O Sol Quer Brilhar!

Todos os dias o Sol brilha independentemente da nossa vontade ou do nosso estado de espírito, mesmo nos dias nublados percebemos sua claridade. No entanto, nós estamos sujeitos, vez por outra, às dúvidas, ao cansaço e a tristeza que tentam tomar conta dos nossos pensamentos e da nossa vida. Assim, num instante, parece que tudo vai ruir, desmoronar, enfim o desânimo querendo habitar o nosso coração, a solução dos nossos problemas parece um tanto difícil e o nosso sofrimento parece ser o maior de todo o mundo.

A vida dá muitas voltas e ao longo do caminho têm algumas passagens mais difíceis, subidas mais íngremes, descidas repentinas, turbulências inesperadas, os mais diversos sofrimentos, assim como existem os abismos, a traição, a falsidade e todas as intempéries que estamos sujeitos.

Felizmente existem os amigos, os familiares e principalmente quem é superior a tudo mais que existe, Deus. É muito importante também saber que tudo nesta vida passa um dia, mesmo os momentos mais difíceis e dolorosos.

Naqueles momentos, devemos procurar a quem possui mais experiência do que nós e pessoas amigas de verdade, pois, muitas vezes um simples desabafo já melhora nosso estado de espírito. Às vezes uma palavra, um conselho, uma orientação é a chave para solução de muita coisa na nossa vida. Ter alguém para conversar é sempre bom, um ombro amigo resolve uma boa parte dos nossos problemas. Como diz Rubem Alves, temos de ter um amigo pelo menos num raio de cem quilômetros para procurá-lo na hora precisa.

Ficar preso no passado, nos erros do passado, nos acontecimentos tristes do passado, nos traumas ou nas palavras negativas que ouvimos não nos faz bem. Temos que aprender a fazer uma faxina diária em nossa vida, nos nossos sentimentos, nos porões da nossa mente, vasculhar todos os cantos para tirar o lixo e as sujeiras de dentro de nós. Aprender a perdoar dentro de nós as pessoas que em algum momento não nos fez o bem, compreendendo as limitações daquelas pessoas. Despedir o que não presta e chamar aquilo que queremos em nossa vida. Pois o Sol nasce e renasce, sempre e sempre e, assim, podemos também aprender a lição, renascendo a cada dia, nos renovando, limpando os nossos sentimentos.

Quando aprendemos a fazer esse exercício diário, nossa vida tende a melhorar sempre. É possível a Paz reinar em nossa vida. Mas para isso é preciso fazer um trabalho com a gente mesmo. Não existe progresso sem o trabalho necessário. O trabalho de hoje é o fruto que colheremos amanhã. Somos os únicos responsáveis pelos nossos sentimentos e temos que cuidar bem deles. Disso depende nossa saúde, nossa harmonia interna e também o sucesso da nossa vida.

O Sol é nosso aliado nesse processo de limpeza, pois é o responsável maior pela vida na terra. Quando ligamos o nosso pensamento nas coisas boas da vida, nas horas alegres, nas pessoas que gostamos, naquilo que acreditamos, adquirimos ânimo para continuarmos nossa jornada.

O sol clareia todos os dias, mas, às vezes, nos sentimos no escuro. O escuro dos dias é nossa parte sombria, os pensamentos negativos, o acervo da ignorância. Às vezes tomamos a atitude de quem vai sair de uma situação e mesmo assim não saímos. Teimamos em ficar na escuridão, pois sempre é mais fácil se acomodar, cruzar os braços, permanecer sem iniciativa, com pouca responsabilidade e nada fazer para melhorar. É fácil ficar nesta condição.

Evolução é construção de todo dia, responsabilidade crescente, desenvolvimento contínuo. Não basta seguir um tempo e parar. Não basta olhar para frente e não querer seguir. Tem que trabalhar duro o dia a dia, vencer a si mesmo, as limitações, as barreiras e a ignorância, às vezes, quase intransponíveis. Muitas vezes é preciso atravessar desertos, varar noites a fio, sentir o frio da ingratidão, para reconhecer a Luz que quer brilhar em nós. É necessário vencer a preguiça em aprender, querer estudar continuamente, prestando atenção no caminho, no caminhar e em tudo ao nosso redor. Principalmente, prestar atenção em nós mesmos, nos medos, nos impulsos e nas falhas. É preciso plantar as sementes do bem, construindo a paz dentro e fora da gente. Regar as sementes plantadas e cuidar da plantação para ela crescer sadia. Corrigir sem medo o coração e buscar na fonte os sagrados ensinos. Evolução é comungar a vida em união, desfazer as cascas obscuras do passado, reconhecer a vaidade, que turva o brilho do amor. Ser mais humilde perante a vida, perante o criador e sua criação.

Precisamos encontrar nosso lugar nessa vida, ínfima gota no imenso universo. O que são os nossos problemas? Pequena dificuldade de aprendiz. O que é o nosso sofrimento nessa vida? Nada diante da grandeza Divina. Pobre do homem que não sabe o que quer. Incompreensões, conflitos, guerras, violência, competição, ambição desmedida. Nada valerá mais do que o silêncio do criador, todo o tempo dando oportunidade para todos. Com sua luz fina e cristalina.

Floripa, 08 de dezembro de 2010