EU E MEUS LEITORES - Parte 10

Olá a todos os amigos Recantistas. Segue minha sequência interativa. Um grande beijo, um forte abraço e que nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a todos.

1. Clarice Gomes de Fonte Boa(AM), pergunta:

Reinaldo, você é um poeta que retrata o amor em seus versos ou são seus versos que retratam o(s) amor(es) que você vivencia?

Resposta:

Minha querida Clarice, antes de tudo um grande beijo e meus agradecimentos por sua pergunta tão interessante e pertinente. Há uma relação bem estranha e misteriosa entre eu e meus versos. Uma espécie de mão dupla. Falo do meu amor e o amor fala de mim, às vezes em diálogo e outras em monólogo. Não sou muito simpático à idéia de decifrar esses enigmas com absoluta clareza, pois gosto de oferecer ao meu leitor a liberdade de absorver minha obra segundo a ótica de sua própria alma. Por isso não gosto de ser taxado como coisa alguma e nem inserido em qualquer estilo. O que me basta é proporcionar boas emoções a quem me lê. Grato meu anjo.

2. Ingrid Silvianny de Quixadá(CE), pergunta:

RR é um homem bonito e isso todo mundo sabe. Agora eu gostaria de saber é se RR é também um homem vaidoso e quais são os seus rituais de beleza. Beijos.

Resposta:

Olá Ingrid. Muito gentil de sua parte tudo que falou, porém não sou um homem bonito e todos os espelhos que já contemplei corroboraram com essa minha honesta conclusão (risos). Eu não tenho rituais de beleza e nem vaidades de conotação física. Sou muito preocupado em cultivar outras formas de beleza em meu ser, já que a natureza me negou a mais protuberante, porém não nego que aprecio e muito a beleza feminina, razão porque casei com a mais linda dentre todas as mulheres. Grande beijo querida.

3. Denise de Assis de Floriano(PI) pergunta:

Meu querido Reinaldo Ribeiro, por que sinto tanta tristeza em suas poesias? Mesmo quando você fala de amor que deu certo ainda assim existe uma ponta de tristeza. Você é um homem triste?

Resposta:

Querida Denise, muito obrigado pelo envio de sua pergunta e pelo interesse a meu respeito. Eu sou um homem consciente da missão nobre que me foi dada de proporcionar felicidade a todos que me rodeiam e às pessoas que me amam. Ser feliz pra mim consiste nisso: fazer feliz quem me ama. Obrigado querida.

4. Angelina Toledo de Araxá(MG), pergunta:

Oi meu poeta eu quero muito saber uma coisa a seu respeito. Quantos poemas prontos você tem ao todo, com que freqüência você compõe e qual é o seu favorito?

Resposta:

Oi Angelina, beijos e grato pelo interesse. Eu tenho catalogados 2634 poemas até hoje. Componho todos os dias praticamente, em média três poemas diários com eventuais variações. Não tenho nenhum favorito, porém alguns me emocionaram mais que outros. Quando isso acontece gosto de seguir em frente, fazendo outras coisas e não mais revendo o que já fiz. Faz parte de minhas “íntimas loucuras” (risos). Obrigado querida.

5. Cícera Ceres de Goiatuba(GO), pergunta:

Oieeee meu Rei. Você se sente muito envaidecido quando é muito elogiado ou mais triste quando ninguém nota algo muito bonito que tenha publicado?

Resposta:

Minha linda Cícera, os elogios não me envaidecem. Talvez eu vá desagradar alguns diante do que vou falar aqui, mas o fato é que sei da existência de um seleto grupo de pessoas que me elogia de coração e por realmente apreciar meu trabalho; no entanto a grande maioria o faz por mero formalismo, pela tradição da “boa educação”. Entendo isso com naturalidade e não vejo razão para me envaidecer. Quando não sou notado em algo que publico, fico tranquilo. Não peço leituras, não apelo por visitas e nem forjo numero de acessos (como fazem alguns), pois o que realmente me alegra nessa relação escritor-leitor é a naturalidade com que a interação se dá. Obrigado querida.

6. Zilma Andrade de Palmas(TO), pergunta:

Reinaldo aqui no Recanto das Letras já ocorreram vários envolvimentos amorosos entre escritores e leitores e escritores com escritores. Muitos ainda ocorrem na clandestinidade. Tem muita gente casada aqui que se disfarça com fakes para viver relações amorosas escondidas. Isso já ocorreu com você? Se não, como faz pra se proteger?

Resposta:

Querida Zilma, é uma honra responder a uma questão tão relevante como essa. Eu concordo com tudo que você disse e tenho conhecimento de que essa é mesmo a realidade. Eu não tenho nenhum interesse em estabelecer relações amorosas aqui ou fora daqui, tanto que falo abertamente do que sinto por minha esposa e tantas vezes já o fiz em versos por ela nesse site. Sou bem resolvido nesse aspecto sentimental e divulgo minha total incapacidade de proceder de outro modo, haja vista que meu coração é uma casa habitada. Não tenho nenhum ritual de autoproteção quanto a isso, pois não corro “riscos de me apaixonar” não acredito nisso, não defendo a tese de que “acidentes amorosos acontecem”. Coisas desse tipo são justificativas criadas pela covardia de quem não sabe ou não quer admitir seus próprios desacertos. Beijos e grato pela participação.

7. Odete Arias de Araguaína(TO), pergunta:

Oi Reinaldo eu vi seu Orkut através do de uma amiga que você tem adicionada e seus amigos. Nossa como tem mulher lá kkkkkkk. Os seus vídeos então são um primor. Qual é a importância do Orkut na sua carreira de poeta?

Resposta:

Oi Odete, obrigado pela visita que fez ao meu Orkut, querendo me adicionar mande convite que receberei você com toda satisfação. Há pouco mais de um ano eu criei esse perfil no Orkut com a finalidade de divulgar meu trabalho. Basta uma leve verificação no mesmo para se constatar que todo ele gravita em torno dessa temática. O índice majoritário de mulheres adicionadas é involuntário, pois corresponde ao mesmo fenômeno que se dá aqui no Recanto, onde sou mais apoiado por mulheres do que por homens. Apenas isso. Beijos querida e obrigado por estar aqui.

8. Maura Pelegrini de Porto Velho(RO), pergunta:

Reinaldo, recomenda aí pra mim 10 poetas homens que são seus favoritos no Recanto das Letras. Beijos.

Resposta:

Oi Maura. Vamos lá, anote pois só vou te passar nomes de feras:

01 – Arão Filho

02 – Edison dos Santos

03 – JR Palácio

04 – Gonçalves Reis

05 – Jacó Filho

06 – Ronaldo Rhusso

07 – Anderson Siqueira

08 – Edson Gonçalves Ferreira

09 – José Lindomar Cabral

10 – JGCosta

A lista poderia ser maior, mas como você me pediu apenas dez, eis aí minha recomendação. Leia esses gênios e você será grandemente enriquecida. Beijos.

9. Simone Anjo de Atalaia(AL), pergunta:

Reinaldo eu estive vendo sua escrivaninha e lendo muitos de seus textos. Fiquei encantada, você é mesmo um craque, cheguei até a chorar lendo muita coisa sua. Mas notei que você nunca escreveu nada em comemoração ao dia internacional da mulher. Logo você que tanto exalta a figura da mulher? Qual o motivo?

Resposta:

Olá Simone, beijos e muito obrigado por ter visitado minha página e se emocionado com meu trabalho. Eu vivo circundado por mulheres especiais meu anjo e pra mim todos os dias são delas. Não obstante, meus versos, como você mesma disse, desfilam essa constante exaltação. Datas comemorativas muitas vezes não passam de uma cartada mercadológica ou simplesmente a ação fundamentalista de segmentos egoístas da sociedade civil. Por isso, eu elevo e declamo meu louvor ao gênero feminino a meu próprio modo. Beijos e obrigado.

10. Renata Grajaú de Belo Horizonte(MG), pergunta:

Reinaldo Ribeiro é um homem sincero sempre? É isso que lemos em seus poemas? Ou é um fingidor como disse Pessoa?

Resposta:

Oi Renata, grato pela pergunta. Ninguém é coisa alguma, nem sequer o que presume de si mesmo. Nós não somos; nós estamos e quando somos, nem nos damos conta disso. Mas admito que se sou um fingidor, eu o faço com a mais absoluta franqueza. Beijos querida.

****************************************************

Perguntas somente para: reinaldojgr@gmail.com

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 07/02/2010
Reeditado em 07/02/2010
Código do texto: T2074123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.