SER MAÇOM

SER MAÇOM

Ser maçom é:

Palmilhar sempre pela trilha da retidão, da sabedoria e do amor fraterno. Estar sempre de pé e a ordem para bem servir à pátria e a humanidade. Conservar as mãos sempre limpas para calçar as luvas brancas da candura sem maculá-las, porque elas representam à pureza. Comungar com as virtudes, porque elas nos levam as artes, que por sua vez buscam o belo, que nos envereda para o bem. Vestir sempre o avental, simbolizando que seu trabalho é permanente. Combater incessantemente a tirania, a corrupção, a insegurança e as injustiças gerais. Sorrir com o sucesso do próximo e chorar com seu infortúnio. Ser livre e de bons costumes. Dar esmolas com a mão direita sem que a esquerda saiba. Fazer o bem sem olhar a quem. Plantar hoje para colher amanhã a safra abundante de seu empenho e dela se beneficiarem. Agir sempre para o bem. Perdoar sem condições. Viver sob a égide do esquadro e do compasso no sentido esotérico da palavra. Dizer sempre a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar aplausos dos fracos. Lembrar que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior. Sentir que o perdão é o maior índice da força e que o amor à vingança é prova de fraqueza. Amar o próximo como a si próprio e não julgá-lo com maior severidade que a si mesmo. Ser a estrela guia o farol que ilumina o caminho da verdade. Ajudar sem interesse. Guardar o silêncio de tudo que lhe foi confiado, com uma discrição irreparável. Ter um coração para amar, um coração para perdoar e um coração para doar. Trabalhar em prol de um mundo melhor e mais justo. Ser fiel, leal, delicado, cortês e bondoso. Compartilhar dos frutos da árvore do bem. Desfrutar da obra do Grande Arquiteto Universo. Trabalhar no desbaste das asperezas de sua própria pedra bruta para torná-la polida e perfeita. Conservar apenas o orgulho da dignidade e ser desprovido de vaidade. Ter a mansidão dos justos e a paciência de Jô. Usar a força somente quando todos os meios pacíficos forem completamente esgotados. Ouvir mais e falar menos, logicamente temos apenas uma boca e dois ouvidos. Viver constantemente aperfeiçoando-se espiritualmente. Receber às bênçãos do Grande Arquiteto do Universo. Ser um homem justo e perfeito, principalmente aos olhos da humanidade. Ser um exemplo a ser seguido, por sua probidade e honestidade. Buscar constantemente os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Amar a Deus sobre todas as coisas. Honrar seu nome de cidadão exemplar. Acreditar na prevalência do espírito sobre a matéria. Iniciar nos mistérios sagrados desta milenar confraria. Conhecer a filosofia desta sábia instituição. Guardar das vistas e dos olhos inescrupulosos os segredos maçônicos que lhe foram confiados, como fiel depositário desta tradicional instituição. Lutar pelos direitos e cumprir os deveres. Fazer progresso na maçonaria. Participar e deleitar da ágape sagrada. Decifrar os inúmeros significados da letra “G”. Aprofundar-se nos conhecimentos maçônicos. Abrir sua mente para a penetração dos mistérios sagrados desta sábia e milenar instituição. Procurar destacar-se do cidadão comum por suas virtudes e qualidades inegáveis. Ter oportunidade de exercitar a fraternidade universal e a filantropia. Tornar-se uma sentinela avançada em benefício dos interesses de toda a humanidade. Construir dentro de si mesmo, uma fortaleza para que possa refugiar seu próprio espírito. Gozar de ilibado respeito perante a sociedade. Respeitar rigorosamente o credo religioso das pessoas. Galgar a glória da humildade e da simplicidade. Resgatar o passado e a história oculta desta sábia instituição. Desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos em prol de um crescimento maior. Desvendar o significado esotérico de cada um de seus símbolos. Agir sempre pela razão, mas nunca deixando de lado o coração. Saber utilizar com destreza as ferramentas de trabalho, como também conhecer os seus riquíssimos significados esotéricos de valores incalculáveis, de uma sabedoria ímpar e indecifrável as vistas de um profano. Ter convicção de que cada símbolo da maçonaria oculta significados de grande valor e impossíveis de serem decifrados, por pessoas que não tenham recebido instruções de tal assunto e passado pelo processo de iniciação nos mistérios da ordem. Ser pai exemplar, filho irrepreensível, esposo recatado, irmão probo e cidadão impecável. Praticar a benevolência e o amor fraterno. Lutar pela paz, a harmonia e a concórdia universal. Dedicar-se inteiramente ao serviço da pátria, da família e do bem comum.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 13/05/2011
Código do texto: T2967037
Classificação de conteúdo: seguro