Carta de Tiago - 3,13-18 - " A VERDADEIRA SABEDORIA "

A carta de Tiago leva-nos a uma grande necessidade de prescrutarmos o nosso coração e, entrarmos num momento de muita reflexão, de como estamos caminhando com a nossa vida; segundo os ensinamentos de Jesus , verificando os nossos atos e atitudes perante Deus, em nosso lar, no trabalho, na escola, na rua,, em todos os lugares e momentos da nossa vida.

Tiago procura dizer ‘aquele povo e, consequentemente a nós também, a respeito da Sabedoria que vem de Deus e a que vem do próprio Homem. E, começa dizendo que, o tipo de sabedoria que usamos é demonstrada através dos nossos atos e atitudes, em todos os lugares em que estivermos. A sabedoria que recebemos de Deus são dons especiais que Ele derrama sobre nós e que e nos fazem pessoas sérias, ilibadas,equilibradas, cheias de doçura, compreensão, discernimento e, principalmente, alegria. Pessoas que agem com a razão e o coração, tomando atitudes coerentes e demonstradoras da sua ligação com Deus. Nessa pessoa nunca irá existir um coração com ressentimentos, com sentimentos de vingança, de discórdia, ódio, inveja, ciúme e rancor. É o equilíbrio, é o respeito por Deus, primeiramente, na pessoa de cada irmão.

Uma pessoa com o coração cheio de mentiras, de ódio e de vingança, nunca conseguirá distinguir quando a sabedoria é verdadeira ou falsa, uma cegueira momentânea lhe tira essa capacidade e, acaba cometendo injustiças e maldades, frutos daquele estado em que se encontra. ‘As vezes sem condições de retorno, de reparos, tal é o estrago ocasionado na pessoa atingida. A sua palavra é como o tiro de um revólver , que depois do disparo dado, a bala irá atingir o alvo buscado, causando muitos danos e até morte. Assim é a palavra que não contém a sabedoria de Deus. Muitos são aqueles que relegam para Deus um segundo ou terceiro plano na sua vida,ou até O colocam fora da sua existência, sempre estando disponíveis para servirem de instrumentos da falsa sabedoria, que não conseguirá , jamais, ser verdadeira porque é sabedoria só do homem, que é limitado é..." f i n i t o “.

Tiago nos convida, em sua carta, a praticarmos a sabedoria que vem do Alto, que vem de Deus e, que é, um dom especial que Ele outorga ‘aqueles que se dispõem a espalhar o Bem, através do Seu amor e da Sua misericórdia . Todos, sem exceção , poderão seguir o caminho, a direção , ao receberem esse rico dom do Senhor, plantando, pela vida, só o Bem , através da Fé, da Esperança e da Caridade, que constituem o tripé que fortalece todos aqueles que crêem nas palavras do Senhor Jesus. É muito importante, que aprendamos a viver, sempre, na presença de Deus, que tudo sabe, que tudo vê, a Ele devemos prestar contas, usando a verdadeira Sabedoria , que o Espírito Santo sopra sobre nós. Só assim, estaremos livres dos caminhos tortuosos e obscuros que nos roubam a Graça e a Amizade de Deus. Nós podemos agir assim!!!

Bene - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! – ( b.g.j)- 20/10/2010