Reflita sobre o impacto que a tecnologia tem cau­sado em sua vida e se concluir que está se tornando dependente, que isso está interferindo nas atividades cotidianas e nos seus relacionamentos, é bom tomar precauções.
Atitudes simples podem amenizar a dependência tecnológica, como desligar o celular sempre que pos­sível, sobretudo em momentos de lazer; descartar e--mails e mensagens inúteis; exercitar o autodomínio e procurar controlar o impulso pelo "novo"; reservar tempo para encontrar as pessoas ou simplesmente ficar em silêncio.
Deus concedeu ao homem o conhecimento para criar e aperfeiçoar a tecnologia, mas ela deve ser usada em benefício de toda a humanidade. Cabe a cada um de nós buscar o equilíbrio entre a tecnologia que abre as portas do mundo virtual e a vida real, sendo perfei­tamente possível conviver e usufruir das vantagens e facilidades advindas, sem esquecer a convivência hu­mana e sem distanciar-se de Deus.
Busque a justa medida entre todas as coisas e viverá melhor!
Oração
 
Pai amado, revendo minhas atitudes, percebo que desenvolvi uma dependência e não consigo mais viver sem celular, internet (relate sua experiência). Cons­ciente da minha fraqueza, busco tua ajuda, para que com a força do Espírito Santo eu adquira domínio próprio.
Concede sabedoria para que eu possa reencontrar meu equilíbrio. Liberta-me da ânsia de viver conectado que me está escravizando. Conduz-me e mostra-me os caminhos a seguir, com a prática da temperança no meu dia a dia. Orienta meu modo de pensar e minhas ações.
Senhor Jesus Cristo, sê minha força e auxílio nas horas de fraqueza. Defende-me do individualismo, para que eu não me torne prisioneiro da tecnologia e de mim mesmo. Ajuda-me a renunciar ao excesso tecnológico e dá-me o desapego necessário para trans­formar meu coração e buscar a serenidade, a alegria, o desprendimento e até mesmo a solidão, quando for necessário.
Senhor, quero te agradecer por eu ter tomado consciência de que necessito da tecnologia, mas tam­bém por ter clareza de que preciso usufruir dela com equilíbrio.
Espírito Santo, ilumina minha vida com tua luz, abrasa meu coração com teu amor, santifica meu ser com teus dons e concede-me a paz e a temperança. Que assim seja!
 
"Senhor, tem piedade, Senhor,
vem em meu auxílio
e concede-me a temperança"
(S1 30[29],llb).


Texto do livro "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia".Paulinas.