Informática do Ser

No principio éramos um simples “sistema operacional”. Fomos “instalados” numa “máquina” compatível com nossas necessidades para interagir com outras “máquinas”.

Mais não somos um “software qualquer”, somos o top de linha da criação, nosso “código aberto” permite novas programações, e nosso módulo de inteligência nos permite alterar nosso próprio registro. Conectados em rede com os nossos pais, logo recebemos os aplicativos de linguagem e comportamento. Não tarda a aumentar a nossa rede familiar; se conectam outros parentes, amigos, escola... Uma série de “programinhas” legais são instalados, fazemos nossos primeiros “downloads” e “uploads”, aí surgem os primeiros “vírus”, reclamando dos pais, como administradores da rede, a instalação de um “antivírus” adequado, mas com o crescimento da rede e o aumento no trafego de informações, logo será preciso um bom firewell e um antispayware, para dar conta das pragas que surgirão sobretudo quando o plug-in da adolescência for instalado. Nesse momento, todos os “bugs” dos aplicativos aparecerão, reclamando a ação de utilitários de diagnóstico e reparo, bem como um update geral. Feito isso, a maturidade se auto instalará.

Durante esse período, a “interface gráfica” foi se modificando, nossas habilidades foram aprimoradas e ganhamos condições de gerir uma sub-rede, ou mesmo uma rede própria. Por nossa vontade ou contra ela, algumas máquinas vão se desconectando de forma temporária ou permanente, outras novas se conectam, reconectam-se algumas antigas...

Com o passar dos anos, o desempenho do nosso “hardware” já não é o mesmo: o processador está mais lento, a memória insuficiente, o dispositivo de vídeo apresenta fadiga, surgem “bad blocks” no HD, perdem-se dados, o sistema começa a travar, os “upgrades” servem apenas como paliativos até que nossa “querida maquininha” pára.

Mas não fique triste! Assim como não somos um “softwarezinho” qualquer, o responsável pela grande rede do universo, não é um administrador qualquer. Deus tem um “back-up” de todos os nossos dados, nada se perdeu, ganharemos um novo “equipamento” compatível com nossos avanços e conquistas, seguiremos evoluindo nesse programa de afiliados chamado: eternidade.

Antonio Pereira (APON)

http://www.aponarte.com.br