Não fique louco

Esta bela orientação de meu colega Alamar merece uma reflexão por parte de nossos colegas do Recanto.

Não fique louco!

Apesar da internet ser uma tecnologia maravilhosa, ela virou uma bagunça total, sob muitos aspectos, principalmente pela incompetência de analistas, programadores e operadores de computadores.

Existe uma coisa chamada SPAM, que é o tráfego inescrupuloso de mensagens que circula, que congestiona a rede, entope os computadores dos provedores e a suas caixas de e-mails. São aquelas mensagens que você recebe, sem saber quem enviou, levando conteúdo que nada tem a ver com os seus interesses, que incomodam, irritam e lhe dão um trabalho enorme para apagá-las e destiná-las ao lixo.

Não estou falando apenas de tráfego de vírus, que é muito comum, mas na falta de bom senso das pessoas comuns, que, por não terem o que fazer, sentam-se diante do seu computador, todos os dias, de manhã, de tarde e de noite, e saem retransmitindo para os seus conhecidos tudo o que recebem, sem analisarem se o conteúdo de fato vai ser útil e interessante para os outros, e por aí vai.

Tem gente que lhe manda dez, vinte e até mais de trinta e-mails POR DIA! Entra no seu Orkut, todo dia, para lhe mandar uma mensagem enorme desejando bom dia, pela manhã; outra pra desejar boa tarde, à tarde; outra pra desejar boa noite, à noite; outra pra desejar bom fim de semana às sextas-feiras; outra pra desejar que o seu sábado seja maravilhoso e mais uma para lhe desejar um bom domingo.

É natural que você se sinta feliz, ao verificar que um amigo se lembra de você, mandando, de vez em quando, uma mensagem bonitinha, com imagens de flores, paisagens e animais desejando um feliz aniversário, feliz natal, páscoa, etc... mas quando mensagens são enviadas diariamente, inescrupulosamente e sem motivo algum, terminam se tornando inconvenientes.

Por causa destas coisas, os provedores tomam iniciativa de colocar o que chamam de FILTROS, em seus sistemas, com objetivos de coibir os abusos.

Acontece que, por causa da despreocupação em contratar analistas de sistemas e programadores competentes, para criarem meios eficientes para resolver o problema, terminam por tomar atitudes burras e inconseqüentes, atirando no escuro e acertando quem nada tem a ver com a bagunça que é feita.

Vou dar alguns exemplos, pra você entender bem o que vem a ser isto:

Faz de conta que começam a aparecer algumas baratas na sua casa e você, inescrupulosamente, começa a comprar venenos, sem critério algum, em quantidades absurdas, e espalha por toda a sua casa, como se fosse para matar dinossauros.

O que vai acontecer?

Vai contaminar a família inteira e, em muitos casos, terminam por matar animais domésticos.

A pessoa inteligente e de bom senso, sabe que existem dosagens e produtos específicos para cupins, outros para ratos, outros para baratas em quantidades, quando o ambiente já está infestado, e outros para o caso dessas algumas baratas que começaram a surgir.

Agora mesmo estamos vendo a imprensa alertar a população quanto as super-bactérias que estão surgindo, por causa da ignorância e irresponsabilidade do povo, que sai comprando antibióticos em farmácias e metendo no organismo, para combater um simples espirro que surge. A coisa está séria, no Brasil.

Tudo tem que ter limite, tudo tem que ter dosagem.

Os imbecis dos provedores de internet, não sabem disto.

Não se estresse por causa da internet

Não tire conclusões precipitadas sobre as pessoas, por causa de internet, principalmente sobre aquelas que são suas amigas. Tem muita gente rompendo, com amigos, por causa de mal entendidos na internet! Iisto é um absurdo.

Eu entro no meu computador, vou ao Orkut e vejo uma mensagem, supostamente enviada por uma pessoa, amiga, trazendo a sua foto e tudo, fazendo-me uma proposta ou um convite absurdo, desonesto, imoral e até agressivo.

Por conta da minha ignorância, do meu desequilíbrio emocional e da minha mania de tomar medidas precipitadas e impensadas, já que inteligência não é coisa que eu costumo praticar, excluo a pessoa da minha relação, fico com raiva dela, deixo de falar com ela e não respondo mais nem outras mensagens que, de fato, provém dela.

E o amigo ou amiga, lá do outro lado, não está sabendo de nada, não está entendendo nada, não sabe porque eu fiquei com raiva, resolvi cortá-la da minha relação e, em elevado coeficiente de burrice, retirei dela qualquer direito de defesa.

E nesta onda a burrice vai prejudicando a relação entre as pessoas.

Saiba de algumas coisas que nem todas as pessoas sabem, sobre internet:

• Nem todos os emails que você manda para as pessoas, chegam até elas, apesar de registrados em seu computador como enviados. A praga dos filtros burros dos provedores, semelhantes aos venenos para matar dinossauros, desvia, não os deixa ser transmitidos ou, quando muito, faz ir diretamente para a caixa de SPAM ou para o lixo das caixas postais deles e eles, como você, não sabem disto.

• Não se chateie, achando que aquele amigo que escreve artigos e matérias que você gosta, retirou o seu e-mail da sua lista e não está mais enviando nada para você. O motivo é o mesmo, as pragas dos filtros idiotas que fazem com que as mensagens não chegam aos seus destinos. Acontece muito de amigos me perguntarem por que eu não lhes mandei mais emails. É isto que acontece.

• O MSN da pessoa está aberto, mas ela pode não estar diante do computador. Portanto, não fique com raiva dela, caso você chame e ela não atenda. Leve em consideração que a pessoa pode estar ao telefone, na privada, em outra conversa importante com outra pessoa e sem a menor condição de lhe dar atenção naquele momento. Não tem nada que ficar com raiva.

• Pessoas que são conhecidas demais, geralmente têm os seus MSNs carregados, com centenas e até milhares de amigos e, quando ficam “on line”, costumam piscar dezenas deles, ao mesmo tempo, chamando para conversar. Se ela não lhe dá a atenção no volume que você gostaria, não é que ele desconsidere você, é que fica impossível atender simultaneamente tanta gente, mesmo sendo gente querida.

• Se lhe chega uma mensagem, pelo Orkut, enviada por uma “amiga”, mandando abrir um arquivo contendo cenas de uma famosa atriz transando; opte por usar a inteligência, já que você conhece muito bem aquela amiga e sabe que não é do seu estilo costumar mandar esse tipo de mensagem para você. É muito mais inteligente do que tirar conclusões precipitadas, excluindo-a.

• Se eu entro num determinado site de uma instituição ou pessoa honrada, e vejo, de uma hora pra outra, conteúdo imoral ou propostas ilegais, criminosas ou inaceitáveis, é preciso que eu saiba que bandidos da internet, os famosos "crackers", invadem sites e alteram os seus conteúdos, com objetivos de prejudicar os outros, certos de que existe muita gente boba, como eu, que sai difamando antes de averiguar os fatos.

• Se você, que está a fim de fazer uma viagem aérea, com sua família, mas não faz por causa dos custos altos das passagens, e de repente recebe um email falando de uma “maravilhosa” promoção da Gol, da TAM ou de qualquer outra companhia aérea, tenha calma!!! Não vá logo abrindo o site que o e-mail está mandando, com aquela ânsia maluca de querer ver logo, a tal promoção. Procure pelo site da companhia aérea, que é fácil encontrar na internet, e verifique lá e não no link enviado pelo e-mail. Se a promoção de fato existir, com certeza vai estar no site da companhia.

• Cuidado com propostas e oportunidades “maravilhosas” demais!!!! Milagre não existe. Lembre-se daquele velho ditado: “quando a esmola é grande demais, o mendigo desconfia”. Se a "maravilha" é uma super promoção do “Wal Mart, vá conferir no site do Wal Mart, se é das “Casas Bahia, vá no site das Casas Bahia. Recuse qualquer coisa que diga: “Você tem que clicar agora, senão perde a oportunidade”. É aí que está a armadilha.

• Por outro lado, não radicalize, por excesso de precaução, porque também é burrice. Boas propostas existem, também. Se um amigo confiável lhe manda uma sugestão de uma novidade boa, uma coisa bastante interessante e que pode ser bem significativa, você simplesmente vai recusar ao menos conversar com ele, por causa de preconceito, radicalismo e mente congelada sobre tudo o que possa ser bom? O que custa pedir maiores informações e questionar se, de fato, aquela coisa é boa e interessante? Será que o seu amigo, que você confia, seria tão burro, a ponto de permanecer por vários anos em alguma coisa que pudesse ser falcatrua ou picaretagem? Não já teria desistido?

• Não saia retransmitindo mensagens da menininha seqüestrada que, há anos, circula pela internet, porque não existe menina seqüestrada nenhuma. A casa caiu para a Caixa Econômica? Mentira, não retransmita isto, porque é palhaçada. A Rede Globo nunca teve acesso às doações do Criança Esperança, muito menos a declara em imposto de renda. A Mega Sena é uma fraude? Mentira, não existe falcatrua ali não. O que é questionável é o fato do governo ficar com a maior parte dos recursos das apostas, o que é uma safadeza para com a população, mas dizerem que é coisa de carta marcada, é mentira.

• Cuidado com e-mails provenientes de fanático partidário político. Eles não devem merecer a menor credibilidade, por conta do fanatismo em si. Eles costumam endeusar pilantras, só porque fazem parte da sua bandeira partidária, da mesma forma que difamam pessoas de bem, só porque fazem parte de partidos que eles vêem como inimigos. Isto mesmo, eles vêem os outros partidos, sempre como inimigos.

• Cuidado, também, com e-mails de religiosos fanáticos, que são tão danosos quanto os políticos fanáticos. Todo email religioso que vive pregando "verdade absoluta" não pode merecer credibilidade, ainda mais quando afirma que a sua rotulação religiosa, ou seja, aquela denominação da sua igreja, é a dona da verdade e todas as outras estão erradas, todo tipo de crença ou concepção está errada e condenada. Nenhuma pessoa que é, de fato, honesta e praticante de crença coerente, vive a pregar "verdade" pra ninguém, ainda mais se dizer dono da verdade exclusiva.

A internet é uma excelente ferramenta, na vida da gente. Existe um nível de burrice enorme, por parte dos provedores, que são aqueles que deveriam cuidar para ela ficar melhor, mas isto não deve ser motivo pra gente se aborrecer, principalmente, com pessoas que nos são caras e importantes, nos estressando, de graça, por desinformação.

Para sua apreciação.

Alamar Régis Carvalho

Haroldo
Enviado por Haroldo em 07/11/2010
Código do texto: T2601613