A luz da derrota.
 
O que passa na cabeça de cada um na hora da derrota,
numa copa do mundo de futebol?
É uma ação diferente de quem gosta e de quem não gosta de futebol, isto é fato, nem sempre quem assiste e torce gosta, gosta porque a emoção de uns contagia e podem acreditar que contagia mais na hora da vitória que da derrota, é mais fácil sorrir que chorar.
Não existem estatísticas, mas quem viu tantas copas do mundo igual a mim tem análises para fazer após a vitória e a derrota.
Nesta copa contávamos com Kaká e Luis Fabiano e com os rompantes irregulares de Robinho, um goleiro experiente e uma dupla de zagueiros bons, nada mais, fomos para a copa com 6 atletas destaque, o restante sofríveis jogadores que nosso técnico escolheu por conta e risco. Se um desses 6 falhassem...
O destempero emocional contra a Holanda hoje, provou que a mística da camisa canarinho pesa e muitos esperam dela que faça as coisas acontecerem como se ela jogasse e ganhasse jogos apenas com a sua mística.
O que se tem que lembrar é que além de talento todos aqueles que foram campeões do mundo com a camisa brasileira, o foram com muita dedicação durante o torneio que é a copa do mundo e, além disso, os jogos da copa do mundo têm a favor dos vencedores a conjuntura de fatores que uns chamariam de sorte e que eu chamaria talento, oportunidades aproveitadas e uma intensa luz nos principais jogadores nestas horas. Apatia e falta de abnegação nunca venceram uma batalha seja ela qual for.
Desde a copa do mundo de 1970 eu assisto mundiais de futebol pela TV, invariavelmente o preparo para os jogos, as reações durante os jogos e a alegria ou a tristeza depois.
Isto é normal porque cada pessoa é diferente do seu semelhante em temperamento, a demorada alegria, ou a alegria fugaz, a tristeza acachapante ou um nervosismo passageiro, tudo faz parte do ser humano e, portanto o tempo se encarrega de fazer passar estas nuances comportamentais.
A tristeza pela derrota não deveria ser assim tão definitiva basta lembrar-se de algumas coisas no futebol:
1º - O futebol é um jogo e num jogo também se pode perder.
2º - Para o futebol brasileiro foi uma derrota que fez o país nascer para a glória de 5 conquistas mundiais, pois diante de 200 mil torcedores a seleção perdeu no maracanã um titulo em casa em 1950, e oito anos depois, já curada do trauma iniciou sua gloriosa participação em copas.
3º - De 4 em 4 anos a copa realiza-se, e confesso que nos fracassos de 78, 82, 86 e 90, pensei que nunca mais veria
novamente uma festa como no estádio Asteca, na conquista de 1970, mas em 1994 voltamos a ser campeões e também em 2002,o futebol é um jogo hoje jogamos e não ganhamos, amanhã poderemos vencer.
4º - Jamais existirá uma seleção invencível, hoje ela pode estar bem, mas amanhã não mais, e assim é a vida, há que se estar preparado para os louros da vitória e também para reunir forças para recomeçar, sempre haverá uma nova chance, é indivisível a fé naquele tem sempre a esperança no amanhã.


Malgaxe
 
Malgaxe
Enviado por Malgaxe em 02/07/2010
Reeditado em 07/07/2010
Código do texto: T2354471
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.