CAMINHOS...

CAMINHOS...

Dizem que todo caminho leva a algum lugar. Pode até ser, mas na verdade, nem todo caminho nos leva ao destino almejado.

“Existem caminhos que ao homem parece direito, mas o seu final é a dor".

Quantas verdades há explícita nesta frase! Como é fácil nos enganarmos! Pois às vezes achamos que estamos trilhando no caminho certo, quando na realidade estamos indo na direção oposta da que deveríamos ir. As circunstâncias da vida nos levam, ou nos conduzem por estes caminhos incertos, tortuosos, espinhosos e inseguros. No entanto, há momentos que estes caminhos são largos demais, de fácil acessibilidade e muitas belezas às margens. São os famosos altos e baixos da vida.

A importância maior que se dar ao caminho que se deve trilhar está relacionada diretamente ou exclusivamente com o destino final, pois o alcance deste destino depende muito do caminho que está sendo trilhado. Vão ter destinos que vai nos permitir pegar atalhos, outros não. Uns irão nos dar a possibilidade de pararmos um pouco para descansar, outros não. As estratégias muitas vezes não podem ser reformuladas. O que fazer? Mas, para nosso consolo, a vida sempre nos dar uma segunda chance, nós é que às vezes deixamo-la passar. Nossa caminhada nunca vai ser uma constante, sempre vai ter os altos e baixos: momentos alegres e tristes, de ânimos e desânimos, certezas e incertezas, etc. Mas quando temos convicção da importância do nosso objetivo final, então podemos processar estes momentos e chegar a um equilíbrio que nos permita prosseguir a caminhada e alcançar o alvo.

Falando em alvo, qual é o seu? Você ainda está prosseguindo em busca dele? Ou está sentado debaixo de uma árvore que está à beira do caminho, esperando as dificuldades passar para então continuar a caminhada? Cuidado! Essa sombra, este ventinho refrescante, pode fazer-lhe dormir e não dar mais tempo para retomar a caminhada e alcançar o alvo desejado. Não desista ainda, olhe para o seu alvo, escute Ele falando que é o Caminho a Verdade e a Vida. Mesmo que tenhas tropeçado e caído, não se entregue ao fracasso, pois o cair é do homem, mas o levantar é de Deus. Você não está sozinho, o seu alvo está caminhando junto com você.

Não volte atrás, a sua recompensa está mais próxima do que você imagina, se voltares, terá que trilhar todo percurso novamente, vai ser mais difícil. Prossiga olhando para o alvo, que é Jesus. Ele é o caminho, não há outro que possa te levar ou conduzir ao Pai. Cuidado, pois há caminhos que ao homem parecem direito, mas o seu final é a dor.

Josildo S. Neves