Existe um ditado popular que diz: "Violência gera violência". E, no entanto, é preciso reagir! Não pode­mos aceitar o sofrimento humano, de qualquer forma.
Podemos, isso sim, dar o nosso exemplo, capaci­tando-nos interiormente através da oração, perdoando nossos agressores e encontrando formas pacíficas de solucionar os problemas. Também podemos nos enga­jar em projetos que influenciem o poder público e a sociedade e atuem junto às pessoas que sofrem ou são afetadas pela violência.
Procure derrotar as injustiças, escolhendo viver o amor e a compreensão, que são geradores da paz. Bus­que em Deus forças para obter o autocontrole e lutar pela não violência. Este é o caminho para conquistar­mos a paz interior e a paz no mundo.
Acredite na força do amor e da solidariedade. Te­nha uma fé alegre e seja um apóstolo da não violência.
 
 
 
Oração
 
Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram violência para comigo mesmo ou para com meus semelhantes.
Peço teu perdão por todas as vezes que deixei a rai­va falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitudes de vingança.
Também quero perdoar todas as pessoas que me causaram algum dano. Coloco cada uma delas no coração misericordioso de Jesus, para que percebam o mal que fizeram e possam se arrepender.
Peço, Senhor, pelos líderes religiosos e pelos go­vernantes e autoridades de todas as nações, para que entendam a tua vontade e busquem tua paz, eliminan­do qualquer tipo de violência.
Olha pelas famílias, em que homens, mulheres, idosos e crianças, de um modo especial, sofrem agres­sões todos os dias, para que tenham sua dignidade res­gatada e, vivendo a paz que vem de ti, possam asseme­lhar-se à Família de Nazaré.
Enfim, rogo, Senhor, por cada ser humano que há na Terra, para que abra seu coração para abraçar os mesmos sentimentos de Jesus: paz, mansidão, humil­dade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém!
 
"Deus, meu escudo, minha força salvadora!
Minha defesa e meu refúgio.
Meu salvador, da violência me salvas"
(2Sm22,3).

Texto do livro: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia".Paulinas.