O VALOR DA GRANDE VIRTUDE = ¨ A TOLERÂNCIA ¨

Eu e minha esposa estamos casados desde 07 de Dezembro de 1952. Completamos, portanto 58 anos ininterruptos de convívio, com todas as suas convergências e divergências iniciais no novo estado civil. Tivemos dois filhos e duas filhas que nos deram 10 netos e netas e...06 bisnetas, que são, todos, o nosso maior tesouro.Perguntaram-me, então, ¨Como vocês conseguiram chegar até aqui? É tão difícil os casamentos durarem tanto assim nos dias atuais? Disse-lhes então ;- ¨Algo que descobrimos durante a nossa caminhada 1 ano de namoro e noivado.. Primeiro e, acima de tudo, que nos amávamos muito. Segundo, Que nosso temperamento e nosso modo de ser eram diferentes, como na maioria dos casamentos.

Daí, chegamos a uma mesma conclusão. Observamos que ambos éramos de personalidades fortes e definidas. E, portanto, passíveis e de muita facilidade para desencontros e desentendimentos nas relações do dia –a – dia da nossa vida de casados. Então, procuramos viver um para o outro e, depois os dois para os nossos filhos e, hoje, também para os netos e bisnetas Decidimos , então, colocar em nossa vida algo que nos dias atuais está muito em desuso , que é a TOLERÂNCIA, como virtude que ela é. Conforme o conceito de S.P Rouanet, -¨ A Tolerância é uma virtude que nos serve de passagem para um estágio mais civilizado e menos possuir mecânico no convívio das diferenças e, deve ser uma virtude que causa interpenetração entre os diferentes¨.

Ou seja, a Tolerância deve ser um ato constante de prevenção e educação. Ela se torna um exercício necessário para as pessoas conquistarem a sabedoria do proceder. Tolerância não é passividade. , ¨¨Tolerare¨ quer dizer : ¨levar¨, ¨suportar,e também combater¨.Quem se pretende possuir a verdade, ou melhor , a ¨certeza¨, termina sendo intolerante, sem nada querer escutar contra. Quem realmente ama, tem o principal para tolerar o ser amado e sempre perdoa-lo. Assim sendo, descobrindo essa palavra mágica que é a Tolerância, superamos todos os nossos conflitos, tão comuns nos casais, Que sempre chegam as separações.da vida a dois. Os desentendimentos diários são constantes e, completamente compreensíveis pois é , justamente, a somatória da tolerância diária que leva os casamentos mais longe.

Infelizmente, as pessoas querem predominância dentro do lar com temperamentos fortes que nunca são controlados devidamente., que as levam a muitos momentos indesejáveis. Logicamente até o dia que, ambos, já cheios de intolerâncias, começam as brigas, envolvendo, inclusive, os filhos, chegando ‘as separações, sempre com os prejuízos maiores para os herdeiros, que não pediram para nascer, nem ao menos tiveram a liberdade de escolherem o seu nome. Portanto, não basta amar para sonhar, não basta amar para casar, mesmo dentro da vida do casal que se ama , a Tolerância é que os mantém unidos por longos e longos anos. Quando a tolerância se faz presente no casamento, as diferenças psicológicas existentes entre o homem e a mulher , não atingem patamares de brigas sem soluções.

Deus, quando criou Adão e depois criou Eva para complementa-lo. Por isso as diferenças no físico; o homem sendo mais forte, ficou como o mantenedor do lar e manutenção da família e a mãe, com a sublime missão de cuidar do lar e dos filhos, educando-os, trazendo-os ao mundo da maneira mais linda e cheia de amor, que é o parto.E ambos constróem a família abençoados por Deus. Para salvar um casamento com todas as suas implicações é necessário usar a Tolerância em nome e respeito ao amor que todos os casais dizem que os unem, só que não aceitam os imprevistos que a vida oferece a todo ser humano, muitas vezes criados pelos próprios tempos atrás, que nem se lembram.

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - Bene ( b. g. j.) Ctba. 24/12/2010