Quem cuida do Cuidador?

Aquele que cuida, trata, zela por alguém é responsável em primeira instância por si mesmo! Não se iluda acreditando que existe alguém para cuidar de você, Cuidador.

Lembre-se que você é profissional de saúde, conhece teorias, práticas, sinais, sintomas, causas, prevenção, tratamentos, etc. Como ser humano é responsável pela própria vida, e como profissional de saúde é maior a responsabilidade pela sua saúde.

O profissional de saúde deve ser cauteloso. Ninguém pode ser cuidadoso, esquecendo de si mesmo!

É preciso acolher com atenção os sinais do próprio corpo; desvelar, obliterar suas causas; prontificar-se a zelar por você é ser cuidadoso.

Imagine umas férias maravilhosas; medite todos os dias por alguns minutos; cogite que o trabalho perfeito é o que se faz com amor; julgue suas atitudes antes de executá-las; suponha as conseqüências de cada ação, e procure evitar aquelas que trazem desarmonia. Tudo isso é cuidar!

Aplicar atenção a alguém, a você; voltar o pensamento no hoje, no amanhã; ter cuidado perante as incertezas; prevenir-se de sentimentos negativos e de qualquer fonte de males,também, é cuidar-se!

Por isso Cuidador: -Dedique-se a você!

Sua Qualidade de Vida agradece.

Maryane Ribeiro, 09/06/11

Uma síntese do Curso Cuidando do Cuidador, realizado no HGCC (Fort- CE) no período de 30/05/11 a 10/06/11.