IMPORTA-TI CONTIGO MESMO

Nem sempre estamos preparados para lidar com comentários, críticas e insinuações, seja de amigos e parentes, menos ainda de terceiros, sobre nossas decisões.

Ficamos geralmente chateados, tristes e até amedrontados. Por algumas vezes perdemos o rumo, o foco, com algo que normalmente deveríamos relevar e assim, acumulamos prejuízos de toda ordem: emocional, social e até financeiro.

Tudo isso, por estarmos constantemente vigilantes a avaliações e deduções que os outros sempre estão dispostos a fazer a nosso respeito.

É como se houvesse uma pressão invisível que nos rodeasse por todos os lados, nos fazendo agir o tempo todo em função de corresponder as expectativas de outros.

Este estado de coisas, por vezes, gera indecisão e insegurança, principalmente em relação a nossa responsabilidade diurna de tomar decisões e assumi-las.

Não se deve preocupar em agradar aos outros o tempo todo, direcionando e disponibilizando todos os esforços, descarregando toda a energia para não desapontar a este, aquele ou a quem quer que seja só porque é mais ou menos aquilo que esperam de ti.

Agir para agradar outros o tempo todo vai ti cansar e ti fazer infeliz.

Assim, quem vai se importar contigo?

É você quem deve escolher o que é melhor e mais importante para a tua satisfação pessoal em todos os setores da vida.

Para o sucesso desta empreitada o único critério plausível é fazer escolhas pautadas naquilo que acredita indubitavelmente ser o melhor pra ti.

Não vai adiantar, freqüentar uma associação, uma igreja, um sindicato, se ater a uma corrente filosófica, a uma ideologia, a um partido político ou ser um ativista de defesa da natureza, freqüentar um grupo de naturalistas ou vegetarianos, só porque é a moda da época, e você preocupado em ser reconhecido e valorizado, o faz, para não correr o risco de ser desmerecido ou discriminado.

O importante é fazer apenas aquilo que ti preenche e satisfaz. Importar-te consigo mesmo, independente de qualquer coisa, ser livre. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

É preciso conhecer a tua verdade e assim serás livre, para ter saúde e física e mental, tornado-se uma pessoa melhor consigo mesma, mais solidária com outros, consciente e produtiva para com a sociedade.

Deposite energias naquilo em que credita. Nunca se importando com o que pensam ou dizem os outros sobre seu modo de vestir, sua religião, sua profissão, seu mais novo projeto pessoal, seu cônjuge, seu companheiro (a), sua família, seu negócio, seu estilo de vida.

Em silêncio, ouça os comentários a teu respeito, sem desespero e quanto mais impiedosos eles parecerem ser, não te aflijas, são indicativos de que mais próxima está a tua conquista, que tanto incomoda alguns. O que dizem a teu respeito é apenas um discurso longe da tua realidade, esta pertence somente a você.

Existem pessoas que temem a vitória de seus pares, porque foram incapazes de conquistar a sua própria.

Importa-ti contigo mesmo e segue em frente, em busca da realização de teus sonhos e necessidades.

Seja surdo, quando preciso for, para ignorar calúnias, difamações e provocações. Mudo, quando necessário para não se rebaixar ao nível dos que te agridem, cego para não enxergar os males que te assolam.

Será com perseverança, firmeza e tranqüilidade que pisarás na inveja dos teus invejosos, eliminarás espaços de ataque dos que ti perseguem, para que nada ti enfraqueça.

O importante é cuidares de ti. Ninguém fará por você aquilo que somente tu podes fazer por si mesmo. Construa o seu caminho rumo a tua felicidade.

Seja você mesmo!

Logo, todos admiraram teus feitos e conquistas, teus invejosos engoliram a tua existência triunfante, tua confiança e auto estima se solidificará e alcançaras o topo de tuas possibilidades e a liberdade de ser a ti mesmo, sem medo, insegurança e indecisão.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 30/10/2010
Código do texto: T2587680
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.