Pensamentos para reflexão

Pensamentos para reflexão

“Como podem aqueles que têm apenas conhecimento do mero prazer sensual conhecer a Verdade Suprema? O desejo por prazer sensual encoberta a verdade do olho interior. Tal ânsia manifesta-se de várias maneiras, criando mais e mais desejos e estabelece mais e mais desejos por ação. Esses escondem a verdade de nossos olhos como um véu espesso. O reconhecimento desse véu é um grande passo no progresso espiritual. Esse é o princípio de Maya (ilusão) do Vedanta. Desde tempos imemoriais, embora a verdade fosse evidente, essa cortina a tem escondido das pessoas. Felizes são aqueles que conseguiram uma grande força de espírito, mantendo Deus como seu pai, mãe, amigo, Guru e amado. Eles adoraram Deus como o mais querido a eles, mais que tudo e todos, aqui ou no futuro.”
***
“Quando você atinge o controle dos sentidos, a purificação da mente, a concentração e o silêncio interior, o que inicialmente surgiu como uma necessidade lógica torna-se evidente mais tarde, na consciência purificada, como uma Vontade Positiva Permanente Impessoal (Prajnaanam Brahma). Através da prática incessante da Verdade, Retidão e Coragem, a Divindade em repouso no indivíduo será induzida a se manifestar na vida diária, transformando cada dia na alegria de amar verdadeiramente. Conheça a Suprema Realidade, respire-A. Banhe-se Nela. Viva Nela. Então Ela se torna tudo de você e você se torna completamente Divino.”
***
“No puro e sereno (Sátvico) caminho da meditação, você considerará a repetição do Santo Nome e a meditação como um dever e sofrerá qualquer tipo de problema pelo seu bem; você estará completamente convencido de que este mundo é apenas uma ilusão, de modo que você só fará o bem em todas as condições e em todos os momentos. Você desejará somente o bem de todos e sempre os amará; você usará seu tempo ininterruptamente na lembrança e na meditação do Senhor. Você não desejará nem mesmo o fruto da repetição do Nome e da meditação; você deixará tudo isso para o Senhor.”
SHATYA SAY BABA