Agradecimentos da tese de doutorado

Neste significativo Dia 3 de Maio de 2010, defendi minha tese de doutorado na querida cidade de São Carlos...

DEDICATÓRIA

À minha amada família,

Yochio, Lourdes e Rafael,

e ao meu mestre da vida,

Daisaku Ikeda.

AGRADECIMENTOS

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Antoine de Saint-Exupéry

Estes cinco anos em que fiz esta pesquisa foram uma árdua jornada de desafio, construção e amadurecimento. Nenhum empreendimento é realizado de forma fácil e sem esforço.

Daisaku Ikeda discorreu que os grandes empreendimentos são construídos em meio a muitas dificuldades: “Ser herói não significa acertar constantemente. É muito mais que isso. O verdadeiro espírito de um herói encontra-se na intensa convicção de enfrentar e vencer as dificuldades em vez de desistir de tudo. Na vida de todos nós poderão surgir situações inesperadas. Poderão manifestar obstáculos ou problemas que jamais havíamos imaginado. É justamente nesses momentos que revelamos o que verdadeiramente carregamos no coração.”

Neste período, aprendi que uma tese ou qualquer outro trabalho é a extensão da vida do autor. Então, para que algo de valor seja produzido, a pessoa deve primeiro criar algo de valor em si. Pessoa e obra são consistentes com o resultado. Por este motivo, agradeço sincera e profundamente a todas as pessoas que muito me encorajaram e me ajudaram a produzir algo de valor em minha vida.

Primeiramente, agradeço ao meu grande exemplo, o professor Moccellin. Para mim, é uma imensa honra e orgulho tê-lo como orientador por mais de sete anos (desde o mestrado). Não esqueço seus eternos ensinamentos, seus preciosos conselhos e sua inestimável confiança. Muito obrigado!

Agradeço também aos "valientes" amigos de Valência, na Espanha, que gentilmente me receberam e com quem tenho aprendido muito: Rubén, Thijs, Gerardo, Eva e Michele. ¡Muchas gracias! O professor Rubén tem me ensinado e ajudado substancialmente.

Manifesto aqui a minha gratidão a todos professores, funcionários e amigos do Departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP, em particular, ao professor Nagano e aos colegas Fábio Branco, Mariana Almeida, Mariana Sarmanho, Lie, Ana Elisa, Naja e Ava, e aos companheiros de trabalho da UFG/Campus Catalão. Não deixo de agradecer também ao imprescindível apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ao programa Santander/Banespa pela oportunidade de fazer o estágio na Espanha.

Meus respeitosos agradecimentos pela contribuição da banca do exame de qualificação e pela participação dos membros da banca examinadora da defesa.

Meu muito obrigado a quem me encoraja em todos os aspectos da vida, meu mestre Daisaku Ikeda, e aos meus amigos do budismo, em particular as queridas Adriana, Ilda e Pat Melinn.

Por fim, agradeço em especial àqueles que sempre me apoiaram incondicionalmente, que apostaram em mim mais do que ninguém e que seguramente são os que mais compartilham da minha alegria: minha amada família.

Mais uma etapa foi vencida! Sei que ainda é só o começo...

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 03/05/2010
Reeditado em 03/05/2010
Código do texto: T2235506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.