Modernismo?

Apocalipse 3: 20

Dia destes me veio à mente uma imagem concernente à rede de distribuição de alimentos numa cidade qualquer. Não sei porque, mas comecei a refletir sobre a divulgação do evangelho e como os cristãos de hoje estão se comportando.

Em qualquer cidade, de porte médio para cima, existem os grandes supermercados que são pontos muito concorridos, onde todos podem ir e efetuar suas compras, com múltiplas opções de marcas e produtos. Geralmente estão localizados em centros, ou onde haja muita circulação de pessoas ou fácil acesso a veículos.

Indo em direção aos bairros, temos os mercadinhos, que antigamente se chamavam empórios. Nestes pode-se encontrar uma gama de produtos, embora com opções mais reduzidas de marcas. As marcas que predominam são as mais populares, mais baratas.

Se chegarmos nas periferias vamos ter ainda os mini pontos, lugares muito pequenos, mas que atendem às necessidades eventuais e de última hora dos vizinhos. Aí se encontram poucas opções de marcas e de produtos. Muitas vezes não conseguem ir além de vender pirulitos, balas, chicletes e pipoca doce para as crianças.

E o que tem isso a ver com o cristianismo moderno?

Veja bem, o texto que usei como base para esta meditação diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Não parece que o cristianismo moderno está invertendo essa palavra de Jesus? O que vemos hoje?

Grandes templos nos centros da cidade, templos mais modestos na região mediana das cidades, em direção aos bairros e uma infestação de pequenos pontos de “pregação” nas periferias. E se pensarmos em relação ao que cada uma destas instâncias se propõe pregar, veremos que a analogia com a rede de distribuição de alimentos é plausível.

Observando com mais atenção os pontos de periferia, no entanto, destaca-se muito a questão do pouco comprometimento com a Palavra de Jesus por parte dos freqüentadores assíduos e eventuais. Nos assíduos nota-se uma maior tendência a fanatismos, haja vista o conteúdo nestes locais sofrerem com o baixo nível de preparação de seus dirigentes, em sua maioria. Nos freqüentadores eventuais notamos, por assim dizer, que muitos só aparecem para buscar alguma benção de momento, ou receber orações milagrosas, quem sabe previsões de futuro próspero e de riqueza, uma vez que nestes locais a “vidência” é uma constante, muito usada como forma de atrair freqüentadores.

É destes freqüentadores que eu quero falar. Quando invertemos a Palavra de Jesus, que disse que está a porta e bate, e passamos a abrir portas e portas, cada qual com um ministério que se diz novo, pois senão não justificaria tal profusão de nomes, estamos, na verdade, dando espaço para esse cristianismo moderno proliferar. Muitos vão de ponto em ponto buscando sempre resolver seus problemas, geralmente financeiros, mas não querem ter nenhum compromisso com a Palavra, de fato. Significa dizer que nunca abrem a própria porta para Jesus e sua Palavra de justiça e de amor, não querem mudar nada em suas vidas. Sem mudança não há como ser um seguidor assíduo de nenhuma denominação. Sem compromisso, não dá para estar integrado a nenhuma igreja. Melhor ficar assim, de galho em galho, de porta em porta, sem estar em nenhum lugar.

Ser membro de uma igreja ou mesmo assumir compromisso com Jesus implica em ser fiel, correto, praticante do bem, ser leal com o próximo e isso não parece ser o desejo dos cristãos modernos. Eles querem fazer as mesmas coisas erradas de sempre, mas não abrem mão de garantir bênçãos e correm para os locais onde são oferecidas como produtos promocionais.

Mas, Jesus está batendo em nossa porta, se o aceitarmos, com as responsabilidades que isso significa - mudança de vida, prática do amor e da justiça para com Deus e com o próximo - com certeza, teremos mais chances de sermos abençoados. Isso ocorre, até mesmo, pelo menor numero de besteiras que fazemos em nosso dia a dia, quando temos uma boa companhia, como Jesus.

Podemos ser frequentadores de qualquer lugar que propaga a Palavra, mas temos que ter compromisso com essa Palavra. Senão de que adianta ter milhares de portas abertas?

Meu irmão medite nessas palavras e abra sua porta para Jesus! Ele quer entrar e cear com você. Fique com Deus.

João Carlos

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 19/11/2010
Reeditado em 12/02/2011
Código do texto: T2624749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.