Violência nas Escolas Brasileiras

A cada dia o nosso país é castigado com os casos de violência ocorridos nos compartimentos internos de instituições educacionais. São casos de agressões verbais e até mesmo física. Alunos no anseio de determinar o poder e professores com uma necessidade extrema de mostrar poder ( nem todos). São retratos de uma sociedade desumanizada e sem Deus. Os valores ficaram bem distantes, o respeito deixou de ser parte integrante dos relacionamentos, o homem banalizou a crueldade.

Grande parte das causas deste problema está na falta de limites, na falta de um relacionamento de amor que deveria começar e ter maior embasamento na família, na criação de programas ( filmes, novelas,e até mesmo desenhos animados) onde a violência é a base de tudo e o protagonista é o mais forte, o mais poderoso. A criança hoje, não tem prazer nas brincadeiras tranqüilas ( picula,esconde-esconde,roda,algodão doce, ...), nos esportes ( a não ser que tenha grande competitividade e a " porrada" corra à solta ); O professor nem sempre está em sala de aula porque ama ensinar, ou está feliz com a sua condição . Alguns pais fazem questão que os seus filhos assistam seus comportamentos neuróticos diante de vizinhos, em meio ao transito, e até em reuniões de pais nas escolas; Alguns repassadores de matéria são profissionais frustrados que acreditam que o aluno é um mero objeto que ele pode pisar. Diante disto, o que posso esperar do alunado nas escolas? O que posso esperar do desenvolvimento da Educação?

Educar é uma arte, é a ação mais importante da sociedade. Educar significa dizer não, punir com amor, valorizar o ser humano na sua integridade. Mas, como fazer isso se o Mestre não é valorizado? se qualquer pessoa com um diploma ( ou não) pode ser professor? se o salário que o educador recebe é ínfimo e cruel?. Os governos e as instituições de ensino precisam deixar de pensar somente no "cliente" como se ele fosse intocável ( porque ele é ou será um eleitor, ou porque ele paga a mensalidade certinho) e pensar nas ações dessa clientela e em que ela irá se transformar. Tem que se acabar com tantas teorias e acordar para o que existe na prática! O Brasil caminha para um rumo extremamente perigoso com um povo deseducado,sem consciência política e histórica, um povo que está deixando de agir com razão para simplesmente agir pelo instinto, irracionalmente.

Lizze
Enviado por Lizze em 28/10/2010
Reeditado em 28/12/2014
Código do texto: T2584002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.