Crescer dói muito

"Um certo dia um primo meu em fase de crescimento disse para mãe dele: Não sabia que crescer doía tanto mamãe! Ele dizia estar com dor nos ossos e isso muitas vezes é caracterizado por uma disfunção chamada osteocondrite da tuberosidade, que ocorre na maioria das vezes em criança entre três e quinze anos de idade, e tem tratamento.

Mas não vim falar de disfunções embora eu pudesse até defini-las e estudá-las, pois sou uma fisioterapeuta que busca conhecimento principalmente relacionada aos ossos humanos.

Vim falar do crescimento humano, da alma e do coração, e o quanto é doloroso em nós.

Crescer dói muito, aquela frase tinha marcado o meu coração no sentido de que eu não soubesse traduzir o que eu senti ao ecoar essas palavras dentro de mim.

Como crescer nos faz abdicar de coisas tão boas ás vezes em nossas vidas.

Crescer requer compromissos, agendas lotadas, trabalho, família, correrias e esquecimentos também. Crescer muitas vezes nos faz esquecer que temos uma vida que precisa de pausas, silêncio e contemplação.

Crescer dói muito, porque nos tornamos muitas vezes escravos de nós mesmos para sermos mais independentes e um dia conseguirmos realizar um sonho, e todo sonho vem acompanhado de responsabilidades.

E como essas responsabilidades fazem de nós pessoas fracas, limitadas e frágeis. Quanta fragilidade existe naquilo que cresce, e podemos observar a própria natureza naquela flor em que se abre a partir de um botão, parecendo uma mágica, sendo tão rápido, e isto é possível porque a flor já está formada, em miniatura, dentro do botão, apenas à espera de se abrir. Se cortarmos um botão, podemos ver que todas as partes da flor já aí se encontram. O botão abre-se a as suas células absorvem no outono, inverno ou perto da primavera, prontas a abrirem-se rapidamente no quente e ensolarado clima primaveril ou de inicio de verão, o que as torna lindas para contemplarmos em um belo jardim.

Eis essa fragilidade de espera, de dor, porque esperar é terrivelmente doloroso. Esperar o osso crescer...Esperar completar 10 anos para ir em um brinquedo daqueles parques, esperar completar 15 anos para poder ir ao cinema sozinho, esperar completar 18 anos para tirar a carteira de motorista, esperar o sol nascer para você poder levantar-se da cama, mesmo que você esteja sem sono, esperar uma pessoa que você ama chegar para que assim a abrace fortemente...Ah esperar é um processo de crescimento.

E crescer dói pois não há mais tempo.

Tempo para admitir que não existe mais nada no seu controle, porque houve aquela promoção de trabalho, e agora mais do que nunca não resta mais tempo para se relacionar com as pessoas, de cuidar da família, de sair de casa, ter lazer, viajar e fazer aquilo que você mais ama, que é de repente sentar-se sobre a lareira e ler um bom livro.

E você sem saber onde está doendo começa a pensar: " Porque não tenho mais tempo para nada?"

Na realidade não existe mais tempo, porque você cresceu...

Sim, porque quando somos crianças temos tempo para tudo.

Tempo para abraçar, sorrir, brincar até ficar com sono e dormir até tarde. Quando somos crianças sobra tempo e existe aquela simplicidade tão bonita de sermos sinceros e honestos quando não gostamos de alguém, ou quando até gostamos muito de alguém, e dizemos o que sentimos. E então vamos crescendo e adquirindo características de adultos.

Ah, ás vezes eu acho super chato ser adulto! Como é ruim agradar alguém para ter que se sair bem no trabalho, usar máscaras com as pessoas, maquiagem, salto alto, se vestir bem, não ser sincera, não olhar nos olhos e fingir que tudo está bem, se lá em nosso íntimo, tudo está estragado. Ser adulto é uma tarefa um tanto desafiadora. Ser adulto é descobrir que aquele nosso amigo de infância vai ter que se mudar porque casou-se com alguém distante, que nossos filhos vão crescer e serem submetidos a tantas coisas perigosas deste mundo, ser adulto é pagar contas, levar esporro de patrão, não se achar na multidão porque se sente sozinho, ser adulto é descobrir que um amigo seu ás vezes te traiu, aquele camarada que você gostava a beça e sabia quase tudo de sua vida.

Crescer é motivo também de alegria muitas vezes.

Crescer é observar a vida um pouco mais do alto, você não precisa mais estender suas pernas para pegar aquele biscoito que você adora, não precisa pedir ao seu pai ou a sua mãe para sair com os amigos, não precisa mais ter que esperar crescer para ter a liberdade que você tanto anseia para viajar, crescer faz você entrar muitas vezes para a faculdade e conseguir aquele seu primeiro emprego, e crescer faz a gente ter um coração aberto, atento e também apaixonado, que ás vezes bate quando encontramos "aquela pessoa" que vai entrar em nossa vida e crescer junto conosco.

Crescer nos faz ir longe, voarmos por um lugar desconhecido e que nos trará coisas boas. Crescer nos faz também fazer opções. Existem apenas duas opções: Ou se é, ou não é, ou se vai, ou você fica, você diz sim, ou diz não, e então á partir do seu crescimento a dor pode diminuir ou aumentar, mas ela existe dentro de nós. A dor pode cicatrizar, mas ela vai retornar se você não souber lhe dar e cuidar desta dor. A dor pode aumentar quando você lembrar de saudade de alguém que já partiu da sua vida, e diminuir de saber que alguém novo está entrando novamente para refazer a sua história. A dor pode aumentar se você olhar para ela e pensar: Não suporto mais viver! Mas ela pode diminuir se você compreender que a vida é uma escola tão preciosa de se estudar. Estudando a vida, você vai conhecer a sua dor. Mas tenha a certeza que ela vai passar.

Crescer dói muito, mas Deus está conosco e Ele vai deixando que a gente cresça e faça doer para permitir que sejamos fracos. E o fraco precisa do forte para caminhar. E precisamos de Deus para estar a frente de toda essa dor, este crescimento.

Eu preciso deixar que a dor não me paralise...

Eu preciso fazer do dia das pessoas melhor...

Eu preciso ter tempo para conversar com minha família...

Eu preciso ter tempo para me apaixonar...

Eu preciso ter tempo para dormir...

Eu preciso ter tempo para sorrir...

Eu preciso ter tempo para colecionar amizades...

Eu preciso ter tempo para amar...

Eu preciso ter tempo para olhar o sol nascer...

Eu preciso ter tempo para sentir a neblina em minha pele...

Eu preciso ter tempo para observar os pássaros voando...

Eu preciso ter tempo para olhar o colorido do jardim...

Eu preciso ter tempo para ajudar os outros...

Eu preciso de tempo para as coisas boas, antes que eu cresça demais e o tempo acabe.

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 12/06/2011
Reeditado em 28/06/2011
Código do texto: T3029387
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.