Vida: Autores e Protagonistas

Costuma-se dizer, que as coisas são como são, que a vida, é o que é, e pronto. Um absoluto determinismo, uma condição inapelável...

Depende:

Uma pessoa comum, diante de um bloco de pedra, verá apenas um bloco de pedra, mas sob o olhar de um artista, começará a nascer uma bela escultura.

Para um perdedor, qualquer revés é motivo para desespero, para um vencedor, o maior dos problemas, se afigura como um instigante e irresistível desafio à superação.

Um pessimista reclama dos espinhos da rosa, o realista não ignora os espinhos, mas opta por usufluir da beleza perfumosa de sua composição.

Um cético, agasta-se e sucumbe à menor das dores, um homem de espírito, vê o mais agudo sofrimento, com a resignação e a coragem das almas maduras, que acreditam na vida e confiam em Deus.

Alguns, estagnam nas dificuldades, outros criam soluções.

Tem gente que vive indefinidamente a esperar o momento oportuno. Tem gente, que faz os seus momentos, que faz acontecer.

Há os que vivem a se lamentar da vida, e os que vivem a vida.

Alguns supervalorizam os episódios tristes, outros garimpam os momentos felizes, que lhes orvalham o ser.

Para um analfabeto, um poema de Pessoa, não passa de rabiscos indecifráveis e insignificantes. Para alguém letrado e culto, é muito mais que um poema de Pessoa.

Cada um, percebe as mesmas coisas e situações, de modo diverso e relativo, tudo é o que fazemos ser:

Se quisermos ser coitadinhos, coitadinhos seremos.

Se desejarmos fazer a diferença, assim será.

O sonho e a realidade, não são antagônicos, o sonho é a nascente das realizações.

Não somos marionetes do destino, somos autores e protagonistas do nosso desiderato.

Cada um que lê esse texto, lê um texto diferente, ainda que esteja lendo o mesmo texto. O mesmo ocorre com a leitura e interpretação do existir.

Antonio Pereira (APON)

http://www.aponarte.com.br