NARCISISMO

NARCISISMO

Marcial Salaverry

Penso que todos conhecem a história de Narciso. Um jovem grego de extraordinária beleza, mas que era apaixonado por sua própria imagem. Como naquele tempo não existiam espelhos, não lhe restava outra alternativa para apreciar sua própria imagem, senão olhar-se nos espelhos naturais, ou seja, o espelho das águas plácidas de lagos, ou mesmo de alguns rios em seus mansos meandros...

Contudo, Narciso certa feita, ficou tão perdido na contemplação de sua imagem refletida nas mansas águas de um lago, que começou a se inclinar cada vez mais para melhor admirar-se, que acabou por cair dentro da água, e afogou-se.

Meu amigo L'Inconnu, está passando férias no alto do Himalaia, e de lá enviou uma mensagem bem interessante, a respeito dessa auto adoração, e do triste destino de nosso querido Narciso:

Não se perca na adoração de seu umbigo... Poderá não perceber que existe vida além dele, e acabará perdendo-se lá dentro...

Realmente, existem pessoas que, por se acharem o centro do Universo, não podem conceber a idéia de não serem o ponto máximo de atração e adoração.

Querem apenas cercar-se de pessoas que as adorem, que sempre as estejam elogiando em suas mínimas atitudes. Jamais aceitam a menor crítica a seus atos.

Apenas aqueles que fazem parte de seu séquito de admiradores é que são dignos de sua atenção, de seu carinho. Claro que o verdadeiro sentido da amizade passa longe de seu caminho, pois amizade, na verdadeira acepção da palavra, é um sentimento que exige desprendimento, e o egoísmo é a tônica das pessoas narcisistas.

Seus menores atos, sempre devem ser alardeados, pois sua vaidade pessoal assim o exige. Favores que eventualmente faça, devem ser amplamente noticiados, e os beneficiados devem sempre cultuar-lhe adoração.

São pessoas capazes de fazer grandes coisas para aqueles que lhe prestam devoção. Nunca são sinceras em suas opiniões, pois elas mudam, conforme quem esteja a seu lado.

Basta acariciar seu ego, para passar a ser uma pessoa inteligente, sábia, talentosa. Mas se por algum motivo deixar de fazê-lo... tudo passa. O que antes eram qualidades, passam a ser defeitos. Passa-se de excêntrico a louco. Assim como, pessoas antes execradas, chamadas de abomináveis, passam a ser as melhores pessoas do mundo, desde que entrem para o rol dos "amiguinhos".

Agindo assim, não percebem que, a exemplo de Narciso, acabarão por se afogar nas águas de seu orgulho, de sua vaidade, pois acabarão se afastando de pessoas que lhes tenham real amizade, cercando-se apenas daquelas que, por algum interesse, não se incomodem em satisfazer sua vaidade exacerbada. Faltam-lhes humildade para reconhecer eventuais erros, pois se julgam mais que perfeitas...

A tendência dessas pessoas, é acabar ficando sozinhas, porquanto a fonte de interesse acaba secando, e também elas acabarão se afastando mais cedo ou mais tarde. Esse jogo de interesses nunca se perpetua. Uma hora acaba.

O narcisista sempre considera a beleza física como o ponto máximo de atração, e ela deve sempre ser salientada. Se quisermos agradar alguém que o seja, nunca poderemos esquecer de elogiar sua "inexcedível beleza" (sempre gostam de pomposidade...).

Por sempre cultuarem sua beleza física, sejam homens ou mulheres, não hesitam em fazer cirurgias plásticas apenas "para retocar aqui ou ali", "dar uma enchidinha ali, uma esvaziadinha acolá... Não suportam a passagem dos anos... Sempre que possível, ocultam a data de seu nascimento.

Geralmente procuram cercar-se de medíocres, que mais facilmente poderão aceitar os benefícios que ela lhes poderá proporcionar. Mas... cuidado, pois se magoam com uma facilidade incrível à menor atitude de rebeldia, ao menor gesto de desatenção.

Um grande abraço aos amigos e amigas, desejando a todos UM LINDO DIA.

_____________

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 30/05/2005
Código do texto: T20883
Classificação de conteúdo: seguro