DATAS FESTIVAS E COMEMORATIVAS NA MAÇONARIA

DATAS FESTIVAS E COMEMORATIVAS

A maçonaria é uma fraternidade, que prima bastante pelo social de sua família, por esta razão, seu calendário de datas festivas e comemorativas é muito extenso e significativo.

Vamos aqui enumerar algumas destas datas: o dia 24 de junho – dia de São João patrono da maçonaria é comemorado em grande estilo com sessão magna alusiva a tão significante data, após a sessão é comemorado com quadrilhas e comidas típicas da época, por toda a família maçônica e convidados. Nestas datas algumas Lojas aproveitam para angariar fundos para seus projetos ligados a caridade. O dia 20 de agosto – dia do maçom data máxima da fraternidade é festejado com grande gala em sessão magna enaltecendo os feitos dos filhos da viúva e logo após é coroado com uma ágape ritualístico ou não ritualístico de uma qualidade e importância jamais vistas. No dia 20 de agosto - também comemoramos o aniversário do Grande Oriente do Brasil, alegrando mais ainda tão importante data. Aniversários dos Grandes Orientes Estaduais – festejados com grande pompa na data de fundação de cada Oriente dentro dos Estados da federação. Aniversários dos Grandes Orientes Independentes - festejados na data de fundação de cada um dentro dos Estados da Federação. Aniversários das Grandes Lojas Maçônicas – festejados na data de fundação dentro de cada Estado da Federação, já que esta potência é autônoma em cada estado. Aniversários das diversas Lojas espalhadas por todo o Território Nacional e filiadas às três potências acima mencionadas – nas respectivas datas de fundação de cada Loja. Nos dias de Sessões Magnas de: Iniciação – datas que são admitidos novos membros na fraternidade, logo após a sessão será consagrado uma ágape, que poderá ser ritualístico ou não ritualístico, quando ritualístico conta com a presença de apenas os irmãos maçons, sendo não ritualístico a cargo da Loja que estar realizando a iniciação poderá contar com a presença de convidados, principalmente das esposas dos maçons e familiares. Elevação – data em que os aprendizes maçons são elevados ao grau de companheiro maçom, após esta sessão será comemorado com uma ágape, que poderá ser ritualístico ou não. Exaltação – data em que os companheiros maçons são exaltados ao grau de mestre maçom, após esta sessão será comemorado com uma ágape, que poderá ser ritualístico ou não, caso seja ritualístico só permitirá a presença de mestres maçons. Instalação – data em que os mestres maçons passam pelo cerimonial de instalação e são declarados mestres instalados, com habilidades para assumir certos cargos na maçonaria como, por exemplo: o de venerável mestre de uma Loja, após esta sessão será comemorado com uma ágape, que poderá ser ritualístico ou não, caso seja ritualístico só permitirá a presença de mestres instalados. Iniciação nos graus filosóficos – data em que os mestres maçons fazem suas iniciações nos graus filosóficos, passam do grau três para o grau quatro, após esta sessão será comemorado com uma ágape, só com a presença mestres, que tenham iniciado nos graus filosóficos. Elevação nos graus filosóficos – data em que os iniciados nos graus filosóficos são elevados, que começa com o grau quatro e vai até o grau trinta e três, para cada elevação destas temos uma ágape, apenas com a presença de maçons possuidores daquele determinado grau, porque na maçonaria os assuntos e a ritualística de um grau superior não são dados conhecer ao grau inferior. Filiação – data em que um maçom pertencente aos quadros de uma Loja faz opção de filar-se em outra, após a sessão será realizado uma ágape em comemoração. Regularização – data em que um maçom, que se encontrava irregular faz sua regularização em uma Loja maçônica, após a sessão será realizada uma ágape de comemoração. Fundação da Loja – data em que é feita a fundação da Loja, após a sessão será realizada uma ágape de comemoração. Instalação da Loja – data em que a Loja é instalada, após a sessão será realizada uma ágape de comemoração. Sagração do templo – data em que o templo novo que nunca foi utilizado é feito sua sagração, após a sessão será realizada uma grande festa com uma ágape com muita alegria. Lautos – data em que os filhos de maçons são admitidos na maçonaria como lauto, através de um batismo em sessão belíssima e emocionante, após a sessão será realizado uma ágape de comemoração.

Além dos eventos acima mencionados a maçonaria comemora com grande realce as seguintes datas: Dia 07 de setembro – Dia da Independência do Brasil – data esta comemorada com uma sessão magna alusiva aos feitos de homens livres e de bons costumes, que lutaram diplomaticamente para o engrandecimento de nossa pátria, após a sessão realizada com a presença de familiares de maçons, convidados e autoridades será servido um coquetel para todos os presentes. Dia 15 de novembro – Dia da Proclamação da República – data esta comemorada com uma sessão magna alusiva a data com a presença de familiares de maçons, convidados e autoridades, após a sessão será servido um coquetel para todos os presentes. Dia 19 de novembro – Dia da Bandeira – data esta consagrada ao Pavilhão Nacional comemorada com uma sessão magna alusiva à Bandeira com alocuções belíssimas, com a presença de familiares de maçons, convidados e autoridades, após a sessão será servido um coquetel para todos os presentes.

Vimos caro leitor, que os maçons são sociáveis por natureza. Imaginem os seus compromissos sociais junto à sociedade.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 01/07/2011
Código do texto: T3068389
Classificação de conteúdo: seguro