"NÃO-DUALIDADE
Novamente, Mahamati, o que significa não-dualidade? Significa que luz e sombra, grande e pequeno, preto e branco, são termos relativos, e não são independentes uns dos outros.
Assim como Nirvana e Samsara, todas as coisas são não-duais. Não há Nirvana exceto onde há Samsara; não há Samsara exceto onde há Nirvana; porque a condição da existência não tem caráter mutualmente exclusivo.
Assim, é dito que todas as coisas são não-duais, como Nirvana e Samsara. Por essa razão, Mahamati, você deve se disciplinar na realização da vacuidade, na natureza de não-nascimento, não-dualidade e não-eu.
Então, nesse momento, o Abençoado recitou esses dois versos:
137. Sempre ensinei a vacuidade que está além do eternalismo e do niilismo; o Samsara é como um sonho, uma visão, mas o karma não desaparece.
138. Espaço, Nirvana e as duas formas de cessação — assim o ignorante discrimina as coisas que não produzem efeito, mas o sábio se mantém acima de ser e não-ser."

Buda Shakyamuni (Índia, séc. VI a.C.)



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