Reeditado) Tia o que é mesmo a Páscoa?

Ontém meu sobrinho me perguntou o que vai ganhar na Páscoa.

E desfiou uma lista de motivos pelos quais merece ganhar um belo, suculento e gigantesco Ovo de Páscoa.Coisas como ter passado de ano, ter levado o lixo para fora o ano todo, não ter brigado com o mais novo nos últimos dias e outras do tipo.

Pareceu - me ve - lo ainda pequenino, sentado na cama a desenrolar um chocolate maior que ele, aos olhos admirados de três tias bobas e uma mãe coruja.

Ontém não me disse nada sobre significações, já que a muito passou da idade dos Porques. Ficou me olhando, dividido em seus dois maiores interesses o vídeo game e chocolate. Queria saber quantos ovos ganharia e quais seriam as marcas e, se o irmão mais novo, o Braiann, que tem sido meio grosseirinho ganharia tanto quanto ele.

Em nenhum momento falou sobre Cristo, o Cordeiro Pascal, sobre a saída do Egito e nada mais. Ficou ali, me encarando, com seus olhos negros fitos em mim, esperando uma resposta que não veio. Afinal, ele só vai ter um almoço de Páscoa domingo e, sabe Deus quem lhe dará os ovos desejados.

Nossa família - minha família adotiva, por sinal - ainda está de luto, em julho passado perdemos a Cleuza, minha irmã e amiga mais velha, que era quem preparava nossas festas familiares todas. Nossa vida social existia em torno dela, já que todas as outras somos tímidas e não temos sua idéia e criatividade.

Vemos hoje que ela é importante para sempre em nossas vidas, principalmente quando olhamos para detalhes que jamais percebemos. ovos de Páscoa, Panetone, estas coisas, ela sabia onde encontrar e os trazia em nossos nomes todos. Para nós ficava o sorrir e brincar, abrir os presentes e só.

Quanto a mim sempre fui a tia que sabe as respostas certas, que conhece as definições de datas e rituais, estas coisas todas e assim, volta e meia alguém lembra de perguntar: Tia o que é a Páscoa mesmo?

Estou aqui, sem saber, Páscoa é tudo de bom, mas as pessoas esqecem do seu verdadeiro sentido, fica aqui a minha pergunta: Gente o que é Páscoa?

Será que sabemos seu verdadeiro significado, sua importância para os que se dizem cristãos.

Cristo veio ao mundo com Santo Cordeiro e entregou -se por nós, para que fossemos alcançados por seu amor e pela vida eterna, mas nós passamos nossos dias acusarmos judeus e romanos por terem assassinado nosso Mestr.

Os judeus não mataram Jesus, e muito menos os judeus, Cristo se deixou morrer, como ovelha muda seguiu até o matadouro e lá se DEU por nós.

Que antes de abrirmos nossos presentes pascoais, de nos sujarmos de ovos e colombas, possamos ao menos dizer: Obrigada Jesus, por seu sacrifício. Obrigada por que foi através dele que me acheguei a ti.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 03/04/2010
Código do texto: T2174711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.