OS SEGREDOS MAÇÔNICOS

OS SEGREDOS MAÇÔNICOS.

Dizer que a maçonaria é uma instituição estritamente secreta, seria de minha parte no mínimo um exagero ou uma posição bastante radical, mas temos que admitir que todas as instituições tenham em seu bojo alguns segredos, baseado neste princípio a ordem maçônica não seria diferente ou exceção.

Como fiel depositário dos segredos desta milenar confraria não pode tornar-me um perjuro, revelando alguns segredos, que me foram confiados, no entanto fundamentado no princípio que a maçonaria é uma instituição eclética, iniciática, progressista, filosófica e filantrópica é que me proponho a prestar alguns esclarecimentos para minimizar a curiosidade de algumas pessoas, que muitas vezes sedentas de instruções procuram fazer comentários do assunto sem nenhum conhecimento de causa ou base sólida.

Quero de uma maneira sucinta declarar que os segredos maçônicos só interessam estritamente aos que têm o privilégio de ingressarem na ordem, por esta razão, não existe outras maneiras de conseguir penetrar neste restrito e seleto grupo, que ao contrário de que muitos pensam está sempre de portas abertas para receber novos cidadãos de bem, que queiram sem curiosidade e espontaneamente conhecer os mistérios sagrados desta milenar e duradoura instituição. Aproveito o ensejo para tornar público que as mulheres não são iniciadas na maçonaria por um único e exclusivo motivo: por tradição e não por ser uma instituição machista como muitas pessoas pensam, mas em contra partida a maçonaria reconhece a importância do trabalho, da força e da beleza que as mulheres representam no apoio fora dos templos.

Passo cuidadosamente revelar, não os segredos da maçonaria, mas o que é restrito apenas aos maçons. Há nenhum profano é dado conhecer os significados esotéricos dos símbolos maçônicos, como por exemplo: o triângulo é um símbolo maçônico muito conhecido, o seu significado exotérico é um polígono geométrico de três ângulos e três lados, instrumento musical de ferro em formato de triângulo. Esotericamente o que veria significar para os maçons o mesmo triângulo?

Vejam caro leitor na vida nem tudo é perceptível a todo mundo, esta simplesmente foi uma maneira de demonstrar como as coisas se apresentam aos nossos olhos, devemos pensar e refletir diante de algumas coisas que nos cercam e lembrarmos que nem tudo que reluz é ouro e que muitas vezes o lobo pode aparecer em pele de cordeiro e que existem diversas maneiras de velarmos o que queremos guardar das vistas dos curiosos inescrupulosos, que a fúria de suas críticas arrasa sem distinção qualquer trabalho.

Tudo quanto se passa em reuniões no interior de um templo maçônico não pode ser comentado com outras pessoas, até mesmo com maçons que não tenham assistido à sessão, o assunto por mais simples que seja, vamos exemplificar para que o leitor fique mais bem esclarecido: foi discutido e aprovado em Loja uma doação de ( 2000,00 ) dois mil reais para a colônia de racinianos de Ananindeua – PA, ninguém terá o direito de falar deste assunto com qualquer pessoa após a sessão, ou seja devemos guardar o silêncio de tudo que se passa nas sessões.

Dizer que o maior segredo da maçonaria é não ter segredos, como vi publicado na revista super interessante, acredito que tenha sido um momento impensado do declarante, pois o verdadeiro maçom jamais abrirá sua boca para relatar tão importante assunto sem guardar as devidas dimensões da seriedade e da responsabilidade.

O que existe realmente na instituição maçônica é uma doutrina de transmissão de pensamentos filosóficos e de origem milenar, restritos apenas aos que têm o privilégio de serem iniciados nos mistérios sagrados desta tão perfeita confraria. Aí então, começam ser desvendados e revelados estes ensinamentos grandiosos e valiosos, que podemos atribuí-los de segredos maçônicos.

Quero com objetividade declinar, não os segredos da maçonaria, mas o que é secreto e deve ser mantido longe do alcance das vistas e dos olhos de pessoas curiosas.

Vamos iniciar pelos sinais – torna-se impossível que uma pessoa que não seja maçom, que não tenha passado pelo cerimonial de iniciação maçônica decifrar os segredos de seus sinais, quais os seus significados esotéricos, o que eles representam quais as suas importâncias, para que servem o que desenvolvem dentro da filosofia maçônica, quais as suas finalidades e onde, quando e como são executados.

Os toques – onde, como e quando são dadas, quais as suas importâncias, quais os seus significados esotéricos, o que eles representam o porquê de suas criações, tornando-se impossível a sua prática por pessoas que não tenham recebido instruções dentro de um templo maçônico.

As palavras – em uma língua existem milhares de palavras dentre estas algumas são consideradas chaves para a maçonaria, por esta razão, são protegidos, cifrados, cobertos e guardados pelos mais profundos sigilos, mas se porventura uma pessoa que não seja maçom tenha acesso a uma destas palavras para ela não vai ter a menor importância, primeiro porque ela não conhece as suas finalidades, os seus significados esotéricos, onde, quando e como devem ser empregadas, tornando-se impossibilitada de ser utilizada por pessoas que não conheçam os seus segredos e os seus valores.

Os símbolos – a maçonaria é bastante rica em sua simbologia, seus símbolos ocultam em sua maioria os significados esotéricos mais profundos da essência de tudo quanto é mais puro e sagrado dentro desta sábia, duradoura e progressista confraria. Nos dias de hoje seus símbolos são muito conhecidos, como ilustração vai enumerar alguns: o galo, a ampulheta, o esquadro, o compasso, o nível, o prumo, o maço, o cinzel, a régua, a alavanca, o triângulo, a caveira, as pedras brutas e polidas, o olho, a corda de 81 nós, e muitos outros.

Os significados exotéricos de todos estes símbolos acima mencionados são do conhecimento de quase todas as pessoas, até mesmo porque em sua maioria são ferramentas de trabalho, caso tenhamos alguma dúvida nos valemos do velho dicionário, que tranquilamente nos esclarecerá. Agora vamos tratar o outro lado da moeda, para os maçons o que poderá representar dentro da doutrina desta filosofia as mesmas ferramentas de trabalho? Em verdade eu vos digo por trás de cada símbolo destes ocultam-se significados esotéricos de grande importância para a família maçônica, vejam, por exemplo: o que significa trabalhar na pedra bruta esotericamente falando? Perguntas como estas só podem ser decifradas por quem realmente trabalhou na pedra bruta no interior de um templo maçônico, sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo.

Os templos maçônicos – tudo quanto se encontra no interior dos templos exprime significados profundos de uma sabedoria incomum, desde sua decoração até uma simples pedra, todos ocultam revelações valorosas de cunho esotérico, que somente aos maçons Deus em sua sabedoria maior concedeu a honra, o orgulho e o privilégio de desvendar os seus mistérios, seus significados, suas representações, seus valores e suas aplicações. Assim como a igreja é sagrada para os católicos, os templos maçônicos também os são para os maçons, apesar de voltar a frisar que a maçonaria não é uma religião e sim uma instituição de homens livres e de bons costumes, que vivem para bem servir à Pátria e a humanidade.

Ritos - a maçonaria espalhada pela face da terra pratica em suas Lojas alguns ritos maçônicos, todos estes ricos em sua liturgia e de uma beleza formidável, dentre os ritos mais praticados vamos enumerar alguns como ilustração: Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo considerado o mais praticado no Brasil e na maioria das Lojas de todas as potências, Adorinamita, Brasileiro, Francês, Yorque e Showder. Cada rito destes tem seus rituais próprios e são de usos exclusivos das Lojas maçônicas a quem lhe foi confiado a guarda de seus sigilos, sendo, portanto vedado os seus conhecimentos as pessoas, que não passaram pelo cerimonial de iniciação nos mistérios desta confraria.

Graus – a maçonaria dentro de sua estrutura filosófica tem uma hierarquia, que começa com o primeiro grau e vai até ao trigésimo terceiro grau, faço questão de ressaltar que esta hierarquia não trás nenhuma subordinação, é apenas para fins de estudos dentro de cada grau, quero também frisar que cada grau tem nome específico, que deixo de divulgar por interessar basicamente aos membros da instituição.

Os aventais – os aventais simbolizam instrumentos de proteção no trabalho, na maçonaria também tem o mesmo significado exotérico, porém o seu significado esotérico é de uma profundidade jamais vista, mas a mim não foi dado autorização e nem eu tenho ousadia e pretensão de decifrar, pois como fiel depositário dos segredos desta sábia e milenar confraria então me reserva o direito de manter o silêncio.

Em fim os trajes, os paramentos, as espadas, a bíblia, os elementos terra, água, fogo e ar e outros, retratam significados indecifráveis aos olhos das pessoas e claros e evidentes as vistas de um iniciado.

As sessões – descrever uma sessão maçônica é uma coisa prazerosa, a começar por sua ritualística, sua liturgia, sua harmonia, a suntuosidade da beleza de seu templo, por sua decoração, pelo amor fraterno que reina, pela paz espiritual que se desenvolve, pela qualidade das instruções ministradas, pelo teor dos assuntos tratados, pela beleza da abertura da sessão e pela importância, riqueza e significados esotéricos de seus cerimoniais, tais como os seguintes cerimoniais: do fogo, de incensação, de purificação, de iniciação, de elevação, de exaltação, de filiação, de regularização, de sagração e outros. Divulgar os seus conteúdos não pode, até mesmo porque são assuntos estritamente do interesse dos maçons, seria de minha parte no mínimo uma injúria, uma desobediência, um desleixo em divulgar assuntos que são exclusivos e restritos ao povo maçônico, tornar-me-ia desta forma descumprindo as leis e tornando-me um perjuro perante os meus irmãos.

Existe na maçonaria maneiras de checar se um determinado cidadão pertence à instituição, por esta razão torna-se impossível que uma pessoa qualquer venha se passar por maçom, porque os trolhamentos como chamam os maçons dentro de sua linguagem são tantos e infalíveis, que rapidamente será conhecida a verdadeira identidade da pessoa em questão, com certezas inquestionáveis é reconhecido ou não como maçom, existe até uma verificação chamada de trolhamento mudo, que até mesmo alguns maçons desconhecem, dado a pouca prática de sua utilização, mas de um grau de segurança bastante elevado.

Acredito que com este trabalho venho contribuir de certo modo para o entendimento de que é realmente a maçonaria, quais os seus propósitos, os seus princípios, e as suas finalidades. Esclarecer também que a maçonaria não é uma religião nem se opõe a nenhum credo e sim uma instituição filantrópica, que se preocupa com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da humanidade.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 29/06/2011
Código do texto: T3064076
Classificação de conteúdo: seguro