Amor na Família

Texto bíblico básico: Gn 45.1-15; I Co 13.4-8

Texto áureo: I Co 13.4

Introdução: A palavra amor teu sido cantada em verso e prosa, mas precisa ser entendida e analisada à luz da Palavra de Deus. E Deus é a fonte deste amor

(I Jo 4.8). Assim sendo, é nesta fonte que a família deve beber...

I - O AMOR NA FAMÍLIA É FUNDAMENTAL PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA.

1) O amor é base da sustentação dos lares.

2) O que ocorre quando há esfriamento ou diminuição deste amor? Infidelidade, mágoas, maus tratos, falta de diálogo, ciúmes extremados, brigas etc...

3) Muitos casais chegam a triste conclusão de que já não se amam mais. O que fazer para avivar o amor?Voltar a regar a plantinha, se ainda houver vida.

II - O AMOR NA FAMÍLIA CARACTERIZA-SE PELO ALTRUÍSMO.

1) O amor é doação. Está e vai além do romantismo.

2) "O amor jamais reclama; dá sempre. O amor sempre tolera, jamais se melindra nunca se vinga"(M. Gandhi).

3) Não é fácil amar e conviver com os diferentes e as diferenças. Mas é preciso "suportar", ceder, agüentar o peso destas diferenças, em amor

III - O AMOR NA FAMÍLIA PRECISA SER DEMONSTRADO EM QUAISQUER SITUAÇÕES.

1) A expressão do amor é um fato que não poder ser visto em apenas alguns momentos, direcionado para algumas pessoas ou demonstrado só quando se é amado.

2) José demonstrou o verdadeiro amor em um contexto de rejeição e abandono.

3) "Amar sem ser amado". Isto é verdade e possível de ser aplicado na convivência familiar? Por quê?

4) “O amor é único ingrediente que quanto mais se reparte mais cresce”.

CONCLUSÃO

O amor é como um óleo que lubrifica as nossas convivências familiares. Se ele falta a "máquina do casamento" ingrena e pode quebrar. Portanto, está escrito: O amor é o vínculo da perfeição e certamente em todos os sentidos da vida.

Fonte: Revista Didaquê - volume xix