Senhor, ensina-nos a orar!

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR!

Texto de Honorato Ribeiro.

Eis como deveis rezar: “Pai nosso que está no céu”... Céu? Que é céu? Onde é que ele está? No Cosmo? Nas estrelas? Nas religiões? Nas igrejas? No azul infinito?

Digo-lhe afirmativamente: Está dentro de cada um de nós. Pois é nas criaturas que Deus habita; porque Ele é vida. Há, contudo, que existe gente que, embora vivo, mas esteja morto, porque não descobriu o céu dentro de si, por isso vive errante e errando sem rumo e sem direção. Quem não descobriu Deus em si mesmo, o céu não poderá ser cidadão celestial ou chamado de cristão. Céu não é um lugar

geográfico, mas um estado de graça da presença de Deus em sua vida, em nossa vida. Não viver se preocupando por coisas desse mundo: bens materiais.

“Santificado seja o Vosso nome”... Estamos afirmando que Deus é santo e perfeito; e damos glória e exaltamos o seu nome que é santo. Por isso não devemos falar em vão o seu nome. Mas há muita gente que afirma crer em Deus e ser até religioso. Mas a sua atitude é como as dos fariseus e escribas:

“Excluíam do convívio religioso e social os doentes, pobres, cobradores de impostos, e os povos que não eram judeus. Julgavam que somente eles, os judeus, eram quem tinha a salvação e escolhidos por Deus. Os outros povos eram excomungados e tratavam-nos como “cães pagãos”. Na nossa sociedade de hoje, o capitalismo, o consumismo, as máquinas têm mais valores do que a pessoa humana. Agem como os fariseus na época de Jesus.

“Venha a nós o vosso Reino;”... Nós pedimos a Deus que o Reino do céu venha viver em nosso coração, nas nossas vidas. Mas muitos pedem e jogam no lixo, pois, o reino do mundo, que são os bens materiais, tem mais valor do que a riqueza que o ladrão não rouba e a ferrugem não estraga e as traças não corroem.

Porque é uma cultura e riqueza espiritual, que são os ensinamentos que Jesus nos ensinou:

“AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”. Está em nossa mente essa riqueza incomensurável deixada por Jesus, que encontramos nos evangelhos. Mas há muitos de nós que rezam, mas não rezam fazendo-se uma reflexão de suas vidas e acabam-se não fazendo a vontade de Deus que é o respeito à pessoa humana e aceitar o seu semelhante como irmão. Há muitos que consideram irmão àqueles que pertencem à sua igreja. Jesus nunca ensinou essa ideologia de exclusão.

“Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.” Já expliquei a cima o que é céu. Agora explicarei a oração comparativa: Quem aceita o Projeto de Deus ensinado por Jesus e vivido como Ele viveu e os seus ensinamentos, vive na terra como estivesse no céu, isto é, vive no mundo diferente: o mundo da perfeição; o mundo da

espiritualidade. Não dá valor as coisas materiais e os prazeres carnais. Vive com o coração aberto para o amor e o perdão: A CARIDADE. Somos chamados à perfeição. Temos que saber rezar o Pai nosso e viver aqui, agora, na cidade CELESTIAL. Quem entender o que significa “assim na terra como no céu” vive em paz consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje;... Esse pão é sua palavra, seus

ensinamentos para que cada um de nós possa ficar rico dessa sabedoria que nos faz sentir o céu dentro de nós. Devemos caminhar como os primeiros cristãos caminharam anunciando a Boa Nova, confiante no verdadeiro milagre realizado por Deus em Jesus Cristo: A RESSURREIÇÃO e levando os ensinamentos de Jesus aos pagãos e os transformando numa nova criatura do Reino do céu. O pão pode ser, também, as necessidades biológicas: saúde, moradia, educação, o alimento cotidiano e tudo que nos garanta a uma vida digna de pessoa humana.

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;...Aqui está, mais uma vez perante uma oração comparativa. Deus sendo justo só dará o perdão àquele que lhe pede, se esse der ao seu próximo o perdão pelas ofensas

recebidas. Se não proceder assim, não receberá o perdão de Deus. Veja como é importantíssimo o cristão saber perdoar aos inimigos seus. Sem perdão não poderá ser perdoado e nem poderá amar. Sem amor o cristão, o ser humano está longe do Reino do céu. Está morto para Deus. “Ele há de vir julgar os vivos – os que sabem amar e perdoar – e os mortos – os que não sabem amar e perdoar”...

“E não nos deixeis cair em tentação”...

Que tentação? De desobediência a Deus. De não aceitar os ensinamentos de Jesus; de perder a fé. Todos nós nascemos com dois mundos que moram em nossa mente.

Deus nos deu o livre arbítrio, a fim de que nós sejamos livres de opção. Ou abraçamos o Reino de Deus ou abraçamos o Reino de satanás. Satanás existe? Sim. E muitos que se assemelham como Caim, abraçam e vivem nesse reino de satanás.

Que é esse mundo do capitalismo acumuladores do reino do mundo, do consumismo, da arrogância, da dominação do homem pelo homem; os exploradores que escravizam os trabalhadores para se enriquecerem injustamente, os que abusam do poder governamental e legislam pela causa própria, os que acham que o vício da carne e o sexo ilícito e tudo que o mundo materialista oferece e eles abraçam achando ser felizes. Renegam-se a honra, a moral e a ética por causa da riqueza e poder corruptível. Todas essas pessoas rezam hipocritamente, porque não fazem a vontade de Deus, mas a vontade de sua ideologia política e até mesmo religiosa. As igrejas estão cheias de papagaios rezadores, que não sabem o que está rezando e não interessam aprender lendo o livro mais culto da sabedoria de Deus: a Bíblia. “Não adianta ir à Igreja rezar e fazer tudo errado”: Diz a canção popular...

“Mas livrai-nos do mal”. Que mal pedimos para que Deus nos livre? É tudo que o mundo cheio de fantasias e de hipocrisias através da MÍDIA nos oferece, principalmente perder a fé. Sem fé não conhecemos a Deus. E a fé sem as obras é morta; não tem valor nenhum perante Deus. Devamos viver a espiritualidade que é

a opção ao Reino de Deus. A oração do Pai nosso é uma oração comunitária. Não é individual, pois somos o corpo vivo de Deus e Ele habita em nós, pois Ele é vida.

“AMÉM”. Significa: assim seja, isto é, o que rezamos devamos colocar em prática. Viver realmente o que nós rezamos. Não rezamos mecanicamente como se fôssemos um robô, mas pessoas de fé e vivência como missionários de Jesus Cristo.

Envie essa mensagem aos amigos seus e seja um missionário da PALAVRA.

hagaribeiro. 14-04-2011.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 14/04/2011
Código do texto: T2908778