A fofoca muitas vezes tem como raiz a inveja de alguém, por isso é bom se resguardar, evitar as pes­soas intrometidas e dominar o impulso de passar in­formações adiante. Um cristão maduro sabe como governar-se.
A primeira reação a uma fofoca costuma ser o de­sejo de vingança. Entretanto, a precipitação pode dar ainda mais crédito ao fofoqueiro. É melhor esperar o momento certo de expor o próprio ponto de vista, na certeza de que a verdade sempre prevalecerá.
Deus ensina: "Ouviste algo contra o próximo? Guarda-o contigo, e tem certeza de que guardá-lo não te arrebentará. Corrige o amigo que talvez tenha feito o mal e diz que não fez, e se o fez, para que não torne a fazê-lo. Corrige o próximo, que talvez tenha dito algo inconveniente; e se o disse, para que não o repita. Son­da o amigo, pois muitas vezes se faz incriminação sem provas, para que não acredites em qualquer palavra. Há quem falhe na língua, mas não intencionalmente: pois quem há que não tenha pecado com a língua? In­daga o próximo, antes de ameaçá-lo, e deixa a Lei do Altíssimo seguir o seu curso" (Eclo 19,10.13-17).
Oração
 
Senhor, sei que tenho muitos pecados, entre eles a consciência de que muitas vezes tomei parte em fofocas. Se colaborei, conscientemente ou não, para prejudicar alguém, perdoa-me e abençoa a pessoa que feri.
Ouve a oração deste teu filho que está sendo vítima de fofocas e sofre pelos comentários maldosos e male­dicências infundadas. Envia teus anjos para me prote­gerem e me livrarem de todas as ciladas do mal. E que toda palavra infundada proferida a meu respeito caia por terra. Afasta de mim, de minha família, de meu trabalho, de minha vida todo tipo de fofoca.
Peço a graça de perdoar todos aqueles que de uma forma ou de outra me prejudicaram com palavras, ges­tos e atitudes. Que eles sejam transformados pela tua graça, Senhor! Fortalece-me, Senhor, e concede-me serenidade para que eu não busque a vingança, mas sim use de misericórdia.
Espírito Santo de Deus, sê meu auxílio e liberta--me das fofocas. Amém!
 
"Senhor, meu refúgio,
minha fortaleza"
(Sl 91[90],2).

Texto do livro: "Mensagens e orações para diversas  situações do dia a dia".Paulinas.