Assunto religioso.

ASSUNTO RELIGIOSO

Texto

De Honorato Ribeiro.

O Concílio Ecumênico Vaticano II, (Todas as religiões cristãs se encontraram), em 1962 a 1964; quando terminou o Papa enviou uma linda mensagem aos cristãos: "A verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo e continuada com os apóstolos até nós, se chama CATÓLICA APOSTÓLICA, quer dizer: PARA TODOS OS POVOS. A Igreja é genuinamente MISSIONÁRIA. Todos os batizados são missionários e responsáveis para enviar e ensinar a BOA NOVA. O padre, é somente uma figura representativa, oficial do povo de Deus, um líder da comunidade e ordenado para esse ofício de ser pastor das ovelhas como fora Pedro; mas nós, os fieis, somos também responsáveis para anunciar o REINO DE DEUS. Foi assim os primeiros séculos até o quarto século e concluído após o concílio. São eles os cristãos que souberam carregar a cruz e chamamos de santos. por derramarem os seus sangues por amor a palavra de Deus que é JESUS. Ele é a palavra, o Reino de Deus e faz a sua morada, seu templo, em cada um de nós. O padre, não é o único responsável para anunciar a Boa Nova, mas todos os batizados. E, quando a gente morrer, vai ser cobrado essa responsabilidade de cada um de nós. Não basta ser católico, ir à igreja assistir à santa missa; somos hoje missionários da palavra de Deus onde a gente estiver: em casa com os filhos, no trabalho com os nossos colegas, nos passeios, nas viagens. Foi assim a vida dos santos. E nós batizados somos. Ser santo é um chamado de Jesus à todos os cristãos. Não é mérito ou que alguém já nasceu destinado a sê-lo. Não é. "Somos templo de Deus e o Espírito Santo habita em nós". A diferença de o padre para nós é porque ele é celibatário, ordenado pelo um bispo diocesano consagrando-o com o Sacramento da Ordem, que é um sacramento ao presbíterato de ser o líder espiritual e viver do evangelho. Mas não é ele o único responsável pela catequese e ensinamentos religiosos. Se alguém pensa assim, seja como católico ou evangélico, é preciso conversão. Não são convertidos; sem conversão a fé é morta. Nós somos iguais ao padre em responsabilidade catequética. Se os jovens estão desnorteados a culpa não é da igreja, isto é, do clero, mas nós famílias cristãs somos os verdadeiros educadores e responsáveis para catequizar nossos filhos. É de casa que sai o demônio e o santo. A igreja, instituição clerical, não tem culpa nenhuma a orientação catequética por está mal, pois Jesus fez e inaugurou a sua igreja com essa palavra: "Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Veja que não é igreja de pedra e nem tampouco instituição religiosa. Pedro está representando toda a humanidade. Somos, hoje, igreja viva, peregrina, e santa embora pecadora, mas somos MISSIONÁRIOS e devemos enviar para todos a palavra, pois somente ela liberta-nos.

Alguém me disse um dia: "A Igreja não salva ninguém". E eu lhe perguntei: O que é igreja? Ele deu-me a resposta como instituição religiosa. E eu o respondi: Não, amigo, a IGREJA é JESUS CRISTO. Ele é o reino de Deus; a palavra, o Verbo de Deus encarnado. Por isso Ele disse: "O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ". Igreja não é instituição religiosa. Se você entender que igreja somos todos os batizados em Cristo, você está certo, pois essas instituições religiosas que a gente chama de igreja tal...tal, e o nome impresso na fachada dizendo o nome e instituição elas não salvam ninguém, realmente. Porque a verdadeira Igreja que salva se chama Jesus Cristo. Mas se você conhecer profundamente que a igreja é Jesus, aí você deverá saber que fora dessa igreja, que é Jesus, não há salvação.

Após o Concílio Ecumênico Vaticano II, que terminou em 1965, todos nós devemos conhecer profundamente a nossa missão de sermos missionários e responsáveis; não somente com a educação catequética da nossa família, mas de todo o próximo. Ou somos missionários ou perdemos o sentido do que é REINO DE DEUS.

Um evangélico criticou de um amigo por ser católico com essa injúria: "Como é que vocês católicos adoram um pedaço de pau, a cruz, um instrumento que matou Jesus? Você tem que ler a Bíblia e vê que vocês estão errados." Ele escutou e quase balançou a sua fé desistindo de ser católico. Ele me contou e eu disse a ele: Muitos evangélicos seguem a ideologia da sua igreja e ler textos soltos como doutrina restrita sem conhecimento cristológico, histórico e teológico. Sem o conhecimento de exegese. Como você não é preparado catequeticamente ficou calado sem resposta. Mas vou lhe mostrar o que disse Jesus: "Quem não tomar a sua cruz e não me segue, não é digno de mim" (Mt 10, 38). "Se alguém me quer seguir, renuncia-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (Mc 8, 34); Renunciar a si mesmo significa que você deixou as suas ideias humanas e se encheu de graças pela palavra da Boa Nova. Você agora é uma nova criatura da grande Cidade Celestial. A cidade terrestre não lhe pertence mais. E Jesus continua: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me". (Lc 9, 23); E Paulo apóstolo diz: "Na realidade, pela fé eu morri para lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo." (Gal. 2, 19). Cruz de Cristo e não é mais a dos romanos. Continua Paulo: "Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos - Nós, os apóstolos - Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignominia é causa de envaidecimento, e só tem prazer no que é terreno". (Fil. 3, 17-19). O revólver é instrumento do mal, a faca, a pedra? Não. Instrumento do mal é a ação criminosa do ser humano. A cruz se tornou santa pelo sangue derramado nela por Jesus. E Jesus exortou todos os seus discípulos, apóstolos e cristãos a não recusarem a carregar a cruz, pois ela é instrumento de salvação. Ela simboliza todos os nossos sofrimentos, perseguições e até a morte, por amor a Jesus. Por isso Jesus nos chama de: “felizes os caluniados, os perseguidos e até morrer por causa de mim, grande será a recompensa no Reino do Céu”. Nós católicos não podemos viver pobre da palavra de Deus, sem catequizar a nossa vida; quando um que não é católico chega como falso profeta e a gente cai na lábia dele. Será que foi em vão, quando Deus criou o firmamento deixou aos nossos olhos a beleza radiante de um conjunto de 50 estrelas formando O CRUZEIROS DO SUL? E foi através desse cruzeiro que orientava os navegantes, antes do invento da bússola. Nós, também, devemos ser letrados geograficamente. A cruz, antes era um instrumento de martírio aos piores bandidos; mas, depois que Jesus derramou o seu sangue para a salvação da humanidade, a cruz se tornou santa e instrumento de salvação. "O sinal do cristão é o sinal da cruz". Não há na Bíblia essa mensagem, mas a tem na Tradição, isto é, a cultura cristã levou até nós, de boca em boca esta mensagem e se eternizou. Até os cantores e jogadores, quando vão se apresentar ao público, fazem o sinal da cruz, que é o sinal do cristão e lembramos a morte de Jesus, que através dela derramou o seu sangue e morrendo destruiu a morte ressuscitou.

hagaribeiro. 23-04-2011.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 23/04/2011
Código do texto: T2926263