A DOR . . . O QUE É ???

Sensação que não é aceita, normalmente, pelos que a sentem. Seja ela, física ou moral. Difícil acostumar-se . Primeiro, porque incomoda-nos a qualquer momento, isto porque, ninguém a quer. E, isso, aumenta o sofrimento; umas aparecem por “sua” conta, limitando-nos, excluindo-nos da nossa rotina, colocando-nos sempre na espectativa do seu retorno. Porém, outras, nós somos cooparticipantes da sua existência no nosso corpo, no nosso organismo. Isto, porque, facilitamos com os nossos maus hábitos, assumidos durante a nossa existência e, infelizmente, são muitos os que nos tornam atingíveis e passíveis dos sofrimentos que elas nos causam.

Seja no físico ou seja no moral, no desenrolar dos nossos dias, vamos nos distraindo de tomarmos os devidos cuidados na alimentação; nas bebidas, no tempo do nosso sono; dos exercícios que não praticamos e que nos tornariam menos suscetíveis aos males do coração, dos pulmões, dos rins. Além de fumar, via de regra nestes tempos atuais, desde os 15 anos- ( noutros tempos atrás, exigido pelos pais, só após 20 anos e, os jovens os respeitavam). Por isso estamos, atualmente, num patamar mais alto da espectativa de vida do brasileiro.Enfim, vivemos buscando o que nos prejudique a saúde física e saúde moral, vivendo, completamente o oposto do que seria sadio em ambos os campos.

Mas, o sofrimento nos torna mais humanos, divinizando-nos. A dor une os homens; intensifica amizades e dilue o sofrimento; destroi todas as nossas hipocrisias; arranca todas as máscaras e boicota todos os embustes. O sofrimento é responsável pelos Santos, pelos Gênios, pelas grandes vidas. Pela vida de Sto. Agostinho; Thomas Edison; Sto. Inácio de Loiola; Franklin Rooselt; Thomas Jefferson; Madame Curie; Choppin; Schubert; Helen Keller; José do Egito; todos fazem parte de uma das galerias do “Museu do Sofrimento”

No Êxodo está escrito que Moisés subiu o Monte para falar com Deus. . . E, uma nuvem muito espessa cobriu o Monte. Foi nessa espessura imensa que Deus apareceu-lhe . Com o sofrimento acontece o mesmo. Cada um de nós, envolvido em espessa nuvem, mergulhado na ausência da luz , se aproxima de Deus. Às vezes, estamos vivendo uma vida superficial, desvalorizada, sem levar muito a sério o que ela representa para nós e para todos os que nos cercam. Pois bem, o sofrimento é como um relho de couro, com o qual Deus chama os filhos a Si, fazendo-os subir o monte e certificar-se da Sua realidade.

NOTA- EVA LAVALIERE - Grande artista do Teatro Francês, depois de convertida ao catolicismo, começou assim uma carta dirigida ao seu vigário, que sempre a ouvia : - “Estou e continuarei enferma. Será preciso um milagre, mas não o peço, porque conheç o Valor do Sofrimento e o Aceito. “

Bene -Ctba–(b.g.j) - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! -05/03/2010