Quem foi Judas Iscariotes?

QUEM FOI JUDAS ISCARIOTES?

Mensagem evangélica.

O cristianismo fez uma figura de Judas na mente dos cristãos, que ficou uma figura repugnante, mas ele não foi o que dizem. Preste atenção: O plano de Judas era de ver o povo judeu livre do domínio romano sobre a figura dominadora de César Augusto. Ele viu que Jesus era uma figura de poder para que Ele pudesse ser o Rei poderoso para libertação e transformar Israel num país constituinte e de ter seu Rei político e religioso Uma teocracia- judaica governada por Jesus. Seu projeto era de libertação dominante. Por isso ele fez contato com os chefes políticos e religiosos vendendo o Cristo. Com seu projeto de fazer de Jesus um libertador político, pois, Judas nunca imaginou que os que O comprassem fossem para levá-Lo ao suplício da paixão e morte de cruz. Quando ele viu que seu plano tinha fracassado e seguindo outro rumo, ele, imediatamente, foi desfazer-se da venda aos que compraram e esses não aceitaram a desfazer-se do negócio maléfico. Então, ele revoltado e arrependido, por ter entregado o Filho do Homem com um simples beijo, atirou o dinheiro aos pés dos falsos doutores e religiosos e foi se enforcar. Somente Jesus compreendeu a atitude de Judas que o chamou de amigo: "Amigo, você me traiu com um simples beijo"? Jesus sabia de todo o plano de Judas. Ele não entendeu que Jesus era Rei mais de outro Reino da Jerusalém celestial e não o da Jerusalém terrestre, governada pelos doutores da Lei. Judas pensava e enxergava um Jesus político. Um Jesus dominador. Sentia que Jesus com os poderes que tinha, iria destronar os dominadores de Israel: César Augusto, Herodes, Pilatos e todos os judeus seriam libertados politicamente. Então, com Jesus à frente como um líder político, o povo de Deus estaria livre e libertado. Portanto, Judas não é esta figura horrorosa que o cristianismo pregou e que muitos até hoje pensam.

No nosso país há muitos Judas de carne e osso, que veem em Jesus um homem de poder de milagres e não o milagre dos seus ensinamentos, da sua Ressurreição. Construíram em suas ideologias religiosas, absurdas, uma figura de Jesus, genuinamente com o poder de cura patológica e não a espiritual. Esqueceram do maior milagre que houve: que foram os seus ensinamentos, a sua doutrina, anunciada e ensinada pelos seus discípulos para chegar até nós sem desaparecer; ou ser corroída pelo tempo. Seus ensinamentos para chegar até nós, muitos cristãos derramaram os seus sangues, foram perseguidos, maltratados, caluniados, presos, açoitados até a morte. Seus ensinamentos poderiam ter desaparecido, pois, houvera muitas perseguições, muitas mortes com o intuito de desaparecer, apagar tudo o que Jesus ensinou. Entretanto, a sua palavra, a Boa Nova está espalhada no mundo inteiro, através do Novo Testamento. Os seus ensinamentos teológicos, cristológicos, eclesiológicos, filosóficos, doutrinários são uma verdadeira historicidade de um homem humilde e de coração misericordioso se eternizaram até os nossos dias atuais como um homem mais sábio e culto, com uma ação emocional equilibradíssima jamais vista por um ser humano. E a maior força Dele foi vencer a morte ressuscitando. É uma tristeza afirmar que querem transformar os seus ensinamentos cristológicos, doutrinários e teológicos como sendo um homem que só soubera fazer milagre para atrair gente, o que não é verdade essa prática e sim um fetichismo até supersticioso. O Homem que transformou o mundo com sua maneira de viver e ensinar uma vida nova cheia de moral e recheada de sabedoria do amor e do perdão muitos fazem dele atração para encher igrejas que, segundo eles, têm poderes de fazer milagre em nome de Jesus.

Judas pensou que Jesus fosse um homem poderoso com um poder político e o reino daqui da terra. Não entendeu que o reino de que Jesus estava lhe ensinando e a todos fosse o Reino dos céus. Por não interpretar o que seria o reino que Jesus estava falando é que Judas foi vender aos religiosos. Judas traiu o Mestre? Não. Ele foi cego, enxergava um Jesus poderoso político; não enxergou com a inteligência do alto que vem do Espírito da verdade. Mas, quando viu que seu pensamento, sua interpretação estava errada, arrependeu-se e foi desfazer do negócio. Não podendo desfazer, entendeu que ele tinha traído o seu maior amigo, Jesus Cristo. Por isso ele se suicidou. Se os doutores, sacerdotes, os religiosos desfizessem, do negócio, talvez Judas fosse pedir perdão a Jesus por ter entendido mal quem era esse homem extraordinário de tanto poder, mas não quis o poder político. Jesus poderia ter morrido na morte de cruz ou outra qualquer, como seus apóstolos, discípulos morreram, mas não pela traição de seu discípulo Judas Iscariotes.

Agora que todos sabem quem foi esse homem extraordinário que transformou o mundo com seu exemplo de vida, de ensinamento riquíssimo, de coração misericordioso não estão entendendo a missão de evangelizar, é pior de que chamarem Judas de traidor. Quem é traidor então? É Judas por ter interpretado um Jesus dominador político ou os que apregoam um Jesus milagreiro? Por que não ensinar que todos deverão se converter numa nova criatura com a imagem perfeita do Cristo? Quem é o traidor, que pensa que emoções, choros, cânticos emocionais e igreja cheia de gente fazendo orações patológicas ou os que não estão ensinando o que Jesus ensinou? O maior milagre é a ressurreição dos mortos e a vida eterna, não é orações e cânticos genuinamente patológicos com auto-sugestão de cura. Nesse caso há muitos Judas de carne e osso traindo o Mestre por esquecer de ensinar a conversão e não que Jesus seja um Homem que atrai multidões por causa dos seus milagres. Esqueceram que Jesus operou milagres para resgatar o homem para o convívio social e religioso, pois eram excluídos pelos religiosos da época. Jesus nunca exibiu ser milagreiro, e querer ser famoso por fazer milagre, mas para transformar-nos em cidadãos celestiais. Pela prática de amar-nos mutuamente com o coração cheio de perdão e amor. O cristão que não vive a perfeição da qual foi chamado, está entrando pela porta larga e não a estreita, por onde passou Jesus Cristo e seus santos discípulos e muitos cristãos que derramaram os seus sangues para seguir o Mestre dos mestres. Jesus faz milagre? Sim, continua a fazer você deixar de ser cego e ensinar o que Ele ensinou; e viver como Ele viveu..

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 07/06/2011
Código do texto: T3019942