O sentimento de não ser aceito, não ser amado ou não ser merecedor do amor de alguém cria um vazio interior muito grande. Os problemas emocionais de­correntes podem se tornar um fardo pesado demais, se não forem resolvidos.
Se você está se sentido só e sem esperança, se pen­sa que ninguém o entende, ninguém o ama, tome a decisão de mudar. Evite a autopiedade e a solidão, que podem levar à depressão.
Procure libertar-se de qualquer sentimento de cul­pa que carregue em seu interior, e tente perceber as causas que levam as pessoas a terem sentimentos de rejeição a seu respeito. Essas causas podem ser reais, mas também podem ser frutos de sua imaginação.
Feito isso, perdoe tanto as pessoas que o rejeitaram quanto a si mesmo. Trabalhe sua autoestima, valorizan­do-se e acreditando no amor que Deus tem por você.
Tenha Jesus como seu grande e verdadeiro amigo: ele o ama, entende seus sentimentos e sua dor, pois também foi rejeitado (Is 53,3).
Cultive o amor a Deus, a seus familiares, aos que convivem com você. O amor nos torna pessoas livres, abertas a novos relacionamentos. Ame-se e seja feliz!
 
Oração
 
Senhor, creio em ti, na tua Palavra e no teu amor. Em nome de Jesus, peço que intervenhas em minha vida, no sentimento de rejeição que trago em mim.
Livra-me de todo pensamento de incapacidade, de baixa autoestima, de não me sentir amado. Cura meu coração ferido, magoado, machucado pela rejeição (re­late as situações de rejeição que viveu ou está vivendo).
Perdoa-me, Senhor, pelas vezes que também tive sen­timentos de rejeição para com os outros e comigo mes­mo. Afasta-me dos caminhos das trevas e da escuridão.
Sei que sou teu filho e sou amado por ti. Enche-me com teu Espírito Santo, envolve-me com teu amor e tua misericórdia. Que eu perceba a tua presença em minha vida, acalmando meu espírito, amenizando meus problemas, renovando e reavivando minha fé.
Nas horas em que eu estiver abatido, fortalece-me e ajuda-me a seguir-te sem vacilar. Enche minha vida com tua luz. Obrigado pelos sinais da tua presença em minha vida. Obrigado por eu estar crescendo e ama­durecendo na fé. Amém!
 
"O Senhor está comigo, nada temo"
(SI 118[117],6a).

Texto do livro: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia".Paulinas.