O Silêncio

O silêncio muitas vezes se constitui em atitude sábia e prudente. As palavras depois de ditas não mais se apagam e o silêncio é momento de reflexão para escolher as palavras certas de modo que atinjam os nossos objetivos sem magoar nem ofender ninguém.

Palavras soltas ao ar sem planejamento prévio e questionamento sensato podem causar conseqüências incorrigíveis e lastimáveis.

Procurar palavras no silêncio é um ato de coerência e prevenção a fim de evitar que mal entendidos sejam irreparáveis.

O silêncio nos leva a dialogar conosco mesmos antes de proferir idéia a outrem e questionarmo-nos se gostaríamos de ouvir aquilo que pretendemos dizer.

Somos responsáveis pelas nossas palavras que surtem efeitos positivos ou negativos sobre as pessoas que as ouvem e sobre nós mesmos. Muitas vezes pela falta de hábito de pensar antes de falar podemos magoar pessoas queridas e causar feridas que talvez demorem de cicatrizar. E mesmo cicatrizando um dia, deixarão marcas como provas da sua desastrosa passagem.

O silêncio nos auxilia na busca do momento certo e da ocasião perfeita para realizarmos algo ou pra finalizarmos aquilo que iniciamos um dia. Em momentos de reflexão íntima podemos descobrir a solução para problemas que pensávamos difícil ou talvez impossível de se resolverem.

Aprendi em um livro de Norman Vincent Peale, “mensagens para a vida diária” que não existe problema sem solução. Concordo plenamente. O que existe é a falta de habilidade das pessoas em resolvê-los. Ele diz ainda que o primeiro passo para resolver qualquer problema é a tranqüilidade. Tenho observado isso no decorrer da minha vidae tem sido de grande valia para buscar as minhas soluções.E tenho aconselhado a muita gente agir dessa forma.

O silêncio portanto, é a oportunidade de viajarmos para dentro de nós e buscar no nosso íntimo a maneira perfeita de solucionar os nossos problemas e enfrentar as nossas dificuldades.

Tenho chegado a essas conclusões principalmente nesses últimos dias onde um problema nas cordas vocais tem exigido de mim que fique calada. Qual não foi a minha surpresa: o que podia ser um sacrifício para mim vem se tornando uma possibilidade de crescimento na medida em que tenho podido refletir, pensar, ler as boas palavras, assistir bons filmes e escrever textos como esse que tenho certeza vai ser útil para alguém. Se uma só pessoa for beneficiada por ele terei a certeza de que o meu silêncio está valendo a pena. E ainda que não tenha valido a pena pra outras pessoas já terá valido para mim.

Por isso aconselho a todos ( nunca pensei que um dia ia aconselhar isso): tirem um tempo para o silêncio criando assim oportunidade de se conhecer melhor, pensar e refletir, rever posturas e dar uma chance de mudar algo que está ruim em você, antes de pensar em mudar os outros.