SABEDORIA PARA A VIDA

Capitulo 3

A SABEDORIA oferece segurança contra muitos perigos. (Edinaldo Formiga)

O capítulo 3 de Provérbios começa com uma exortação sobre os ensinos do Senhor. “Não esqueças...” assim deve-se lembrar daquilo que lhes foi ensinado. Lembrar dos ensinos será cultivar a semente e guarda-los lhe dará o tempo necessário para brotar bons frutos no coração e na vida quando for o tempo oportuno. Guardar os ensinos de Sabedoria não só livrará o individuo do mal, mas também lhe dará longevidade e vida. Esses ensinos lhe acrescentarão mais tempo a sua vida por ele estar no caminho certo e dará vida por ser os CAMINHOS DE VIDA. Do vs. 1-4 o autor mostra a causa e a consequência. Ele evidencia o individuo que guarda os mandamentos e quais os benefícios para estes. Quem guarda estas palavras de Sabedoria “acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (vs. 4). Nos vs. 5-10, observamos uma instrução muito preciosa. Uma breve comparação entre o confiar em si mesmo e o confiar no Senhor. A ideia de confiar em Deus é marcada na expressão “... não te estribes...”, esta ideia foca o pensamento na total dependência de Deus e fragilidade humana, ou seja, quanto mais pensamos ser suficientes mais somos necessitados Dele. O reconhecimento de que realmente somos carentes de Deus nos ajuda a entender a direção errada que trilhamos e o quanto antes precisamos voltar ao Senhor e pedir-Lhe que nos “conserte”. A promessa de que Ele nos ajudará é vista em “... endireitará...” no vs. 6, no Hebraico a ideia desse vocábulo é de “tomar direito ou correto”. Então quando reconhecemos Ele nos corrige e nos ensina a andar pelas veredas da verdade. Assim como Ele prometeu a Ciro que endireitaria os caminhos tortos, também pelo nome de Jesus, Ele também nos endireita e acerta com seu prumo de justiça e amor para que tenhamos bom futuro na Sua presença. Reconhecer mostra a submissão e comunhão que há com Ele.

Certamente que guarda e reconhece sua necessidade de Deus não rejeitará os ensinos do Senhor. O pedido é feito de forma exortativa não rejeites, o sentido é de não recusar ou esquivar-se daquilo que o Senhor está ensinando ou já ensinou. A correção, as vezes, é muito dura e difícil de suportar, mas com certeza nela o Senhor expressa o cuidado e Seu amor. Assim como um pai quer sempre ver o melhor pra seu filho, Deus na Sua essência vê o amor nos corações e quer que seus filhos façam a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável. Quando isso não acontece o Senhor nos corrige para o nosso bem.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 18/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 18/07/2011
Código do texto: T3103873
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.