JOÃO BATISTA - O PRECURSOR

Ev. Lucas - JOÃO BATISTA - o Precursor de Jesus

Filho de Isabel e Zacarias, foi o instrumento primeiro a quem Deus atribuiu a grande e honrosa missão de ser o precursor, aquele que viria adiante do Messias, anunciando na hora certa quem seria o enviado, o prometido pelo Pai, que viria salvar a todos, sem distinção. João foi fiel até a morte, iniciou sozinho a preparação do povo que deveria receber Jesus. Pregando, lutando e, com muita coragem denunciando a todos os pecados que vinham cometendo . Nas suas pregações procurava mostrar ao povo tudo de mau que praticavam e, lembrava-os de quando Moisés, enviado por Deus, os salvara do grande sofrimento de 400 anos de escravidão no Egito.

Procurava lembrá-los do grande amor de Deus para com eles. Convidava-os, portanto, a retornarem ao caminho da salvação, anunciando, sempre, que estava próxima a chegada do Messias e, que todos se preparassem. Por toda a parte a sua pregação se fazia ouvir :-“Venham batizar-se e arrependam-se dos seus pecados”, dizia. O povo estava vivendo de maneira muito voltada só para o material, esqueceram-se do espiritual; por isso dizia João que estavam sempre pecando, ofendendo o Criador. E, durante as suas pregações o povo até lhe perguntava se não era ele o Messias, ao que João prontamente os respondia:-“Não, não sou, sou apenas aquele que veio para abrir-lhe os caminhos. Eu não sou digno sequer, de amarrar as correias das suas sandálias. Eu hoje batizo com água mas, Ele, os batizará no Espírito e no Fogo.”

João foi tão autêntico e tão fiel, que dizia sempre em seus sermões que não era ele o enviado. Que viera com a missão de anunciar a vinda do Filho de Deus, abrindo-lhe os caminhos e, que ele era apenas como uma vara balançando ao vento no deserto; que era uma tocha fumegante que não se apagaria até que tudo se cumprisse. Ele nunca se aproveitou da sua missão para engrandecer-se. A sua missão era a de anunciar a vinda do Salvador e arrebanhar aquele povo que havia se extraviado do caminho. Muitas vezes condenava, pessoalmente, as atitudes do próprio Rei Herodes, por tornar-se amante de Herodíase, mulher do seu irmão.

Por isso, quando numa festa Herodes promete um presente para a filha de Herodíase, sua amante, ela manda a filha pedir a cabeça de João numa bandeja. Herodes, apesar de ser admirador de João, pela sua coragem, atende aquele pedido e a moça dança, durante a festa, com a cabeça de João na bandeja. Esse é o grande João Batista na vida de Jesus. Cumpriu a sua árdua missão e pagou com a vida pela fidelidade. Cumprindo a primeira parte do Plano que Deus criou em última instância, para a Salvação do seu povo, dos seus filhos, que também, ainda hoje fazemos parte.

E, hoje, muitas são as vezes que nos omitimos, temos vergonha de dizer que cremos em tudo isso e, não temos coragem de anunciar Jesus como o verdadeiro e único meio de salvação, para voltarmos a Deus. Por isso, é preciso refletirmos sempre como estamos vivendo; se procuramos, ao menos, ser fiéis em tudo aquilo que dizemos crer sobre Deus. É preciso que falemos que cremos mas, é preciso, principalmente, que testemunhemos com os nossos atos e atitudes, que realmente é a verdade que acreditamos e vivemos.

AMÉM ! DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! -

Bene – ctba. (b.g.j.) -05/12;2010