QUE SOM É ESSE?
 
 
A trombeta é um dos instrumentos de sopro mais antigo das civilizações antigas. Ela era feita de chifres de carneiro ou de bode montês. Tinha dois propósitos, o de servir como frasco para armazenar líquido e também o de instrumento musical. Entre os Hebreus, o segundo era o mais indicado. O primeiro uso na Literatura Judaica Veterotestamentária aparece em Êxodo 19:16, para revelar a presença de Deus. O texto mostra nessa passagem uma relação de intimidade e zelo da parte do Senhor pelo Seu povo. O cuidado de Deus por um povo resgatado com alta Supremacia, um povo marcado para fazer a diferença, com a marca de separação. O toque da trombeta também simbolizava o chamado a uma vida de santidade e consagração (Lv 23:24).
O Senhor permite que os Hebreus usem a trombeta, como sinal, para dar início a celebração do Dia da Expiação (Yom Kippur, em HB substituição para a Salvação), o Ano do Jubileu (descanso, que era a libertação do processo de opressão e trabalho escravo imposta pelos homens Lv 25) e a manifestação da Presença do Santo dos Santos (Shekkinah, habitação de Deus no meio do povo), vemos então que o emprego da trombeta era de lembrar os Hebreus sobre a Adoração (Lv 25:9) e a vigilância militar (Nm 10:9; Js 6:4). A trombeta tinha a função de anunciar um possível ataque e um sinal de alarme (por desgraça física, moral ou social).
A trombeta em 10:9 apresenta a Onipotência de Deus sinalada pelo som. O que aconteceu em Josué 6:4 era o que Deus está falando aqui em Números. Deus sempre cuidou do seu povo, porque d’Ele viria e se cumpriria a promessa da Salvação. Ele promete e lhes orienta a tocar a trombeta diante dos opressores, daqueles que tentarem destruí-los. O livramento e, também, a queda das muralhas foi pelo poder de Deus, expresso pelo som de sino tocado com golpes apressados e redobrados. No ensino do Senhor em Nm 10:9, fica perceptível a manifestação da Salvação e o convite à Celebração.
No A.T. o som da trombeta também celebrava a volta de Deus ao Seu povo (a Arca da Aliança, símbolo principal da presença de Adonai entre o povo). Em 2 Samuel 6:15, o som da trombeta indicava a entrada do Rei em Israel, o Senhor de toda a terra entrava na cidade santa e era recebido com muita festa e alegria.
A Expiação é a substituição. O toque da trombeta era um sinal de libertação do corpo e dos pecados. A verdadeira Salvação foi cumprida por Cristo, o Cordeiro de Deus (Agnus Dei), o imaculado que cumpriu a promessa e o sacrifício único por todos os homens.
A Salvação se cumpre por Jesus no homem, quando esse benefício acontece somos convocados a celebrar por amor. O fato de celebrarmos torna em nós uma marca de comunhão e de que agora somos propriedade d’Ele. Em Mateus 24:31 fala da volta do Rei dos reis que buscará seus eleitos. A Palavra fala que ao grande clangor de trombeta (sálpigos megalés, em Gr.) Ele ajuntará Seu povo escolhido e tirará deste mundo.
O som será o sinal da volta gloriosa de Cristo, o mundo que já não merece, verá a habitação, presença repentina (SHEKKINAH) de Jesus. A Arca era a presença de Deus no meio do Seu povo, agora teremos a manifestação real e tão esperada do Deus-Salvador. Jesus cumpre a realização total da Salvação e a restauração da comunhão com o Deus Conosco. Deus volta a habitar no meio do Seu povo.
Essa volta é conhecida como Arrebatamento (1 Ts 4:16-17). Arrebatar (harpadzo), significa agarrar, pegar à força, apanhar, capturar, raptar. Tanto em Nm 10:9 quanto em 1 Ts 4:16-17 e Mt 24:31 fala sobre o som forte de trombeta, indicando o ato de aviso para um acontecimento repentino. A vinda será repentina e gloriosa. Os cognatos das línguas Grega e Portuguesa expressam a mesma idéia, é uma clareza da sabedoria e cumprimento de Deus para todos os povos. A verdade é que não haverá quem possa resistir ao Arrebatamento e nada poderá impedir o cumprimento dessa separação que o Senhor fará, levando os eleitos para a Eternidade com Cristo, o Cordeiro.  O som que anuncia a vinda de Cristo será a separação de um mundo pecaminoso e o ajuntamento daqueles que permaneceram fiéis até o fim, de todos os povos, línguas, tribos e nações.
O toque da trombeta é um sinal claro da vitória do povo de Deus, em Josué no som Deus manifestou Seu poder e deu vitória ao povo. Em Mateus é o cumprimento da promessa conquistada na Cruz por Jesus, nosso Salvador. É o som da vitória do Cordeiro.
O barulho das trombetas é um convite à festa mais esperada, por isso só ouvirão o som que estiver preparado. O toque da trombeta ainda anuncia a chegada da Noiva de Cristo. É um momento de entrega ao Noivo tão desejado. O Noivo foi o maior interessado nessa Aliança. Ele foi e preparou a solenidade, a Ceia e a morada. Ele esperou muito tempo até que ela estivesse pronta e incorruptível para a festa de gratidão e consumação do amor.
 
Quem vive com Deus vive para a liberdade e usufrui de uma vida de total liberdade do Espírito (2 Co 3:17 ) e descanso pleno da alma em Cristo ( Mt 11:28-30).
 
O som da trombeta simboliza a vontade de Deus para nós. Ouvir o que está no coração do Pai é o que deve mais nos interessar. Não podemos dar ouvidos a outros sons, mas se ouvirmos o que Ele quer nos mostrar podemos alcançar as vitórias desejadas e render uma adoração intima e verdadeira junto com os eleitos. Deus nos chama para guerrear contra o mal e as práticas pecaminosas deste mundo, se estivermos dispostos venceremos com facilidade porque Ele vencerá por nós, mas se usarmos as trombetas apenas como um objeto para guardar o que Deus nos dá, possivelmente nos acharemos sempre vazios de Deus e incapazes de realizar algo no Reino.
O som da trombeta nos incentiva a viver até o fim por amor de Cristo e não vacilar nas armadilhas. É um chamado a santificação e convivência amorosa, intensa relação entre povo sacerdotal e Deus-Salvador. A trombeta vai tocar e precisamos saber se estamos preparados para irmos com Cristo ou não. É bom averiguarmos se estamos vivendo uma vida que entendeu a mensagem da Expiação de Cristo, uma vida de esperança com descanso em Deus e uma vida de sinceridade na presença d’Aquele que está presente em nossas vidas. Quem está em Cristo é convidado a celebrar o nosso Salvador em todo o tempo.
 
A FESTA ACONTECERÁ! ESTAMOS PREPARADOS?
 
 
 
 
 
ENSAIOS DE VIDA. Edinaldo Formiga. São Paulo 21/03/10.
esformiga@hotmail.com
Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 22/03/2010
Reeditado em 23/03/2010
Código do texto: T2153753
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.