Mensagem de Formatura

É chegada a hora de comemorar, de agradecer, de rememorar o caminho da aprendizagem e vislumbrar o futuro a construir. Falar dessa jornada universitária é dizer da biblioteca humana e enciclopédica que desfrutamos ao longo desses quatro anos; é reconhecer as muitas experiências e o conhecimento apreendido com os colegas, com os mestres, com as leituras e seus autores, a exemplo do Amado Jorge que insistia em afirmar: "eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo". Foi com esse espírito modificador que nos modificamos, evoluímos na arte do conviver, aprendemos a não desistir de lutar, a tentar novamente, a superar e a surpreender.

Não estivemos sozinhos. Uma pulsante força divina, refletida em nossa família e em nossa perseverança nos fez fortes, pois como descreve Euclides da Cunha: “a natureza toda protege o sertanejo. Talha-o como Anteu indomável. É um titã bronzeado fazendo vacilar a marcha dos exércitos!”. Assim, fizemos vacilar os obstáculos e seguimos como soldados fortes e protegidos, com os olhos aguçados pela sábia e valorosa cegueira branca do saudoso Saramago. Cegueira que, reforçada pelas brilhantes imagens poéticas do Pessoa e do Drummond, nos proporcionaram visão, trouxeram e ensinaram emoção ao nosso viver, exercitando em nossos corações a arte do amar.

Por fim, ao folhearmos este convite, a imaginação toma forma e histórias são revividas – seja através de lágrimas ou sorriso. Esta vitória tem o sabor das dificuldades superadas, do dever cumprido, das sólidas amizades e dos momentos inesquecíveis compartilhados, pois como Guimarães Rosa já nos dizia “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Lembraremos, portanto, dessa travessia universitária e construiremos novas travessias, com a coragem e persistência, acreditando em anjos, como a nordestina Macabéa e preservando a alegria, pois como Oswald de Andrade nos diz “a alegria é sempre a prova dos nove!”.

Jaqueline Costa
Enviado por Jaqueline Costa em 10/10/2010
Código do texto: T2548590
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.