O batismo de Jesus.

O BATISMO DE JESUS

Homilia por Honorato Ribeiro dos Santos.

(Mt 3, 13-17)

Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!” Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa.” Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.”

Existe um simbolismo e teofania nesse evangelho de Mateus. “Eis que os céus se abrem.” Ao pé da letra, dá-nos a impressão que o céu está cheio de nuvens e elas se movimentam abrindo e aparecendo o céu, abóbada celeste. Grande metáfora que Mateus, teologicamente escreve. Entende-se, que, no momento que Jesus saiu da água nasce, através do batismo, a salvação. Nasce a relação de Jesus com Deus e o projeto de Deus entregue às suas mãos. O céu agora está aberto com o anúncio da Boa Nova. Chegou para todos nós o projeto de Deus com a chegada de Jesus anunciando a transformação de vida nova. O céu, a partir do batismo de Jesus, se abriu para que todos que aceitem o projeto de Deus possam ser salvos. O céu é um estado de graça e não um lugar, um planeta. É esse mesmo céu, Reino de Deus, que Jesus afirmou: “ O Reino de Deus está dentro de vós”.

“E viu descer sobre Ele, em forma de pomba, O Espírito de Deus.” Aqui estamos diante de uma teofania: Manifestação Divina nos fenômenos da natureza. É claro e evidente que o Espírito de Deus não tem formato de uma pomba. E nem imagem do Divino, mas um simbolismo da presença de Deus também em nós após o batismo. E também, para que nos entendamos melhor a presença de Deus em Jesus Cristo.

Mateus afirma que o Espírito conduziu Jesus para ser tentado pelo demônio. Lá no deserto, o demônio atenta Jesus e começa a lhe seduzir para o mal. Alguém poderá questionar e dizer: Quem estava lá para assistir ao demônio atentar Jesus? Mateus estava lá como um repórter para narrar no seu evangelho?

Mas fazendo uma exegese poderá responder essa afirmação de Mateus. Jesus foi atentado pelo demônio? Foi sim. Você, eu, nós também não somos atentados pelo demônio? É claro que somos. O que Mateus quer dizer é que Jesus sendo de carne e osso como nós, Ele teve muitas tentações. Não foi somente quando estava no deserto, mas em toda a sua vida até a morte de cruz. Talvez Jesus dissesse para os apóstolos que sentia muitas tentações. Mas soubera vencer todas elas. Foi obediente ao Pai até na hora da morte.

Mas que tentação é essa que o demônio nos atenta? Vou numerá-las para os que lerem essa minha homilia: A tentação de perder a fé, de não crer na ressurreição e na vida eterna; de não ser honesto, de dominar o outro, de valorizar o “Ter”, fazer do dinheiro o seu Deus; cometer adultério, violar os mandamentos, não aceitar o outro como irmão; não amar e perdoar de coração aos inimigos e tudo que a nossa consciência cristã acusa que é pecado. Todas essas tentações, Jesus sofreu, mas soubera dominar recusando-as; por isso não cometeu nenhum pecado. Por causas dessas tentações é que devemos orar constantemente, para que nós não caiamos nelas. Será que existe mesmo o demônio? Nós somos atentados constantemente por ele todos os dias e todas as horas em nossa mente. Em nossa mente temos o mal, (demônio) e o bem, que é a presença de Deus em nós. Todos nós temos tendência de julgar, de ser melhor que o outro por motivo cultural, social, político e religioso. Temos grandes preconceitos sociais e por causa dessa atitude aceitamos as tentações do demônio. Jesus nos ensinou o “PAI NOSSO” e nele diz: LIVRAI-NOS DO MAL. Temos de imitar a Jesus, quando vierem as tentações do demônio contra os nossos princípios éticos, morais e cristão. Ser cristão é viver a vida do Cristo, nosso Mestre, que nos ensinou a viver plenamente cumprindo o projeto que Ele deixou através da sua palavra. Mas devamos viver com o coração repleto de amor ao próximo. Ninguém vai a Deus se não passar pelo próximo. Ninguém poderá ouvi a palavra de Deus se não anunciar aos outros e deixar de denunciar as injustiças políticas e sociais que são muitas nesse mundo. Aceitar Jesus como seu salvador é aceitar viver como Ele viveu. Somos atentados pelo demônio, mas com Cristo somos fortes e saberemos lutar para não cairmos em tentação.

hagaribeiro. 26-04-211.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 26/04/2011
Código do texto: T2932134