Egoísmo

O egoísmo cega aquele que o possui, é natural para aqueles que com ele convive muitas vezes é fator de infelicidade.

Conviver com alguém que tenha todos os seus objetivos voltados para si mesmo é algo bem doloroso. Diga quem tenha em sua família, dentro da sua área profissional, ou da sua esfera de relação social um coração bastante egoísta. Ele será aquele que sempre tentará fazer com que os fatos e as pessoas girem em torno de si, independente de quem venha magoar.

Algumas vezes, essa pessoa não se dá conta, sendo necessário que alguém, junto a ela, a ajude a perceber o que ela faz. Quando existe nela um desejo sincero de modificação, ela até irá refletir e, por si mesmo, avaliar suas atitudes procurando uma mudança de atitude. Mas, se esta pessoa traz em si o sentimento de egoísmo muito arraigado, dificilmente aceitará a opinião de qualquer pessoa, ainda que seja uma pessoa querida.

O egoísta sofre, de uma certa forma, com as suas próprias ações, mas, geralmente, coloca a culpa deste sofrimento nas pessoas que com ele convive.

O egoísta infringe a Lei de Liberdade quando estando junto a outra pessoa, procura sempre ocupar o seu "espaço" sem deixar que ninguém usufrua qualquer coisa desse mesmo espaço. Podemos representar esse "espaço" como tudo que essa pessoa tenha, ainda que sejam coisas que, naturalmente, possam ser divididas.

Uma outra face desse desrespeito a Lei de Liberdade é quando o egoísta pensa que pode ouvir o som na altura que desejar, usar um veículo da maneira que melhor lhe apraz, desrespeitando as regras de trânsito e sociais.

Quando, na convivência em ambientes coletivos tenta, desrespeitosamente, passar sempre a frente de outro, não respeitando os direitos dos demais.

E ele também infringe a Lei do Progresso quando não procura o caminho para a sua melhora ou ajudar o progresso de outro pois, que agindo egoisticamente, está negando a caridade e conseqüentemente, colocando obstáculos ao progresso.

Todo ser humano busca a felicidade.

Para o egoísta, a felicidade é ver seus desejos satifeitos.

Mais adiante, algumas vezes, até abandonado pela própria família ele pode perceber que não construiu felicidade alguma.