Não se deixe abater pelas fofocas e calúnias. Saiba superá-las, vivendo de maneira que quem lançou a ca­lúnia perceba seu erro. Perdoe e ore pela pessoa que o caluniou. Jamais revide um ataque com outro ataque.
Ao mesmo tempo, procure falar sempre de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja, se­guindo o que Deus ensina: "Não darás falso testemu­nho contra o teu próximo" (Ex 20,16).
Se você sofreu uma calúnia, certamente seu coração deve estar machucado. Mas, ainda que esteja sofrendo, tenha em mente o exemplo deixado por Jesus, que foi severamente caluniado e mesmo assim morreu perdo­ando seus algozes, dando-nos exemplo de amor ao pró­ximo, humildade, obediência aos propósitos de Deus.
Continue a trilhar seu caminho, pois a verdade sempre prevalecerá!
 
"A falsa testemunha não ficará impune;
quem profere mentiras, perecerá"
(Pr 19,9).
 
Oração
 
"Senhor, quem pode habitar na tua tenda? E morar no teu santo monte? Aquele que vive sem culpa, age com justiça e fala a verdade no seu coração; que não diz calúnia com sua língua, não causa dano ao próximo e não lança insulto ao vizinho. A seus olhos é desprezível o malvado, mas honra quem respeita o Senhor. Mesmo se jura com prejuízo para si, não muda; se empresta dinheiro é sem usura, e não aceita presentes para con­denar o inocente. Quem agir deste modo ficará firme para sempre" (SI 15[14], 1-5).
Senhor, concede-me forças para suportar as calú­nias lançadas contra minha pessoa. Enche minha alma de bênçãos e preserva minha língua de proferir pala­vras maldosas, sobretudo de lançar falso testemunho contra quem quer que seja. Que eu pratique a justiça para ser merecedor do teu amor.
Jesus, ensina-me a conter meus impulsos de vin­gança e, apesar das marcas profundas que ficaram gra­vadas em meu ser, dá-me o dom de perdoar aqueles que fizeram uso de maledicências com o objetivo de prejudicar-me.
Obrigado, Senhor, pela tua Palavra, que me dá esperança!
Obrigado, Senhor, pela tua justiça, que me dá segurança!
Obrigado, Senhor, pelo teu amor, que me dá a paz! Amém!
 
"Socorre-me, Senhor, meu Deus;
salva-me segundo tua bondade"
(SI 109[108],26).

Texto do livro : "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia".Paulinas.