EU E MEUS LEITORES - Parte 14

Prezados amigos recantistas. A priori, dois pedidos iniciais de desculpas: o primeiro pelo tempo de ausência sem nenhuma publicação, que é justificado pela atenção dispensada a uma série de outras responsabilidades que se fizeram necessárias e se tornaram prioritárias; e o segundo pela interrupção nessa série, o que reitero ter se dado em função da ausência de questões pertinentes e o fluxo predominante de interesses descabidos para a destinação desse espaço. Mediante, porém, a normalização dos fatos, eis-me aqui de novo, munido de toda disposição e repleto de saudades, para que prossigamos nessa caminhada. Agradeço a compreensão.

1. Edson dos Santos, de São Paulo, capital, pergunta:

Caro amigo Reinaldo, com todo esse teu charme de poeta e por tanta amizade que você tem em virtude da grande pessoa que você é, eu quero saber de você já foi vitima de pessoas invejosas que covardemente enviam ofensas usando E-mail falso para te passar mensagens desconfortáveis? Já te xingaram? Já te ofenderam e já te fizeram ameaças?

Amigo tenha muitas inspirações... Você é um cara muito querido... Abraços.

Resposta:

Antes de tudo preciso aqui agradecer a honra de ser visitado e obter uma pergunta desse superlativo escritor e poeta aqui do Recanto, meu grande amigo Edson dos Santos.

Querido Edson, obrigado pelos elogios, frutos indubitavelmente de sua notória gentileza. Quanto aos ascpetos negativos citados por voce dentro do contexto de uma convivência virtual como a nossa, lamentavelmente já fui e ainda sou alvo de tudo que você citou. Penso que passamos por uma grave crise de autoestima, onde as pessoas se sentem atacadas até quando lhes ofertamos flores. Algumas pessoas, por exemplo, entendem que minha poesia é destrutiva e compromete a estabilidade de relacionamentos. Há quem diga que eu separo casais e outras coisas mais. No entanto, costumo canalizar minhas melhores emoções no que obtenho de bom através do sentimento de pessoas benévolas e amigas como você e tantos outros daqui. Forte abraço e parabéns por seu maravilhoso talento.

02. Délis Cristina, de Campo Grande(RJ), pergunta:

Reinaldo, eu acho perfeita essa denominação que te deram de O Poeta do Amor, pois ninguém traduz o amor como você. Mas tenho uma curiosidade, como nasceu esse pseudônimo?

Resposta:

Olá minha querida Delma. Obrigado de coração pelas iniciais palavras de apoio e por sua leitura pessoal de que tenho a alma voltada para a tradução do amor. Isso verdadeiramente muito me honra. Eu me sinto muito orgulhoso de ser conhecido como o Poeta do Amor, é uma grande honra e uma forte responsabilidade, que abraço com toda humildade e presteza. Começou numa enquete feita na cumunidade do orkut criada em minha homenagem por minha querida amiga a poetisa Maria Souza (Mai Brasil), onde questionava-se qual seria a melhor forma de me denominar. A maior parte dos votos foi para "O Poeta do Amor", o que eu prontamente atendi e aderi, em respeito e consideração a essas pessoas que me acompanham e me apoiam. Grande beijo querida.

03. Silvia Cinara, de Fortaleza(CE), pergunta:

Reinaldo, já percebi que seus poemas da linha social são poucos, porém muito bons e batem forte no sistema. Como você avalia o cenário político nacional?

Resposta:

Olá Silvia, realmente vez por outra ataco de aspirante a cientista político (risos). Em verdade, meus versos sociais são um grito de indignação constante que impera em mim, que tento não deixar contaminar meu estilo mais marcante, mas que eventualmente transborda a ponto de se tornar texto publicável. O cenário político nacional é apenas uma réplica do cenário moral coletivo. Políticos não são extraterrestres que pousam nos parlamentos. Eles são pessoas comuns da sociedade e de lá já saem contaminados pelo vírus da corrupção, o qual incuba-se ao longo das impossibilidades e manifesta-se em meio às facilidades. A coisa é simplesmente assim. Obviamente há exceções, raras e nobres. Mas eu continuo otimista. Abraços querida.

04. Jeane Ludmilla de Brasilia(DF), pergunta:

Reinaldo, eu sou tua fã e acompanho tudo que voce publica. Também estou adicionada em teu oorkut, onde vivo antenada nas novidades que voce divulga por lá, principalmente seus lindos videos poéticos. Noto que a cada dia aumenta muito seu número de contatos e principalmente de mulheres jovens. A que voce atribui todo esse sucesso com esse público? Beijos.

Resposta:

Olá Jeane, beijos pra você também e obrigado pela importante pergunta. veja você como são as coisas. Antes de publicar no Recanto e de lançar meu primeiro livro eu era até meio avesso a essa coisa de sites de relacionamentos, não tinha orkut e nada parecido. A necessidade de mídias divulgadoras acabaram por me levar a esse caminho tecnológico e hoje me surpreendo com os resultados. Tanto no orkut como no youtube os convites são muitos. Procuro ser criterioso e tenho a ajuda de minha esposa nesse sentido, mas em geral recebo com carinho as pessoas que afirmam apreciar meu trabalho. Quanto ao fato de predominarem mulheres e jovens, penso que seja algo parecido com o que se dá aqui mesmo Recanto, ou seja, questão de identificação desse público com a linha literária que eu abordo. Porém, é bom ressaltar que vários novos amigos homens também estão surgindo a cada dia e eu igualmente os recebo de braços abertos.

05. Luciana Valéria de Aracaju(SE), pergunta:

Reinaldo, como estão as vendas de LETRAS DA ALMA? Eu tenho em casa e já o reli várias vezes. E me diga, é possível viver da publicação de livros no Brasil?

Resposta:

Minha querida Luciana, obrigado por ser leitora de LETRAS DA ALMA. As vendas superaram minha expectativa, mas talvez reduzam um pouco agora, uma vez que estou às portas da publicação de outro livro (novidade que depois falo com mais calma). Muito difícil viver disso aqui no Brasil, as portas são estreitas para quem não possui um suporte prévio, há pouca tradição de leitura no âmbito nacional, as editoras olham com desconfiança o surgimento de novos talentos e a participação do autor nos lucros obtidos continua sendo ínfima, porém há algumas conhecidas exceções de expressão nacional. Beijos querida.

Meus agradecimentos a todos, um forte abraço e até a próxima, se assim me permitir!

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 10/05/2010
Reeditado em 10/05/2010
Código do texto: T2248272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.