prático, colocando a razão na maioria das vezes sobre o sentimento, emoções e amor, tornando-se as vezes duro consigo mesmo, e as vezes com outras pessoas. Não que ele não saiba amar, pelo contrário, quando ama, ama muito mais que a mulher, pois quando escolhe o Amor se entrega de corpo e alma.

Mas este Ser da razão ao se deparar com esta situação, se vê quebrada sua condição original de existência, que com certeza é bem diferente o do homem e o da mulher, que é o provedor, o másculo, o viril, o dominante, o que inicia a vida de um outro ser.

Já criaram o bebe de proveta, eliminando a necessidade do útero da mulher, mas não conseguem criar uma vida sem o sêmen do homem.

Se ele é o causador, ele se senti um inútil, aleijado, vem um medo enorme da perda da mulher, por não poder dar a ela a felicidade de levar um filho na barriga. A vergonha de dizer para outras pessoas, principalmente outros homens que ele esta nesta situação, que agora não é mais um garanhão e sim um mutilado. Perdendo até o prazer no ato sexual, pois não vê sentido para tal situação, gerando muitas vezes desespero, desconfiança e depressão na mulher, por não compreender o que se passa com o Par, o Ser amado."

d) O QUE FAZER?

"O Homem tem que receber muito apoio da mulher amada, sem cobranças ou dúvidas de seu casamento ou de seu amor, dar um tempo sobre o assunto, tentar levar o homem para conversar com casais que passaram pela mesma situação, rezar a dois muito para Deus trazer paz ao seu coração e entender que Deus é um Pai perfeito e se é perfeito, é muito bom, portanto aquilo que esta acontecendo não é uma desgraça, mas uma dádiva de Deus para o crescimento de cada um e do casal.

Tem que haver muito amor, carinho e paciência da outra pessoa do casal, tem que dialogar muito e mostrar as outras alternativas, acender o amor que os uniu, pois o mais importante de tudo é a união e o Amor de um pelo outro, e mostrar que este fato não abalará este Amor. Se a situação for critica ou crônica, é legal também procurar uma psicóloga de casal, eu particularmente gosto muito da linha da psicologia que segue a Gestalt.

Você não esta sozinho, quando começar a conversar sobre o assunto e procurar se interar sobre adoção verá milhares de pessoas, até as que você nunca imaginava que poderiam ter a mesma situação que a sua e que isto não é ruim, pelo contrário é uma doação enorme de amor. Não tenha medo da adoção, Deus esta contigo."

e) A VISÃO DA ADOÇÃO PELO HOMEM.

"No inicio o que existe é muito medo:

1) Medo do desconhecido, medo de vir uma criança da qual você não quer, medo que esta criança venha cheia de doenças, as vezes incurável e você não terá como devolver, como se devolve um objeto.

2) Medo desta criança não te amar, da mãe da criança te achar e tirar ela de você, medo que assim que a criança descobrir sobre sua adoção, se resolve e resolva sair de casa a procura de sua mãe de sangue.

3) Medo de não conseguir dar o Amor de Pai que daria se fosse seu, ou sua filho (a) de sangue.

4) Medo de não dar conta desta situação dentro de si, dentro de seu coração.

Ao começar a descobrir este novo mundo, de conversar com casais que adotaram, de conversar com a assistente social e com a Psicóloga do Juizado de Menores, de pesquisar na Internet, de ver todo o Amor e carinho de sua Amada, feliz e dando muita importância para a adoção e nenhuma importância pelo fato de você não poder dar a ela um filho de sangue, meio que por mágica, todo seu medo e dúvida desaparece e você passa a acreditar e querer muito esta adoção. Começa a desde aquele momento a querer comprar coisas para o bebe.

È impressionante, mas no momento que as coisas se concretizem com o Juizado de menor e é definido que aquela criança que esta sendo gerada será sua filha, você passa a viver como se a sua mulher estive-se grávida, você vive em função da chegada desta criança. É SÓ ALEGRIA E EXPECTATIVAS."

f) OS FILHOS ADOTIVOS, DESCOBRIMENTO DE SUA ADOÇÃO, FALAR OU NÃO.

"Primeiramente FALAR SEMPRE, um relacionamento embasado na mentira, não terá vida eterna, e ao descobrir a verdade e que os pais adotivos não lhe contaram a verdade cairá como uma bomba na cabeça desta criança e você perderá todo o ninho de amor que preparou para este Ser maravilhoso.

Quando falar? Entendo que o melhor é entre os 8(oito) e 10(dez) anos. Porque? – Porque é nesta fase que seus amiguinhos começaram e identificar diferenças em sua fisionomia, cor e começaram a indagar e fazer piadinhas de mal gosto. E nesta fase a criança absorverá melhor a situação, pois sua visão da vida ainda é toda de Amor, não foi influenciada pela sociedade e pelas mas tendências dos outros.

Nesta fase, o descobrimento virá cheio de duvidas e incertezas, pois o medo da perda de sua condição, o medo do desconhecido e o conflito de saber que tem duas mães e dois pais, gera na criança carência afetiva, mas com o passar dos dias, ela absorverá esta situação, principalmente com o amor e aconchego que os pais vão lhe dar, ela verá o amor redobrado de seus pais que a receberam de braços abertos, deram seu nome a ela e a CHAMAM DE FILHO(A). Com o tempo este tema será natural para eles.

UM ALERTA: Nunca invada o espaço de seu filho(a), ou seja, nunca diga para os outros que ele (a) é adotado (a) sem consentimento e/ou permissão, não fazendo ganhará sua confiança, fazendo criará nele (a) um bloqueio e gerará nele (a) conflitos com vocês."

g) A GRATIDÃO A DEUS PELO OPORTUNIDADE DE SER PAI .

"SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE.

NÃO EXISTE COISA MELHOR NO MUNDO DO QUE SER PAI, A NÃO SER, SER ESPOSO."

Leiam também ADOÇÃO-UM GESTO DE AMOR, vivenciado por uma Mulher, será publicado amanhã, pois estou acabando de digitar seu relato.

h) OS MEIOS E A FORMA DE SE ADOTAR.

"UM CUIDADO MUITO IMPORTANTE E CRUCIAL: NUNCA FAÇA CONTATO DIRETO E NEM DEIXE QUE ALGUÉM DE SUA CONFIANÇA FAÇA COM A MÃE OU PARENTES DA MÃE QUE ESTA DANDO A CRIANÇA PARA ADOÇÃO.

E NUNCA, MAS NUNCA RECEBA A CRIANÇA DIRETO, peça para esta pessoa, quer seja enfermeira, medica ou assistente social levar esta criança pessoalmente a vara da criança e da juventude e informe o nome da mãe que esta dando a criança e seus dados, ou seja do casal que ira adotar, mesmo que a responsável diga que tem uma fila, esta intermediária tem que ser taxativa que a mãe só entregara para adoção se for para este casal, pois já recebeu informações das características deste casal, em maior sigilo, e aprovou."

OUTRA SITUAÇÃO MUITO IMPORTANTE: NUNCA ADOTE UMA CRIANÇA DIRETO, QUE NÃO SEJA PELA JUSTIÇA, PODE SER CONSIDERO RAPTO DE CRIANÇA, mesmo que a mãe inicialmente concorde. Não transforme um gesto de amor em um gesto de desespero e sofrimento. Tenha paciência que tudo se resolverá.

“Para legar a situação você deve se dirigir ao Fórum de sua cidade ou região, com o seu RG e com um comprovante de residência. Receberá informações iniciais a respeito dos documentos necessários para dar continuidade ao processo. Após análise e aprovação dos documentos, entrevistas serão realizadas com a equipe técnica das varas da Infância e da Juventude, que consiste de profissionais da área da psicologia e do serviço social.”

Segundo passará por entrevistas: “Qual é a função das entrevistas?

As entrevistas visam conhecer as reais motivações e expectativas dos candidatos à adoção. A preocupação da equipe técnica das varas da Infância e da Juventude, psicólogos e assistentes sociais,

é de buscar, por meio de uma cuidadosa análise, se o pretendente à adoção pode vir a receber uma criança na condição de filho. A partir disto, as entrevistas objetivam conciliar as características

das crianças/adolescentes que se encontram aptas à adoção com as características das crianças pretendidas pelos adotantes; identificar possíveis dificuldades ao sucesso da adoção e fornecer

orientações. Por exemplo, às vezes os candidatos à adoção não podem ou não desejam fazer uma adoção nos moldes tradicionais, porém, gostariam de ajudar crianças/adolescentes. Nestes casos,

eles serão orientados a encontrar outros caminhos, como a guarda, os sistemas de apadrinhamento e a realização de ações solidárias. Aos profissionais que trabalham com adoção cabe a responsabilidade

de entregar crianças que estão sob a guarda do Estado, cuidando para que a adoção se processe dentro de padrões éticos.”

“Após ser considerado apto para adoção, quanto tempo leva até que o candidato encontre uma criança/adolescente que se adapte ao seu perfil? É muito variável. Inicialmente o candidato passa a integrar o cadastro de habilitados. O estudo psicossocial será confrontado com o cadastro de crianças disponíveis à adoção daquela comarca. É

muito mais fácil encontrar uma criança que se adapte ao perfil de um candidato que tenha poucas restrições quanto à criança/adolescente que se disponha a adotar. De todo modo, depois de uma apreciação favorável da criança indicada pelos profissionais da Vara, o pretendente poderá encontrar-se com ela na própria Vara ou no abrigo, no hospital, conforme a decisão do juiz. Após este momento, o

processo varia, respeitando-se as condições da criança. Recomenda-se uma aproximação gradativa, tendo em vista que a adoção é um processo mútuo, que exige tanto uma despedida dos vínculos

estabelecidos até então, quanto um tempo de construção de novas relações. Segundo o ECA, se a criança tiver menos de um ano de idade ou se já estiver na companhia do adotante com vinculação

afetiva suficientemente constituída, este estágio será dispensado.”.

Feito todo o processo legal, é importante que não fique esperando vir uma criança até você por este órgão, pois pode demorar muito, pois verá como já disse anteriormente que muitos casais também estão na mesma situação que a sua e você ficará em uma fila de espera. O interessante é conseguir ter contato com médicas, enfermeiras e assistentes sociais de UBS e maternidades de sua cidade, porque estas sempre tem contato com mães que estão precisando de dar seu filho para adoção.