Ev. Lucas, 17, 1-6 - O ESCÂNDALO E A CORREÇÃO FRATERNA

No dia a dia da vida é muito comum, nestes tempos, o escândalo em meio à nossa sociedade. O escândalo é visto de maneira negativa por Jesus, porque, realmente é coisa má, são comportamentos que ferem a (s) pessoa (s) atingida(s) e a sociedade como um todo. Existem pessoas que não se dominam em seus comportamentos e, por isso, são capazes de muitos escândalos sociais. Não se controlam ; é como se todos ao seu lado estivessem invisíveis. Pratica, escancaradamente, muitos tipos de , que ferem a todos os que não aceitam esses tipos de costumes. Enfim, vivemos em sociedade e todos devemos respeitar o próximo em todos os seus direitos sociais existentes, que devem ser praticados diante do total acerto onde o “direito de um termina onde começa o direito do outro”. Para isso existem os usos e costumes e as leis, que nos regem. Tanto são graves tais comportamentos que Jesus fala :- “seria melhor que amarrassem, ao pescoço de quem comete um escândalo, uma pedra de moinho e que fosse atirado ao mar” Esse exagero no exemplo de Jesus, é para que saibamos a gravidade que representa o escândalo, tão comum em nossos dias.

E, para mostrar que todos os que seguem os seus ensinamentos devem perdoar sem limites Ele diz :- “Se fores ofendido pelo outro, deveis perdoá-lo se vier a ti e disser que está arrependido pelo ato de ofensa. E diz mais :- “ Se o irmão te ofender um dia sete vezes e, sete vezes disser que está arrependido, deverás perdoá-lo . É difícil ? Claro que é ! E, é por isso, que os que atendem os conselhos de Jesus conseguem agir assim pois, têm de Jesus a confirmação que ganharão a vida eterna. Enfim, estamos neste mundo com todas as missões que assumimos na sociedade organizada, em todos os papéis que encarnamos ao viver : no lar, no trabalho, na escola, no laser, enfim, em todos os lugares em que estamos sempre em contato com as pessoas à nossa volta. Por isso, como nós gostamos de ser respeitados, deveremos respeitar os outros que também o merecem.

Muitos comportamentos novos, principalmente os “ importados”, veem trazendo muita complicação nos relacionamentos sociais. Divisões as mais diversas veem acontecendo em torno da comunicabilidade em geral , entre os povos de uma mesma nação e também com os das outras nações. Parece até que quanto mais estudam, quanto mais procuram se desenvolver como seres humanos, menos se entendem, mais acham razões para brigas e violências. Estamos em pleno Século XXI e, com toda a evolução em todos os campos; com todo avanço tecnológico existente, o bom relacionamento regrediu, a ponto de balançar a estrutura da família, que sempre foi o pilar mestre, o pilar abençoado por Deus, que a todo custo vem procurando se revigorar através da religião e de muitas pessoas de boa vontade que a todo custo procuram propagar o bem, dando exemplos os mais definitivos, entregando-se e entregando até a própria vida na luta pela Paz, pelo Amor e pela Verdade, que só Deus nos dá. Bene ( b. g. j. )

É tão bom viver em Paz !!! Deus é bom !!! Deus é Fiel !!! 12/03/2010