FALANDO SOBRE PAIXÕES ADOLESCENTES

FALANDO SOBRE PAIXÕES ADOLESCENTES

Marcial Salaverry

Adolescencia... complicado intervalo entre infancia e maturidade. O cérebro muitas vezes se recusa a admitir que não é mais criança, e que é chegado o momento em que é preciso mudar o pensar, e assim é chegada a hora de decisões que poderão determinar o futuro.

E é justamente nesse momento que o espirito decide se rebelar contra tudo que lhe é imposto. Tudo o que até então era lei, passa ser ilegal, ou não presta. A experiência dos mais velhos não lhes serve, mas eles não tem nenhuma experiência em que se apoiar para tomar suas decisões. Então, como ficamos? O que fazer? E essa dúvida pode levar a uma grande confusão mental, podendo provocar a fusão da cuca que ainda busca seu futuro...

Essa fase da vida é extremamente perigosa. É preciso muita compreensão dos adultos, para saber pelo menos orientar, ou tentar faze-lo, ajudando a encontrar seu rumo e seu prumo...

É preciso muito diálogo, e saber entender a juventude. Os pais não podem esquecer de que foram adolescentes, e como foram as coisas. Claro que é preciso saber diferenciar as épocas, sem falar no espírito contestatório dos jovens, que desde tempos imemoriais sempre questionaram o modus vivendi dos adultos.

Compreensão e diálogo é o que se necessita.